sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mexicanos trocam resíduos recicláveis por alimentos



A Cidade do México encontrou uma alternativa eficiente para incentivar a reciclagem entre a população. As autoridades locais criaram um “Mercado do Escambo”, espaço em que é possível trocar resíduos recicláveis por produtos agrícolas.
A feira de troca acontece em formato itinerante e atrai, mensalmente, duas mil pessoas. O sucesso da iniciativa é visível através do tamanho das filas, que permanecem durante toda a atividade.

Brasil recicla mais garrafas PET do que os EUA e a Europa



A reciclagem de embalagens de PET no Brasil deu um salto em 2012. O crescimento registrado foi de 12,6% em volume, ao passar das 294 mil toneladas que tiveram destinação adequada em 2011, para 331 mil toneladas no ano passado.
Com esse resultado, o país atingiu um índice de reciclagem de 59%, mantendo-se posicionado entre os maiores recicladores de PET do mundo – superando os Estados Unidos e até mesmo a média registrada na Europa.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Nova York: Plantações e jardins comunitários crescem em terrenos abandonados e telhados do Bronx

Horta (Foto BBC)

Horta no Bronx: projeto recupera espaços abandonados

Situada em meio a três conjuntos habitacionais do governo, a escola pública 55 é um retrato do sul do Bronx, distrito mais pobre da cidade de Nova York, que há várias décadas é sinônimo de violência, pobreza e desemprego.
Entre os alunos, 97% são provenientes de famílias que vivem abaixo da linha da pobreza, a incidência de doenças é alta e as oportunidades são poucas. “Temos crianças de quatro anos de idade já sofrendo de diabetes”, diz o diretor da escola, Luis Torres.

Extração de gás xisto oferece risco a reservas de água potável, diz estudo

Fracking (fratura hidráulica), imagem em www.gaslandthemovie.com
Fracking (fratura hidráulica), imagem em www.gaslandthemovie.com

Nos EUA, água foi contaminada em áreas próximas a jazidas de gás xisto. Pesquisa foi publicada nesta segunda no periódico ‘PNAS’
Grandes reservatórios de água potável que estão próximos de jazidas de exploração de gás xisto, utilizado para a geração de energia nos Estados Unidos, pode causar contaminação dos depósitos subterrâneos, de acordo com um novo estudo [Increased stray gas abundance in a subset of drinking water wells near Marcellus shale gas extraction] publicado nesta segunda-feira (24) na revista da Academia Americana de Ciências, a “PNAS”.

Pesquisadores falam sobre os efeitos do aquecimento global na produção agrícola brasileira

Professor Hilton e Assad

O mapa agrícola brasileiro corre sério risco de ficar de cabeça pra baixo caso o processo de aquecimento global não seja revertido de alguma maneira a médio prazo. O alerta faz parte do estudo “Aquecimento Global e a Nova Geografia da Produção Agrícola no Brasil”, conduzido Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Regiões hoje predominantemente agrícolas podem tornar-se menos favoráveis a diversas culturas, enquanto outras, como a região Sul, devem ser ocupadas por culturas que requerem condições climáticas mais quentes.

Para promover qualidade de vida a economia não precisa aumentar de tamanho, artigo de Marcus Eduardo de Oliveira

Global Footprint

Pelas lentes exclusivas das Ciências Econômicas, o desempenho econômico das nações modernas pode ser medido, grosso modo, levando-se em consideração dois aspectos: 1. A promoção do aumento substancial da renda per capita e familiar e, 2. Estimular mecanismos que asseguram por todos os meios às possibilidades de promoção de continuidade da vida digna e plena.

A pirâmide global da riqueza, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A pirâmide global da riqueza

O relatório sobre a riqueza global, em 2012, do banco Credit Suisse (The Credit Suisse Global Wealth Report 2012) traz um quadro bastante amplo e esclarecedor da distribuição da riqueza (patrimônio) das pessoas adultas do mundo. A riqueza global foi estimada em USD$ 223 trilhões em 2012 (meados do ano). Como havia 4,59 bilhões de pessoas adultas no mundo, a riqueza per capita por adulto foi de USD$ 49.000,00 (quarenta e nove mil dólares).

