quinta-feira, 30 de maio de 2013

Brasil tem dois anos para apresentar marco regulatório de proteção de ecossistemas



O governo brasileiro tem dois anos para apresentar um marco regulatório de proteção dos ecossistemas costeiro e marinho se pretende cumprir o compromisso firmado por vários países durante a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em junho do ano passado no Rio de Janeiro. No encontro, negociadores de vários países não conseguiram chegar a metas comuns para a proteção da biodiversidade em alto-mar.

Sem Obsolescência Programada: Espanhol é ameaçado de morte por criar lâmpada que não queima

Benito Muros
Benito Muros. Foto em Perspectiva Ciudadana

Entrevista com Benito Muros publicada no Outer Space/Portal Terra com informações do El Economista
A bateria de um celular morre em dois anos, um computador em quatro, a geladeira está tendo problemas em oito anos e de repente, em um belo dia, a televisão lhe diz adeus.

Até 2050 serão necessários três planetas para suprir necessidades da população mundial, alerta ONU

Programa da Caixa Econômica Federal foi citado como referência por iniciativa de sustentabilidade da ONU. Foto: Caixa

Programa da Caixa Econômica Federal foi citado como referência por iniciativa de sustentabilidade da ONU. Foto: Caixa

Diante de crises econômicas, do aumento da degradação ambiental e da ameaça das mudanças climáticas, a comunidade internacional tem que se esforçar para melhor utilizar os recursos naturais da Terra.
Com o objetivo de informar sobre as ações necessárias que darão início a um futuro mais sustentável, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que atua como Secretariado do Quadro dos 10 anos de programas sobre Consumo e Produção Sustentáveis (10YFP), lançou esta semana a Global SCP Clearinghouseuma rede de apoio e troca de informações sobre produção e consumo sustentável.

Tecnologias Ambientais no Ceará

I CTA_Logo
O I Congresso Cearense de Tecnologias Ambientais será realizado entre os dias 15 à 18 de agosto de 2013, no Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Maracanaú. Idealizado pelo Centro Acadêmico Engenharia Ambiental e Sanitária (C.A.E.A.S Sustinere), tem como objetivo levar à comunidade acadêmica e à sociedade em geral novidades e conhecimento a respeito das tecnologias de meio ambiente inseridas no contexto da temática do ano que é “Desafios para um futuro sustentável no Semiárido”.

Nordeste tem maior quantidade de resíduos com destinação inadequada

Segundo a Abrelpe, das 64 milhões de toneladas de resíduos geradas no ano passado, quase 24 milhões seguiram para aterros controlados e lixões; outras 6,2 milhões sequer foram coletadas Foto: Miguel Portela / Agência Diário
egundo a Abrelpe, das 64 milhões de toneladas de resíduos geradas no ano passado, quase 24 milhões seguiram para aterros controlados e lixões; outras 6,2 milhões sequer foram coletadas Foto: Miguel Portela / Agência Diário

Os dados da 10ª edição do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2012, divulgados ontem (28/5), pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), revelam que o Nordeste é a região que tem a maior quantidade de resíduos com destinação inadequada, um total de 38 mil toneladas por dia, que incluem 12 mil toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) por dia que não são sequer coletados.

Escócia anuncia construção da maior usina das marés do mundo



O governo escocês aprovou, na última quinta-feira (23), a construção da maior usina de energia a partir das ondas no mundo. O projeto faz parte do esforço do país em reduzir a dependência de combustíveis fósseis, partindo para fontes mais limpas.

TENDÊNCIA À INCINERAÇÃO CRESCE, APESAR DE LEI QUE PREVÊ FIM DOS LIXÕES




Um dos mais graves problemas brasileiros diz respeito ao destino do lixo produzido no país. Por dia são gerados mais de 230 mil toneladas de resíduos domiciliar e comercial, sendo que grande parte deles ainda é incinerada, ao invés de ser reutilizada ou reciclada.
A região metropolitana de São Paulo tem, pelo menos, três projetos   de construção de usinas de incineração de resíduos.   É o caso de Barueri,  que pretende investir R$ 160 milhões em uma instalação, e outros municípios que têm projetos para incinerar 500 toneladas de lixo por dia.

