quinta-feira, 29 de setembro de 2011


Poluição do ar mata pelo menos 2 milhões de pessoas por ano no mundo, diz OMS

crédito carbono
Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Pelo menos 2 milhões de pessoas morrem no mundo devido à má qualidade do ar causada por poluição. A conclusão é da Organização Mundial de Saúde (OMS), que analisou dados de 1.100 cidades, de 91 países, com mais de 100 mil habitantes. Segundo especialistas, a contaminação do ar pode levar a problemas cardíacos e respiratórios.

terça-feira, 27 de setembro de 2011


Brasil: Superpotência agrícola, ambiental ou ambas?

O Brasil é, ao mesmo tempo, o líder mundial na expansão da produção agrícola e na mitigação da mudança climática. Estas posições de liderança podem entrar em choque se a expansão da agropecuária provocar uma nova onda de desmatamento.

sábado, 24 de setembro de 2011


Garrafas pet viram pássaros

Clique para Ampliar
NA CIDADE de Icó, Centro-Sul do Estado, artista plástico João Anselmo transforma garrafas pet em pássaros, num trabalho artesanal inédito. Peças são marcadas pela beleza criativa 
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL É INICIADO EM ICÓ-CE

No dia 10/09/11 teve inicio o projeto BLITZ VERDE: conscientizando e transformando, que visa desenvolver a consciência ambiental da sociedade do município de Icó-CE.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011


Brasil reciclou apenas 0,1% dos 8 milhões de baterias recolhidas em 2010

Apesar de ter recolhido 8 milhões de pilhas e bateriais em 2010, o Brasil conseguiu reciclar apenas 8 mil unidades, que representam 0,1% do total. As bateriais piratas representam 40% (480 milhões de unidades) do mercado brasileiro que perfaz um total de 1,2 bilhão de unidades por ano.

Conheça as vantagens e desvantagens das garrafas de refrigerante

A fabricação de garrafas em PET, vidro ou biodegradáveis, são opções que usam métodos diferentes desde a escolha de sua matéria-prima até o descarte. Apesar de terem a mesma finalidade, o processo de produção e reaproveitamento de cada uma delas deve ser bem analisado na hora de escolher qual será a melhor para o meio ambiente.

Pesquisadores encontram resíduos plásticos no Ártico

A contaminação descoberta no hemisfério norte se repete em outras dez localidades por onde a embarcação do Greenpeace já coletou amostras. | Imagem: Agostino Loffredi / Il Jornal 



A oceanógrafa inglesa Clare Miller, do Greenpeace, encontrou plástico nas águas do ártico, em uma das áreas mais remotas do hemisfério norte. O resultado do estudo gera uma preocupação, pois essas águas são consideradas limpas.

Sociedade do risco e o consumo de alimentos orgânicos. 

O Brasil possui uma área de mais de 880 mil hectares destinada à agricultura orgânica, mas “isso representa apenas 0,33% do total da área agrícola do país”, informa o sociólogo.

domingo, 11 de setembro de 2011


ONU pede ações concretas para as mudanças climáticas












Ban Ki-moon afirma que o aquecimento global já está afetando a vida de milhões de pessoas e que os governos devem acelerar seus esforços para que a próxima Conferência do Clima, em novembro, seja concluída com sucesso

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

11% das empresas que tomam créditos bancários são inadimplentes ambientais
polui��o

O financiamento deveria ser recusado pelas instituições/Foto: Stock.xchng

O levantamento da Serasa Experian afirmou que, 11% das empresas que tomam crédito são “inadimplentes ambientais”, conforme resoluções do CONAMA e da lei 10.167 de 27/12/2000.
Plano dos Resíduos Sólidos: saiba como contribuir na consulta pública
diariamente o brasil produz 150 mil toneladas de lixo, das quais 40% s� despejadas em aterros a c� aberto

Diariamente, o Brasil produz 150 mil toneladas de lixo, das quais 40% são despejadas em aterros a céu aberto/Foto: Arquivo ABr

O Plano Nacional dos Resíduos Sólidos, parte fundamental para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, está disponível na internet desde segunda-feira, 5 de setembro, em versão preliminar. Além das contribuições via web, a sociedade brasileira também poderá fazer sugestões ou propor novos itens por meio de cinco audiências públicas regionais, distribuídas pelas regiões do país, e uma nacional, de consolidação.

Manejo pode ser mais eficaz do que proteção florestal para evitar desmatamento

Novo estudo do Centro Internacional de Pesquisa Florestal compara manejo comunitário a áreas de proteção florestal e indica que a primeira opção pode ser mais eficiente para prevenir degradação ambiental e manter a vegetação em pé


China e EUA são os países mais atrativos para renováveis

As duas maiores economias do mundo se mantêm na liderança do ranking mundial como as nações mais atrativas para os investimentos em energias limpas; Brasil sobe uma posição em relação ao trimestre passado e está em décimo primeiro


Plantação de gramíneas para produção de etanol pode causar escassez de água


 


Um estudo publicado na revista científica “Proceedings of the National Academy” apontou os riscos que a produção de gramíneas para a produção de etanol pode gerar em relação à obtenção de água.