Levantamento de dados e seleção da equipe em diagnóstico ambiental, artigo de Roberto Naime

Diagnóstico Ambiental e Sistemas de Gestão Ambiental. Autor: Roberto Naime

Diagnóstico Ambiental e Sistemas de Gestão Ambiental. Autor: Roberto Naime. ISBN: 85-86661-81-3

[EcoDebate] Esta fase é constituída pela localização e layout da unidade, informações sobre os processos produtivos, estrutura gerencial, quadro funcional, aspectos e potenciais impactos ambientais, legislação, normas e regulamentações aplicáveis.
São informações que podem ser consideradas prévias para a elaboração das sistemáticas do diagnóstico ambiental a ser executado.

Pesticidas contaminam ervas da medicina chinesa, alerta Greenpeace

Pesticidas contaminam ervas da medicina chinesa, alerta Greenpeace

Ervas da medicina tradicional chinesa são contaminadas por um coquetel tóxico de pesticidas, que representam um risco à saúde do consumidor e ao meio ambiente, indicou nesta segunda-feira o grupo ambientalista Greenpeace. Matéria da AFP, no UOL Notícias, com informações adicionais do EcoDebate.
Segundo testes realizados para o estudo do Greenpeace “Ervas chinesas: elixir da saúde ou coquetel de pesticidas?”, o mais recente a abordar os efeitos nocivos da indústria agropecuária chinesa de larga escala, alguns níveis de resíduos superaram em centenas de vezes os padrões de segurança da União Europeia.

Alheio aos riscos econômicos e ambientais, Brasil quer retomar extração de terras-raras

mineração
País abandonou exploração dos metais de terras-raras na década de 90, mas, com o salto no preço da matéria-prima, quer brigar com a China por uma fatia do mercado. Extração, porém, implica riscos econômicos e ambientais.
O Brasil quer entrar num mercado arriscado. Depois de abandonar a produção dos metais de terras-raras em meados da década de 90, o governo viu os preços dispararem no mercado mundial e voltou a investir no setor.

Apenas 7,5% da Caatinga está protegida em Unidades de Conservação (UCs)

Bioma do semiárido nordestino
Bioma do semiárido nordestino é o mais sensível à interferência humana e às mudanças climáticas, alertam pesquisadores em conferência do BIOTA Educação (Eraldo Peres/MMA)

A Caatinga é considerada por especialistas o bioma brasileiro mais sensível à interferência humana e às mudanças climáticas globais. Apesar disso, apenas 7,5% de seu território está protegido em Unidades de Conservação (UCs) e apenas 1,4% dessas reservas são áreas de proteção integral.
O alerta foi feito pelo biólogo Bráulio Almeida Santos, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba (CCEN/UFPB), durante o quinto encontro do Ciclo de Conferências 2013 do BIOTA Educação, organizado pelo Programa BIOTA-FAPESP no dia 20 de junho.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Extrato de alga favorece agricultura


Extrato possui hormônios e proteínas que podem melhorar desempenho vegetal

Pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, testou os efeitos da aplicação do extrato da alga Ascophyllum nodosum (A. nodosum) sobre as culturas de soja, feijão, milho e trigo. Os experimentos mostraram que a utilização deste extrato influencia positivamente o desenvolvimento e a produtividade dos cultivos estudados, todos importantes para a agricultura brasileira. A pesquisadora Márcia Eugênia Amaral de Carvalho visou mensurar a germinação, vigor e o crescimento de plântulas de feijão e o desenvolvimento e produtividade do milho, da soja e do trigo.