Empresa holandesa pretende lançar tintas à base de algas em 2014

capa-tinta-algas.jpg
Os produtos devem chegar às prateleiras em 2014 a preços competitivos
Foto: sxc.hu

A empresa holandesa de tintas AkzoNobel, cujas marcas incluem Dulux e Devoe, pretende reduzir a pegada ecológica de tintas, revestimentos e outros produtos em 30% até 2020, por meio da substituição de materiais à base de petróleo por biocombustível de algas.

Portal brasileiro reúne pesquisas científicas na área de saúde



Pesquisas brasileiras na área de saúde ganham nesta terça-feira (21) o portal Lógicos para reforçar a divulgação dos trabalhos. O objetivo é dar mais visibilidade à produção científica relacionada à saúde a partir de uma proposta multimídia, com a publicação de matérias e entrevistas em diversos formatos – áudio, vídeo e textos – que poderão ser compartilhados de forma gratuita. O portal será lançado às 15h, no auditório interno da Fiocruz Brasília.

USP e UFMT desenvolvem biossensor que detecta pesticida na água, solo e alimentos



Um projeto de pesquisa conjunto entre o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) resultou na idealização, construção e patenteamento de um biossensor que é capaz de, em um curto espaço de tempo, detectar a existência do pesticida metamidofós na água, solo e alimentos contaminados. O estudo foi motivado pela existência de grandes índices do pesticida nos lençóis freáticos e nas grandes lavouras do Estado de Mato Grosso.

Criação de abelhas melhora agricultura e reduz desmatamento amazônico



As abelhas brasileiras têm servido de auxílio para produtores da região amazônica. A técnica de criação desses insetos polinizadores têm elevado a qualidade dos frutos cultivados e o processo ainda ajuda a combater o desmatamento gerado para a obtenção do mel.
Conforme informado por Ivanildo Alves dos Santos, em declaração ao iG, o uso das abelhas aumentou a produtividade e melhorou a qualidade, deixando as frutas ainda mais doces. O produtor ainda explica que a opção também ajuda a aumentar os lucros, já que é possível vender o mel fabricado por essas abelhas brasileiras.

Sistema de irrigação movido a energia solar é criado para agricultores de baixa renda



Um sistema de irrigação movido a energia solar foi criado pela International Development Enterprises (iDE) e deverá chegar em breve ao mercado internacional, com preços acessíveis. A solução sustentável foi desenvolvida para agricultores de subsistência, mas poderá ser usada por todos os proprietários de plantações, uma vez que o dispositivo dispensa o uso de combustíveis ou eletricidade para funcionar, reduzindo gastos.

domingo, 26 de maio de 2013

NASA financia impressora 3D de alimentos para combater fome e desperdício




A NASA está financiando a criação de uma impressora 3D, usada para produzir alimentos a partir da mistura de pós especiais com água. O equipamento pode amenizar a fome ao redor do mundo e foi desenvolvido pelo pesquisador Anjan Contractor, fundador da empresa System & Materials Research Corporation (SMRC) que recebeu uma doação de, aproximadamente, 254 mil reais da agência espacial para aprimorar o novo dispositivo.

Empresa vende embalagem de cogumelos que vira adubo e alimento depois de usada




Uma embalagem natural e biodegradável, produzida com cogumelos e resíduos agrícolas, foi desenvolvida por estudantes do Instituto Politécnico Rensselaer, em parceria com a empresa Ecovative Design, em Nova Iorque. O material ganhou o nome de Mycobond, e pode ser usado posteriormente como adubo orgânico e até servir de alimento para os humanos. Além disso, durante a produção da embalagem, as emissões de gás carbônico são dez vezes menores do que na fabricação das embalagens convencionais.

Quais valores a educação deve transmitir?




Atenção, educadores. Vocês já devem saber, mas não custa repetir: o papel de vocês no mundo é essencial. Ensinar, aprender e retransmitir conhecimento é uma das formas mais nobres de se colocar neste planeta, passar valores e formar verdadeiros cidadãos. Por isso, este texto é especialmente para vocês.
Mas não deixe de ler se você não é educador. Ele também se aplica a todos que acreditam que a educação é a única saída – ou melhor, o único meio – para transformar e fazer do mundo um lugar mais justo, humano e interessante para se viver.

