sábado, 30 de julho de 2011


Mundo investe US$ 240 bilhões em energias limpas



Plâncton e florestas que “devoram” CO2: a estranha dupla que pode salvar o mundo

1277 Plâncton e florestas que devoram CO2: a estranha dupla que pode salvar o mundo
Aquilo que o homem suja com uma mão, a natureza se esforça para limpar com duas. Um golpe de esponja sobre a terra firme é dado pelas árvores e florestas; o outro, no mar, vem das microalgas que formam o plâncton.
Governo estimula energia alternativa


capa-energia.jpg


Apoio do governo é importante para a implantação dessas novas energias/Foto:Lowfill Tarmak

segunda-feira, 25 de julho de 2011


TRABALHO DE REUTILIZAÇÃO DE GARRAFA PET DESENVOLVIDO POR TÉCNICO DO CVT DE ICÓ É DESTAQUE NA REVISTA CIÊNCIA , TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


Estudo da ANA divulga dados sobre a situação da água no Brasil

Na última década houve melhoria na qualidade da água em algumas bacias brasileira como o Rio das Velhas, Paraíba do Sul, Grande e um braço do Tietê, principalmente, por receberem investimentos em tratamentos de esgotos. (Imagem:jogodopoder.wordpress.com)

Florestas absorvem até um terço das emissões mundiais

15/07/2011   -   Autor: Fabiano Ávila   -   Fonte: Instituto CarbonoBrasil/Agências Internacionais

Estudo publicado na revista Science afirma que as árvores sequestram quatro bilhões de toneladas de dióxido de carbono ao ano, porém o desmatamento faz com que quase três bilhões de toneladas sejam devolvidas para a atmosfera


Poluentes orgânicos estão associados a problemas neurológicos em crianças

baby


Leite materno será analisado / Foto: f-l-e-x
A revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) divulgou nesta segunda-feira, 18 de julho, um estudo que afirma que os níveis elevados de poluentes orgânicos persistentes (POPs) na placenta estão associados ao nascimento de crianças com problemas neurológicos graves.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Muito mais do que pegadas

destaques
A pegada ecológica e a pegada de carbono já não são termos exclusivamente utilizados por ambientalistas. Buscando representar em números os impactos que as ações e padrão de vida do homem contemporâneo têm no planeta, estes conceitos caíram no uso da maioria das pessoas, e definitivamente, podemos dizer que “entraram na moda”.

O “complexo Deus” da modernidade

Por Leonardo Boff
Teólogo/Filósofo
A crise atual não é apenas de escassez crescente de recursos e de serviços naturais. É fundamentalmente a crise de um tipo de civilização que colocou o ser humano como “senhor e dono” da natureza (Descartes). Esta, para ele, é sem espírito e sem propósito e por isso pode fazer com ela o que quiser.

sábado, 16 de julho de 2011

Economia Criativa - Sonho transforma garrafas PET em pássaros

Agrônomo cria técnica e ensina jovens a trabalhar com material reciclável em hortas comunitárias e no artesanato

João José Anselmo dos Santos coordena o CVT de Icó 
O agrônomo João José Anselmo dos Santos recebeu em sonho a visão de experimentar garrafas PET para fazer canteiros de hortaliças, um dos cursos que ministrou no Centro Vocacional Tecnológico de Icó, o primeiro implantado no Ceará. O que era para virar lixo, se não fosse salvo por alguma empresa de reciclagem de garrafas PET, ganha asas e voa na imaginação do artista.