Repensar o crescimento econômico, artigo de Adriano Violante

Repensar o crescimento econômico
Parece que é consenso de todos que o crescimento econômico – CE é bom, os países estipulam uma meta, procuram alcançá-la, porém, quanto maior melhor. Talvez o governo brasileiro queira crescer 10% ao ano como fez a China nas décadas passadas. Valores como este fazem a economia dobrar a cada sete anos, aumentando, em muito, os requerimentos de energia, de empregos, de matérias prima. Se for menor, os críticos caem em cima, pois dificulta o combate à pobreza, à distribuição de riqueza, o desenvolvimento de infraestruturas, os programas sociais e ambientais.

Brasil: 200 milhões de habitantes, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Brasil: 200 milhões de habitantes

A divisão de população da ONU (UN/ESA) divulgou, no dia 13 de junho de 2013, o relatório “Perspectivas da População Mundial: Revisão de 2012” e atualizou o banco de dados para todos os países do globo. A população mundial foi estimada em 7,2 bilhões de habitantes em 2013, devendo chegar a 9,6 bilhões em 2050 e 10,9 bilhões em 2100.

Crajiru, da sabedoria popular à pesquisa médica

Crajirú. Arrabidea chica
Crajirú. Arrabidea chica (Humb.& Bonpl.) B. Verl. Planta medicinal. Coleção Temática de Plantas Medicinais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Foto de Sylvio Rodrigues Pereira, no Flickr.

Unicamp desenvolve medicamento a partir do crajiru, planta encontrada e utilizada para fins medicinais em todo o país. O novo produto promete beneficiar diabéticos com ulcerações e pacientes imunodeprimidos.

Estudo alerta para degelo do permafrost do Ártico em até 30 anos

Estudo alerta para degelo do permafrost do Ártico em até 30 anos
Foto de Vladimir V Alexioglo

O “permafrost”, solo permanentemente congelado do Ártico, pode começar a derreter daqui a entre 10 e 30 anos, liberando gases de efeito estufa na atmosfera e agravando o aquecimento global, indica um estudo publicado nesta quarta-feira. Matéria da AFP, no Yahoo Notícias, com informações adicionais do EcoDebate.
O permafrost poderia começar a derreter a partir de uma elevação das temperaturas globais de 1,5°C, em comparação com níveis pré-industriais, antecipa este estudo realizado a partir de estalagmites antigas.

Pesticidas causam impacto na fronteira agrícola da Amazônia


Pesquisa feita na USP avaliou padrões de uso por pequenos e grandes produtores. Artigo foi publicado em revista da Royal Society (divulgação)

Por Elton Alisson
Agência FAPESP – Os pequenos produtores estabelecidos na fronteira agrícola amazônica brasileira estão utilizando pesticidas em doses maiores, com maior frequência do que as recomendações agronômicas e, em alguns casos, de maneira inadequada para as pragas que pretendem controlar. Já os grandes produtores de soja e cana-de-açúcar da região seguem mais as recomendações agronômicas e até mesmo substituem compostos mais tóxicos para a saúde humana por outros menos danosos.

Devastação da mata atlântica extinguiu espécies que faziam dispersão de sementes de grande porte


Os tucanos são importantes dispersores na Mata Atlântica

Um grupo de cientistas estudou detalhadamente a ecologia da palmeira conhecida como palmito juçara (Euterpe edulis) em 22 áreas na mata atlântica. Os pesquisadores notaram que em locais onde os tucanos haviam sido extintos há mais de 50 anos pela caça ou desmatamento, as palmeiras juçaras produziam frutos pequenos, enquanto em florestas conservadas, ainda com as aves, as palmeiras possuíam frutos de tamanhos mais variados, pequenos e grandes. O professor Pedro Brancalion, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, integrou a equipe da pesquisa, liderada por Mauro Galetti, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro. O resultado do trabalho foi publicado na última edição de maio da revista Science.

BNDES amplia orçamento para financiamento a projetos sustentáveis

Com a ampliação do orçamento, a comissão poderá aumentar para 18 o número de projetos selecionados e de parceiros, de modo a ampliar a capilaridade da ação do Fundo Amazônia Foto: SXC.HU
Com a ampliação do orçamento, a comissão poderá aumentar para 18 o número de projetos selecionados e de parceiros, de modo a ampliar a capilaridade da ação do Fundo Amazônia Foto: SXC.HU

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aumentou, de R$ 50 milhões para R$ 100 milhões, o volume de recursos disponíveis para projetos selecionados em sua Chamada Pública de Projetos Produtivos Sustentáveis.