Falta de saneamento básico, mata ciliar e hábitos de brasileiros ameaçam rios



Nas cidades poderiam ser economizados se os governos tivessem investido efetivamente no tratamento de esgoto e a sociedade brasileira mudasse padrões culturais, na avaliação da bióloga Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águasda Fundação SOS Mata Atlântica.

O alerta será uma das bandeiras do Encontro Nacional pela Mata Atlântica, conhecido como Viva a Mata, que ocorrerá às vésperas do Dia Nacional da Mata Atlântica, em 27 de maio. As palestras e debates da nona edição do evento, organizado para sensibilizar as pessoas sobre a importância da floresta, terão como foco os direitos e deveres ambientais no país.

Entenda o perigo dos inseticidas para a saúde das crianças




Mosquitos e baratas incomodam muita gente. Por isso, produtos “milagrosos” e potentes, que prometem acabar com os bichinhos em uma aplicação, são naturalmente relacionados àproteção. As propagandas ajudam: os insetos vão embora e a família fica bem protegida…

Entenda como funciona um supermercado colaborativo, que não visa ao “lucro pelo lucro”




Ideias inovadoras são aquelas que desafiam a lógica do que está estabelecido entre as pessoas. E por serem inovadoras, quebram o conforto do que é conhecido e propõem uma forma diferente (e melhor, muitas vezes) de pensar e agir.
Quando o assunto é supermercado, as coisas funcionam mais ou menos assim: existe um dono. Este dono paga funcionários que mantêm os processos em funcionamento (limpeza, estoque, logística, caixa…). O espaço fica aberto para receber clientes, que escolhem os produtos dispostos em prateleiras, pagam por eles e vão embora.

Alertando para escassez de água doce, ONU pede esforços globais para proteger recursos naturais

Acesso à água. Foto: Banco Mundial/Allison Kwesell


A menos que sejam feitos mais esforços para reverter as tendências atuais, o mundo vai ficar sem água doce, disse a ONU nesta quarta-feira (22), marcando o Dia Internacional da Diversidade Biológica. A Organização pediu esforços globais que compreendam e protejam os recursos naturais.
“Vivemos em um mundo cada vez mais inseguro, onde a demanda de água muitas vezes supera a oferta, onde a qualidade da água muitas vezes não consegue atender aos padrões mínimos de qualidade. De acordo com as tendências atuais, as futuras demandas por água não serão cumpridas”, disse Ban em sua mensagem para lembrar o dia. “Embora aparentemente abundante, apenas uma pequena quantidade de água doce está disponível no nosso planeta”, acrescentou.

Código Florestal é ‘lei que nasce morta’, afirma pesquisadora da USP

desmatamento


[Por Victor Francisco Ferreira, para o EcoDebate] A geógrafa Neli de Mello-Théry afirmou que o novo Código Florestal brasileiro é uma “lei que nasce morta”. A professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) questiona principalmente o cumprimento de alguns pontos do Código, como o cadastro ambiental rural. “É preciso de mudar a postura. Muitas terras têm o famoso contrato de gaveta. Até eu chegar primeiro para regulariza essa propriedade eu vou levar um bom tempo para fazer o cadastro ambiental”, afirma. “O maior problema no Brasil é o cadastro”.

UTI ambiental: diagnóstico da água I; artigo de Osvaldo Ferreira Valente

Pantanal


No artigo publicado no dia 07/05/2013, em que propus a ideia de montar uma UTI virtual para tratar de assuntos ambientais, terminei deixando um gancho para análise do recurso água, dizendo que a sua ocorrência ou não em determinada área está condicionada ao desenvolvimento do ciclo hidrológico e da circulação atmosférica. Vamos ao diagnóstico pertinente.

sábado, 25 de maio de 2013

Proibido em países da Europa, Brasil quer usar fraturamento hidráulico para explorar gás de xisto


Proibido em países da Europa, polêmico método é condenado por oferecer riscos ao meio ambiente. Agência Nacional do Petróleo garante monitorar o tema, mas ONGs alertam para perigo de contaminação da água e do solo.
Uma polêmica técnica de extração de gás natural, proibida em alguns países da Europa, será testada pela primeira vez no Brasil. O fraturamento hidráulico (fracking, em inglês) é questionado pela falta de estudos sobre possíveis danos ambientais.