Proprietários de terra do Ceará têm até o dia 15 de julho para se inscreverem no Programa de Incentivo a Reservas Particulares

Coordenado pelas ONGs CI-Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica, o Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) destinará R$ 300 mil reais para criação e gestão dessas áreas, que, no Ceará, incluem o município de Ubajara Foto: Cid Babosa / Agência Diário
Coordenado pelas ONGs CI-Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica, o Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) destinará R$ 300 mil reais para criação e gestão dessas áreas, que, no Ceará, incluem o município de Ubajara Foto: Cid Babosa / Agência Diário

O Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) abre inscrições para seu XII Edital, que destinará 300 mil reais à criação e gestão de RPPNs na Mata Atlântica.

“Não deixe o futuro secar”

WDCD2013

O Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação é celebrado anualmente no dia 17 de junho, desde 1995, o ano em que o dia foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Neste dia pretende-se promover a sensibilização pública relativa à cooperação internacional no combate à desertificação e os efeitos da seca. O tema escolhido para o ano de 2013 é a seca e a escassez de água.

Desenvolvimento para a Sustentabilidade: atitudes políticas, normativas e tecnológicas trazendo mudanças simples e eficientes para a evolução das cidades

artigos e estudos

Este artigo é destaque na Edição 35 de Plurale em revista que está circulando 
Por Flavia Frangetto, Colunista de Plurale
Colocamo-nos, insistentemente, essa pergunta: É possível conciliar desenvolvimento com sustentabilidade?
Outro dia, eu circulava pelo bairro da Vila Madalena em São Paulo, artificialmente cercado de bares e bistrôs cheios de pessoas bebericando e papeando.. Observei haver mais táxi nas ruas do que veículos particulares. Só podia ter uma explicação: a lei que restringe o uso de álcool à tolerância zero para motoristas estava vigorando e já sendo capaz de produzir efeitos positivos.
Estava decretado o fim dos preços exorbitantes nos estacionamentos, pois a demanda por guardar os carros diminuiu. Eis uma externalidade positiva decorrente da superveniência de uma legislação mais rigorosa em prol da segurança coletiva no espaço urbano.

Aquecimento dos oceanos respondeu por 55% da perda total da massa de gelo da Antártida em 5 anos

Aquecimento dos oceanos respondeu por 55% da perda total da massa de gelo da Antártida em 5 anos

Novo estudo [Ice Shelf Melting Around Antarctica] da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) descobriu que o aquecimento dos mares derrete as plataformas glaciares em torno da Antártida, o que já provocou a perda de 55% da massa de gelo original do polo Sul, entre 2003 e 2008. O grupo liderado por Eric Rignot reconstituiu o acúmulo e a espessura de gelo com satélites e aviões, assim como as mudanças na elevação das plataformas congeladas e a velocidade de deslocamento. Foto: Nasa/GSFC

Água, comida e revolução, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Água, comida e revolução

O gatilho que detonou a Primavera Árabe foi o aumento do preço da comida. Na Tunísia, o início das manifestações começou após a imolação do jovem Mohamed Bouazizi, de 26 anos, vendedor ambulante de frutas e verduras, em Sidi Bouzid. Entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, a revolução na Tunísia provocou a saída do presidente da República, Zine el-Abidine Ben Ali, que controlava o poder desde 1987.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

População mundial deve atingir 9,6 bilhões em 2050, diz novo relatório da ONU

A população mundial de 7,2 bilhões de pessoas chegará a 9,6 bilhões em 2050, apontou um relatório da ONU divulgado nesta quinta-feira (13). Ele prevê que o crescimento será principalmente nos países em desenvolvimento.


“Embora o crescimento da população vá diminuir como um todo, este relatório nos lembra que alguns países em desenvolvimento, especialmente na África, ainda estão crescendo rapidamente”, disse o subsecretário-geral da ONU para assuntos econômicos e sociais, Wu Hongbo.

Estudo climático recomenda que 80% das reservas de combustíveis fósseis não sejam utilizadas



Um novo relatório do Comitê Climático da Austrália revelou nesta semana que aproximadamente 80% das reservas de combustíveis fósseis não devem ser utilizadas se o mundo quiser impedir que as mudanças climáticas cheguem a níveis perigosos.
O documento afirma que nos últimos 50 anos, várias transformações têm sido observadas por todo o mundo em muitos aspectos do sistema climático, como o aquecimento da atmosfera e dos oceanos, a alteração de padrões pluviométricos, a redução na área do gelo ártico marinho, a perda de massa nos mantos de gelo polares, o aumento do nível do mar, e transformações nos ciclos de vida e distribuição de muitas plantas e animais.

Estudo detalha que tipo de transporte possui a menor pegada de carbono



Do ponto de vista das emissões de gases do efeito estufa (GEEs), uma viagem de mil quilômetros é melhor ser feita de avião, trem ou automóvel? O bom senso sugere que a resposta seria trem, mas um novo estudo afirma que um carro pequeno levando três ou mais pessoas emite a mesma quantidade de GEEs per capita ou ainda menos.

Estudo mostra resistência crescente de pragas a plantios transgênicos repelentes de insetos

transgênicos

Mais espécies de pragas estão se tornando resistentes aos tipos mais populares de cultivos transgênicos repelentes de insetos, exceto em regiões onde os fazendeiros seguem os conselhos dos especialistas. Reportagem da AFP, no Yahoo Notícias, com informações adicionais do EcoDebate.
Um estudo [Insect resistance to Bt crops: lessons from the first billion acres] publicado na edição de segunda-feira na revista Nature Biotechnology aborda um aspecto importante dos chamados milho e algodão Bt – plantas que carregam um gene cuja finalidade é exalarem uma bactéria denominada ‘Bacillus thuringiensis’, tóxica para os insetos.

Exposição precoce ao Bisfenol-A (BPA) pode afetar o esmalte dos dentes

American Journal of Pathology

Uma exposição precoce ao bisfenol A (BPA) pode afetar o esmalte dos dentes, revela um estudo do Instituto Francês de Saúde e Pesquisa Médica (INSERM) realizado com animais.
Os incisivos de ratos tratados com baixas doses diárias (5 microgramas/kg/dia) de BPA podem sofrer alterações, destacam os pesquisadores do INSERM em trabalhos publicados [Enamel Defects Reflect Perinatal Exposure to Bisphenol A ] no American Journal of Pathology. Matéria da AFP, no UOL Notícias, com informações adicionais do Portal EcoDebate.

Bromélias e orquídeas ajudam na restauração ecológica

Raiza Tronquin, da Assessoria de Comunicação da Esalq
acom.esalq@usp.br
Epífitas fornecem nutrientes, armazenam água e atuam na ciclagem de nutrientes
Pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, mostra que um dos métodos encontrados para promover o aproveitamento de material de florestas a serem desmatadas é o transplante de plantas epífitas, como bromélias e orquídeas, em regiões florestais durante o processo de recuperação ecológica. As epífitas são formas de vida de plantas que habitam árvores, denominadas forófitos, sem, contudo, parasitá-las.
Segundo a bióloga Marina Melo Duarte, pesquisadora no programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais da Esalq, a inserção dessa forma de vida em uma floresta é de grande importância para que ela recupere os processos ecológicos. “Além de serem capazes de fornecer microambientes e recursos como flores e frutos e armazenar água, as epífitas atuam na ciclagem de nutrientes. Contribuem, enfim, para o aumento de heterogeneidade de um ecossistema.”