Eventos climáticos forçaram a migração de 32 milhões em 2012



Mudar de casa ou de cidade pode representar muitas boas oportunidades em nossa vida quando essa mudança é desejada e planejada cuidadosamente, mas para as milhões de pessoas que são obrigadas a abandonar seus lares e municípios por conta de eventos climáticos, essa mudança é geralmente acompanhada pela falta de perspectivas futuras. E, segundo um novo relatório do Centro de Monitoramento de Deslocamentos Internos (IDMC), com o aumento na frequência de eventos climáticos extremos, o risco de deslocamentos só tende a aumentar. 

Influência das mudanças climáticas nos tornados ainda gera dúvidas


Tragédia que atingiu Oklahoma cria um novo debate, mas climatologistas não conseguem apontar qual a real ligação entre tornados e o aquecimento global

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vegetação é restaurada com semeadura direta e adubação verde


Técnica complementa plantio de mudas visando diminuição dos custos de implantação e manutenção de projetos

Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, pesquisa utiliza semeadura direta de espécies arbustivas e adubação verde como estratégia de sombreamento para restauração de áreas degradadas. Desenvolvido no programa de Pós-graduação em Recursos Florestais pela engenheira florestal colombiana Diana Carolina Vásquez Castro, o estudo avaliou possibilidades de redução de custos da restauração, que são elevados quando o método adotado é o de plantio total de mudas.

Brasil avança na elaboração do Plano de Redução de Poluentes Orgânicos Permanentes

Brasília, 21/05/2013 - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira

Brasília, 21/05/2013 – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, lança o Inventário Nacional de Fontes e Estimativas de Emissões de Dioxinas e Furanos, compostos resultantes da incineração de resíduos e da produção de metais ferrosos e não ferrosos. Foto de José Cruz/ABr

Em setembro de 2014, o governo deve apresentar um Plano Nacional de Redução de Emissões de Poluentes Orgânicos Permanentes, que será construído a partir de inventários sobre a situação de substâncias presentes no país, como o que foi lançado ontem (21) em Brasília sobre as emissões de dioxinas e furanos. O levantamento revela quanto é emitido no país, os estados que mais concentram emissões e as atividades que mais respondem pela liberação das duas substâncias.

Resíduos de Pilhas e Baterias, artigo de Antonio Silvio Hendges

Pilhas e Baterias


A Resolução 401 de 04 de novembro de 2008 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA estabelece os limites máximos de metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio para as pilhas e baterias comercializadas no Brasil e os critérios e padrões para o gerenciamento ambiental adequado dos resíduos pós utilização das pilhas e baterias portáteis, baterias chumbo-ácido automotivas e industriais e pilhas e baterias dos sistemas eletroquímicos níquel-cádmio e óxido de mercúrio.

O relativo sucesso econômico e o grande fracasso ambiental do capitalismo, artigo de José Eustáquio Diniz Alves



O capitalismo é o sistema econômico que mais desenvolveu as forças produtivas da humanidade e mais estimulou o crescimento da economia e da população. Mas, ao mesmo tempo, se transformou no sistema com maior impacto negativo no meio ambiente e com maiores efeitos destrutivos sobre o capital natural do Planeta.

Instituto Ethos lança Carta de Compromisso pela Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos

Pelo menos 62 empresas já aderiram à Carta de Compromisso pela Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos, lançada ontem (14) pelo Instituto Ethos, na capital paulista. O documento busca a adesão voluntária de companhias em todos os setores para agilizar a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) entre os governos e o âmbito corporativo. Entre os compromissos das empresas estão a destinação ambientalmente correta dos resíduos gerados em suas atividades, a promoção de coleta seletiva em projetos patrocinados pela empresa e o estímulo a pesquisas sobre o ciclo de vida dos produtos.