Amazônia, fonte de energia, biodiversidade e mudanças climáticas

Paulo Artaxo
Paulo Artaxo. Foto: Nivaldo Silva / Repórter do Futuro, no Flickr

Vista por todos os olhos, a grande floresta tropical cada vez mais é importante para o mundo e para as descobertas de pesquisas
[Por Francielle Correia, para o EcoDebate] Conhecida como o pulmão do mundo, o verde na copa das árvores é o que pinta a sua vasta área florestal que ilustra uma pequena parte do que pode ser essa grande riqueza. Para a admiração de muitos não é somente brasileira. Grande parte da mata esta no Brasil, mas existem partes dela também em outros países, como, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.
Por ser um grande campo, sua própria alimentação é gerada por ela mesma. Suas fontes de energias são várias que não só contribuem para os outros integrantes de fauna e flora, mas para as outras regiões que também precisam de energias.

Saneamento e hipocrisia ambiental, artigo de Geraldo M Martins

esgoto

Uma coisa da qual Cristo tinha e tem grande ojeriza é a hipocrisia. Infelizmente, todos nós, seres humanos, uns menos outros mais, adquirimos esse atributo. Aprendemos a mentir, a fingir e a enganar. Isenção absoluta não há. Mas o pior é enganar a si mesmo. Pensar de um jeito e agir de outro. Ter conhecimento do correto, mas agir falsamente. Não é por menos que muita gente, e os políticos principalmente, fazem de tudo para aparecerem honestos e bonzinhos, enquanto agem como sagazes pilantras. Esperteza! É a velha arte de levar vantagem em tudo: na política, no trabalho, no comércio, na escola e até nas religiões. Maquiavel explorou bem a utilidade desse comportamento humano para os príncipes e governantes dominarem com eficiência os seus súditos. A mentira camuflada.

UTI ambiental: diagnóstico da água II, artigo de Osvaldo Ferreira Valente

As águas superficiais e subterrâneas resultam da ação de ciclos hidrológicos em bacias hidrográficas. E bacia hidrográfica é uma expressão muito lida e escutada e, em muitos casos, já anda dispensando a palavra hidrográfica, aparecendo como: bacia do Amazonas, bacia do São Francisco etc. É uma unidade geográfica, pois se refere a uma parte da superfície da terra, mas também uma unidade hidrológica, pois nela acontecem fases importantes do ciclo hidrológico. Um aspecto fundamental, entretanto, é o seu papel de receptora e processadora da água de chuva que atinge a sua superfície. Sintetizando um conceito, podemos dizer que bacia hidrográfica é uma área da superfície da terra, drenada por um determinado curso d’água. Assim, por exemplo, toda a área de terra que conduz parte da água de chuva recebida para formar o rio São Francisco, compõe a sua bacia hidrográfica.

UTI ambiental: diagnóstico da água I; artigo de Osvaldo Ferreira Valente

Pantanal

[EcoDebate] No artigo publicado no dia 07/05/2013, em que propus a ideia de montar uma UTI virtual para tratar de assuntos ambientais, terminei deixando um gancho para análise do recurso água, dizendo que a sua ocorrência ou não em determinada área está condicionada ao desenvolvimento do ciclo hidrológico e da circulação atmosférica. Vamos ao diagnóstico pertinente.
A água está constantemente ao nosso redor, na forma líquida, sólida ou de vapor. Mesmo quando olhamos em volta e não vemos nada parecido com água, ela estará presente; pode até ser em pequenas quantidades, mas se estamos respirando é porque há ar disponível e se há ar ele sempre conterá algumas moléculas de água na forma de vapor.

domingo, 16 de junho de 2013

Canela pode prevenir diabetes e mal de Alzheimer


Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA), em Santa Barbara, Estados Unidos, estão estudando a canela, uma casca aromática, usada em diferentes pratos e infusões. O objetivo é estabelecer sua possível ação no combate a doenças comuns que acometem a população mundial, como Alzheimer e diabetes.
A pesquisa se concentra em dois compostos presentes na canela – o cinamaldeído e a epicatequina – que ajudariam a retardar (e até a prevenir) o desenvolvimento dos “nós” filamentosos nas células cerebrais, que caracterizam a doença neurodegenerativa.