Brasil estuda geração de energia elétrica a partir de resíduos sólidos urbanos


Governo e setor privado debatem viabilidade de uma usina de recuperação energética por meio da queima de resíduos


Representantes do governo federal e do setor privado se reuniram na última quinta-feira (16), em São Paulo (SP), para debater a viabilidade técnica e econômica da implantação, no Brasil, de uma usina de geração de energia elétrica a partir da incineração de resíduos sólidos urbanos – tecnologia conhecida como mass burning. As discussões foram baseadas em dados iniciais de um estudo contratado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que mostra como esse tipo de tecnologia é usado em outros países, o possível modelo de negócio nacional e o arcabouço legal necessário. 

400 ppm: porque este número é tão importante! artigo de Alexandre Costa

O dia 09 de Maio de 2013 estabeleceu um marco histórico, ao termos, pela primeira vez, uma média diária de concentração de CO2 acima de 400 ppm

O dia 09 de Maio de 2013 estabeleceu um marco histórico, ao termos, pela primeira vez, uma média diária de concentração de CO2 acima de 400 ppm. As perguntas agora serão sobre quando teremos a primeira semana, o primeiro mês e o primeiro ano da história com concentração média acima de 400 ppm.

Relatório do IPCC 2013 terá dados mais realista e confiáveis

Cenários sugeridos pelo IPCC, no 4o relatório

Cenários sugeridos pelo IPCC, no 4o relatório.

[Por Mariana Claudino de Melo, para o EcoDebate] O professor e pesquisador Paulo Artaxo, do Instituto de Física da USP, revelou que o relatório sobre mudanças climáticas que a ONU divulgará em setembro deste ano, não deve trazer nenhuma grande revolução a respeito das alterações no clima em curso no planeta.
O documento, preparado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)*, de 2013 terá resultados mais embasados e com menor margem de erro, devido aos avanços tecnológicos dos instrumentos utilizados nas medições, além da inserção de outros fatores nos modelos utilizados para os testes, como a ação das florestas na regulação do clima. “Os dados desta edição serão mais realistas porque os modelos evoluíram, o que aumenta a confiabilidade” conta.

E o Brasil continua a defender o amianto, Washington Novaes

amianto



[O Estado de S.Paulo] É constrangedor. Contrariando parecer do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil há poucos dias absteve-se de votar em Genebra uma resolução no âmbito da Convenção de Roterdã que obrigaria qualquer país exportador de qualquer produto baseado em qualquer variedade de amianto a informar previamente o importador sobre o conteúdo dessa carga perigosa. Não se tratava de proibição de exportar, apenas de informação prévia.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Brasileiro cria turbina eólica de eixo vertical altamente eficiente



O inventor brasileiro Antonio Bossolan é o responsável pela criação da “Turbina eólica de eixo vertical”, que é capaz de aproveitar até dez vezes mais a energia dos ventos que passam por ela. A inspiração surgiu pela necessidade de tornar os sistemas eólicos mais eficientes.
De acordo com Bossolan, as turbinas eólicas convencionais desperdiçam muita energia. Estas turbinas são capazes de captar a força dos ventos que correm apenas entre as pás, sendo que toda a parte da base, que também é ventilada, não retém a energia que passa por ela.

Países asiáticos podem entrar em guerra por água




Os países asiáticos estão preocupados com as consequências sociais e econômicas que a escassez de água pode gerar. Em reunião entre autoridades da região Ásia-Pacífico foi feito um alerta sobre possíveis guerras por água.
Há anos é cogitada a possibilidade de no futuro a disputa por água potável acontecer. Na região central e sudoeste do continente asiático essa previsão está perto de se tornar realidade.

Água e Biodiversidade em 2013

biodiversidade_2013

O dia 22 de maio foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em em 1992, quando foi aprovado o texto final da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), durante aConferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco-92), aCúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro.
O objetivo é aumentar a conscientização da população mundial para a importância da diversidade biológica, e para a necessidade da sua proteção em todo o mundo. Água e Biodiversidade foi o tema escolhido para o Dia Internacional da Diversidade Biológica (BID) em 2013.