Empresa brasileira tem projeto inserido nos cases sustentáveis da ONU


pelo Programa de Trabalho de Nairóbi Sobre Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação às Mudanças Climáticas, da Convenção-Quadro Sobre Mudanças Climáticas da ONU. Com um projeto de “Sistema Integrado de Infraestrutura Verde e Reciclagem de Água e de Resíduos Orgânicos”, a Ecotelhado entrou no rol de casos de estudo denominados “Iniciativa do Setor Privado” e serve como modelo a todo o planeta.

Funil biodegradável se encaixa em garrafas para captar água da chuva



Uma pequena contribuição para o reaproveitamento da água da chuva foi criada pelo designer gráfico Pieter Laga. Ele desenvolveu um funil em forma de flor que se encaixa na tampa de garrafas PET para captar a água e utilizá-la na rega de plantas.
O produto é uma opção para quem não tem calhas na residência, mas costuma armazenar garrafas plásticas. Encaixando o acessório em cada uma delas, o morador espalhará diversos pontos de captação de água em sua casa.

Embrapa desenvolve técnica para produção de tomate ecológico



Uma pesquisa recente da Embrapa Solos está ganhando evidência este ano, quando se comemoram os 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Trata-se do tomate ecológico.
Os pesquisadores desenvolveram um modo de plantar o tomate, envolvendo diversas técnicas que diminuem o impacto do uso de pesticidas.

Empresa paulista usa bambu para filtrar água



A partir de uma reclamação surgiu uma solução econômica para a reutilização de água em Mogi Guaçu, em São Paulo. Uma empresa produtora de tomates na cidade recebeu uma notificação da prefeitura devido ao mau cheiro provocado por seus resíduos, essa foi a motivação para que tivesse início um projeto para impedir o despejo dos resíduos em solo público.

"A empresa e o Meio Ambiente"

artigos e estudos

Por Rudolf Höhn, Colunista de Plurale 
São tantas as preocupações que afligem o cotidiano dos executivos das empresas nos dias de hoje que cabe a reflexão sobre qual deveria ser a importância dada por eles à questão do meio ambiente, tanto do ponto de vista de relevância ao seu negócio no que tange a seu faturamento, seus custos e despesas, bem como ao que diz respeito aos benefícios presentes e futuros a serem auferidos pela empresa.

PLURALE ESPECIAL MEIO AMBIENTE/ Entrevista com Washington Novaes

entrevistas

Por Sônia Araripe, Editora de Plurale em revista
Com a experiência de quem acompanha de perto o debate sobre meio ambiente, o jornalista Washington Novaes tem credenciais para fazer um alerta. “Falta ao Brasil a consciência da gravidade e de como são imediatos nossos problemas ambientais, como a questão da falta de saneamento e da poluição nas cidades”, afirma, em entrevista para Plurale em revista.

“Agricultura familiar é a mais afetada pelas mudanças do clima”

No Brasil, a quantidade total de chuva não tem tido alterações, mas a intensidade, sim. Isso resulta no aumento da erosão, na perda de fertilizantes e em inundações de áreas produtivas - como em áreas ribeirinhas, ocupadas, principalmente, por pequenos produtores Foto: Waleska Santiago / Agência Diário
No Brasil, a quantidade total de chuva não tem tido alterações, mas a intensidade, sim. Isso resulta no aumento da erosão, na perda de fertilizantes e em inundações de áreas produtivas – como em áreas ribeirinhas, ocupadas, principalmente, por pequenos produtores Foto: Waleska Santiago / Agência Diário


Brasília. Os agricultores familiares são os produtores agrícolas mais intensamente afetados pelas mudanças do clima, como a alteração do ciclo das chuvas e o aumento das temperaturas causado pelo efeito estufa, informou o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Eduardo Assad, palestrante no primeiro dia do seminário Caminhos para uma Agricultura Familiar sob Bases Ecológicas: Produzindo com Baixa Emissão de Carbono, que começou ontem e termina hoje, na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília.

sábado, 15 de junho de 2013

Science divulga artigo sobre a poluição ambiental por nitrogênio na América Latina



Estudo realizado pelo presidente do conselho deliberativo do IPAM, Luiz Antônio Martinelli, em parceria com outros pesquisadores do Brasil, Bolívia, Argentina, Venezuela e México, foi divulgado em abril pela revista Science e alerta para o perigo do aumento de nitrogênio na atmosfera.