Brasil estuda plano para limitar poluentes altamente tóxicos




O governo brasileiro apresentou na última terça-feira (21), em Brasília, um inventário sobre poluentes que analisa emissões de dioxinas e furanos. O levantamento revela quanto é emitido no país, os estados que mais concentram emissões e as atividades que mais respondem pela liberação das duas substâncias.

Mudanças climáticas são causadas pelo homem, afirmam 97,1% dos estudos




Quando se acompanha as discussões sobre as mudanças climáticas pela imprensa, a percepção que se tem é que existe um grande racha na comunidade científica sobre o aquecimento global e a influência do homem no clima. A maior revista semanal brasileira, a Veja, trouxe inclusive uma reportagem na semana passada afirmando que é tudo uma fraude. Mas quem acompanha as negociações internacionais e o fluxo de estudos científicos tem uma visão bem diferente, pois a impressão clara é que existe um consenso sobre a realidade do aumento das temperaturas e suas causas.

Dia Mundial do Meio Ambiente 2013 reforça campanha contra o desperdício de alimentos

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em todo o mundo para incentivar ações positivas para o meio ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser celebrado em 1972, no dia da abertura da Conferência de Estocolmo, e se tornou um dos principais veículos das Nações Unidas para estimular a consciência global sobre meio ambiente e encorajar iniciativas. Por meio da comemoração, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) pode sensibilizar as pessoas sobre os problemas do meio ambiente e fazer com que todos percebam a sua responsabilidade e também seu potencial em se tornar agentes pelo desenvolvimento sustentável e igualitário.

Inovação e Sustentabilidade: o futuro das cidades

O homem contemporâneo é um ser urbano. Mais da metade da população mundial vive nas cidades. Cada vez mais, as administrações públicas precisam prover aos cidadãos infraestrutura e serviços em escalas maiores e mais complexas. Neste contexto, a inovação desempenha papel fundamental no desenvolvimento das cidades e na promoção de sua sustentabilidade.

Mudanças Climáticas


Novo relatório da agência norte-americana sugere que nosso planeta deverá enfrentar mais extremos climáticos; regiões temperadas apresentarão mais secas no futuro, enquanto trópicos deverão passar por mais enchentes

Cresce ímpeto para combater mudanças climáticas

energia & crédito carbono


Por Jéssica Lipinski
Do Instituto Carbono Brasil
O pouco progresso visto nas últimas negociações climáticas das Nações Unidas nos faz questionar se os países estão de fato fazendo alguma coisa para combater as mudanças climáticas. Mas segundo um novo relatório do Comitê Climático da Austrália, a resposta é parcialmente positiva: nos anos recentes, os esforços das grandes economias para lidar com o aquecimento global têm crescido cada vez mais.

Aquecimento global e suas implicações para o futuro humano. Entrevista com Ernesto Lavina



“As pessoas duvidam que exista uma evidência física de que o mundo está mudando. Ela existe sim, e são as geleiras”, afirma o geólogo.


“Estamos em um momento realmente crucial. Todas as vezes, nos últimos 800 mil anos, em que a temperatura média da Terra atingiu patamares como os atuais, entramos em um novo período frio, que culmina com período glacial. Como não há nada de novo acontecendo em termos tectônicos na Terra, poderíamos dizer que dentro de um período de 10 a 15 mil anos entraremos em uma nova era glacial. É um palpite, em função de que a memória da Terra tende a prevalecer”, afirma Ernesto Lavina, professor da Unisinos, em entrevista concedida, por telefone, à IHU On-Line.

Emissões de CO2 elevam acidez de mares árticos

mar ártico


Cientistas têm monitorado mudança na composição química das águas
Os mares árticos estão ficando mais ácidos como resultado de emissões de dióxido de carbono (CO2), segundo um relatório científico.
Cientistas do Center for International Climate and Environmental Research em Oslo, na Noruega, vêm monitorando mudanças na composição química das águas em vastas porções dos oceanos da região.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Unesp testa eficácia e segurança de 20 plantas medicinais


Seis espécies, entre elas aRhizophora mangle (foto), mostraram resultados promissores contra doenças como úlcera, inflamação e diabetes. Objetivo do trabalho é ampliar as opções de fitoterápicos disponíveis no Sistema Único de Saúde (Unesp)


Por Karina Toledo
Agência FAPESP – Uma pesquisa em andamento na Universidade Estadual Paulista (Unesp) busca avaliar a segurança e a eficácia de extratos de 20 plantas medicinais no tratamento de doenças como úlcera, colite, doença inflamatória intestinal, dores crônicas, inflamação, câncer e diabetes.
Em uma primeira fase do trabalho, um Projeto Temático coordenado por Wagner Vilegas, foram extraídos os princípios ativos presentes nas espécies. As moléculas foram isoladas e tiveram sua estrutura caracterizada. Em seguida, foram feitos experimentos in vitro e em roedores para avaliar a ação terapêutica e possíveis efeitos adversos.

Noruega pretende comprar lixo para suprir demanda energética

lixao.jpg

Grande parte dos resíduos produzidos na Noruega não vão parar em aterros, mas em incineradores produtores de energia
Foto1: Carla Souza/Foto2: jose.jhg


Enquanto em alguns países, como o Brasil, o problema está no excesso de lixo, na Noruega o problema é a escassez. De acordo com a Time, grande parte dos resíduos produzidos pela população não vai parar em aterros, mas em incineradores produtores de energia. Ou seja, a população consome energia a partir de lixo queimado. Acontece, no entanto, que este combustível está acabando.

O que é (e o que não é) sustentabilidade, por Oded Grajew

O que é (e o que não é) sustentabilidade

[Folha de S.Paulo] Embora em voga, o conceito de sustentabilidade ainda é pouco compreendido tanto por quem fala sobre ele quanto por quem o ouve. Nos últimos anos, intensificou-se a discussão a respeito do aquecimento global e do esgotamento dos recursos naturais. São preocupações legítimas e inquestionáveis, mas que geraram distorção no significado de sustentabilidade, restringindo-o às questões ambientais.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Compostagem: uma alternativa inteligente para o lixo orgânico, por Marcos Rangel

composteira
Composteira. Foto: USP


Muita gente tem o desejo de contribuir para a preservação do meio ambiente mas não sabe nem o que fazer com o próprio lixo. Entre muitas maneiras de contribuir, uma delas é separar o lixo seco do molhado, ou seja, o orgânico do inorgânico. Para reciclar o inorgânico é muito fácil, basta lavar as embalagens e separá-las e encaminhar o material para uma estação de reciclagem. Caso a pessoa não tenha tempo, se colocar o lixo separado, já é uma grande ajuda para os catadores nos aterros sanitários.

Simpósio nacional discute recursos naturais do Semiárido em Iguatu


O evento incluirá ações para o replantio de mata ciliar nas margens do Rio Jaguaribe, em Iguatu Foto: Honório Barbosa


Com o tema “Pesquisa e transferência de tecnologia contextualizada ao Semiárido”, será realizado, de 22 a 24 de maio, o I Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais. A programação começa, no dia 22, a partir das 8h, com um mutirão para plantio de essências da Caatinga adequadas para a recuperação da mata ciliar em trecho do Rio Jaguaribe, nas proximidades da área do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifce) – Campus de Iguatu. A abertura oficial será às 19 h, no Ifce em Iguatu, município a 384Km de Fortaleza.

Agricultura de Baixo Carbono é ameaçada por baixa adesão dos produtores à linha de crédito

Agricultura de Baixo Carbono


Estudo sobre aplicação do programa ABC mostra que número de contratos está muito abaixo do necessário para cumprir compromisso até 2020 de diminuir gases de efeito estufa
A meta brasileira de redução das emissões de gás carbônico por parte do setor agrícola está ameaçada de não ser cumprida até 2020, como estabelece lei federal. E o problema nem é falta de dinheiro, mas a baixa adesão dos produtores a uma linha de crédito voltada justamente para financiar ações. Matéria de Giovana Girardi, em O Estado de S. Paulo.

Incentivo a serviços ambientais deve ir além da compensação financeira

Audiência pública para debater o marco legal sobre o sistema nacional de redução de emissões por desmatamento e degradação, conservação, manejo florestal sustentável, manutenção e aumento de estoques de carbono florestal o REDD+. Presidente da CMMC, sen. Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e relator da CMMC, dep. Sarney Filho (PV-MA)

Sarney Filho lamentou aprovação de projeto do Senado que expande o plantio de cana-de-açúcar para áreas desmatadas na Amazônia Legal.

A regulamentação do artigo 41 do Código Florestal (Lei 12.651/12), que autoriza o Poder Executivo federal a criar um programa de apoio e incentivo à conservação do meio ambiente, foi reivindicada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin, nesta terça-feira (14), durante audiência pública da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas .

Amazônia pode perder 65% da sua biomassa terrestre até 2060




Não haverá ganhadores se a agricultura possibilitada pela ampla derrubada na Amazônia continuar a se expandir, afirmam pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos.
Eles calculam que a expansão em larga escala da agricultura em detrimento da floresta pode implicar na perda de quase dois terços da biomassa terrestre da Amazônia até o final desse século.

Primeiro banco verde do mundo empresta R$ 1,97 bilhão nos primeiros meses de operação


O Banco de Investimentos Verdes Britânico (GIB), o pioneiro a se focar exclusivamente em projetos de energia limpa, afirmou ter liberado 635 milhões de libras (R$ 1,97 bilhão) nos primeiros cinco meses de funcionamento.
O banco, que abriu as portas em novembro de 2012 e foi capitalizado com três bilhões de libras pelo governo britânico, já apoiou 11 projetos, sendo que a maioria está relacionada com a produção de energia a partir de resíduos.

"Existem barreiras e desincentivos à adoção de melhores práticas"



O Brasil possui 17% de seu território – 140 milhões de hectares – em pastagens degradadas. Só na Amazônia, pastagens com grau avançado de degradação equivalem ao tamanho do Reino Unido. Praticamente toda essa área poderia ser recuperada. Em vez disso, o que percebemos é o inverso: apesar de iniciativas públicas e privadas no sentido de combater a cultura do desmatamento, segue-se avançando sobre a floresta nativa em um ritmo ainda veloz.  

Como produzir arroz com baixo consumo de água



Uma pesquisa brasileira sobre o cultivo de arroz em condições não alagadas, com o fornecimento de água pelas chuvas e complementado por sistema de irrigação por aspersão nos períodos secos, vem despertando forte interesse internacional. Oestudo, coordenado por Carlos Alexandre Costa Crusciol, professor titular da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, e realizado com apoio da FAPESP, foi publicado recentemente pelo periódico Agronomy Journal, com expressiva repercussão, principalmente na Ásia.

Pesquisadores apontam que Ártico sem gelo é uma possibilidade e que modelos subestimam a capacidade de aquecimento do CO2




Um estudo internacional publicado nesta semana na revista Science analisou os mais longos núcleos de gelo já coletados no Ártico e revelou que entre 2,2 milhões e 3,6 milhões de anos atrás a região era muito mais aquecida do que agora, apresentando inclusive uma grande cobertura florestal.

domingo, 19 de maio de 2013

Com 400 ppm de CO2 na atmosfera, Stern adverte sobre migrações forçadas de bilhões de pessoas



Com a divulgação de que os níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera atingiram mais um marco perigoso, especialistas internacionais expressaram a sua preocupação com o rumo das ações para lidar com as mudanças climáticas.

Na quinta-feira (9), cientistas do Scripps Institution of Oceanography, da Universidade de San Diego, que está monitorando a estação de Mauna Loa, no Havaí, declararamque a concentração de CO2 na atmosfera chegou a 400,03 partes por milhão (ppm) – antes da era industrial, a concentração de CO2 era de apenas 280ppm. 

Mudanças climáticas reduzirão habitats de espécies pela metade até 2080, diz estudo



Não é novidade que as consequências das mudanças climáticas causam diversos prejuízos a vários ecossistemas, mas uma nova pesquisa publicada neste domingo (12) no periódico Nature Climate Changerevelou o quanto poderão ser danificados. Segundo o estudo, se nada for feito para combater as mudanças climáticas, mais da metade das plantas e um terço dos animais poderão perder grande parte de seus habitats até 2080.