Abastecimento de energia advindos de Projetos Hidrelétricos depende da conservação de Florestas Tropicais



San Francisco, Califórnia (13 de Maio de 2013) - Uma pesquisa publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences,mostra que a conservação das florestas da Bacia do Rio Amazonas aumentarão a quantidade de eletricidade gerada por projetos hidrelétricos na região. O estudo é o primeiro a quantificar o impacto da cobertura florestal regional sobre a produção de energia elétrica. Seus resultados revelam que as florestas tropicais são mais cruciais do que se imaginava no processo de formação de chuvas que impulsionam os fluxos fluviais, e que por fim produzem energia em áreas tropicais. A pesquisa mostra que, se o desmatamento continuar aumentando na Amazônia, as projeções de energia para uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo - a Belo Monte, no Brasil - diminuirão em um terço.

Observatório do Código Florestal é criado para monitorar implementação da lei


Antonio Augusto / Câmara dos Deputados

Após uma longa disputa política, o Novo Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012) entrou em vigor em 25 de maio de 2012 e em seu primeiro ano de vigência muito pouco foi feito.
Nenhum dos 27 estados aprovou ainda seu Programa de Regularização Ambiental (PRA), cerca de 4,5 milhões de propriedades rurais precisam entrar no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o artigo 41, que prevê incentivos econômicos para as propriedades rurais que não desmataram ilegalmente, ainda não foi regulamentado.  

Rodrigo Rollemberg: Elites podem estar dando tiro no pé



Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado entre 2011 e 2012, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB/Brasília) diz que o Congresso Nacional tem hoje um perfil conservador com forte influência do poder econômico. Mas alerta, nesta entrevista à Clima e Floresta, que posições contra unidades de conservação ou terras indígenas podem ser “um tiro no pé”, já que são estas áreas que garantirão a sustentabilidade da agricultura do país. O senador diz que recentes medidas da política ambiental brasileira são preocupantes e que a sociedade civil deve estar alerta e mobilizada, como é o caso do Observatório do Código Florestal, do qual o IPAM faz parte.

Carta dos Munduruku ao governo explicita conhecimentos milenares e reafirma demandas

Brasília, 07/06/2013 - O programa Amazônia Brasileira, da Rádio Nacional da Amazônia, recebe índios da etnia Munduruku. Na foto, Valdenir Munduruku, da Aldeia Teles Pires, em Jacareacanga (PA)

Brasília, 07/06/2013 – O programa Amazônia Brasileira, da Rádio Nacional da Amazônia, recebe índios da etnia Munduruku. Na foto, Valdenir Munduruku, da Aldeia Teles Pires, em Jacareacanga (PA). Foto de Elza Fiúza/ABr

Histórico
O Munduruku é o povo mais numeroso da região do sul do estado do Pará, atualmente são 12.000 indivíduos. Nos tempos passados, nós, Munduruku, éramos temidos devido à fama da arte de guerrear em bandos e usávamos estratégias para atacar os nossos inimigos. Não desistíamos tão facilmente de perseguir os nossos inimigos e os nossos troféus eram a cabeça humana, que simbolizava o poder. Dificilmente, nós, Munduruku, em uma expedição de guerra perdíamos um guerreiro sequer na batalha. Atacávamos os inimigos de surpresa, assim vencíamos os nossos rivais e não deixávamos ninguém com vida, somente as crianças que quiséssemos levar para a aldeia, que adotávamos e incluíamos em nosso clã para mantermos a relação de parentesco.

Índios, os estrangeiros nativos, por Eliane Brum

Brasília, 06/06/2013 - Cerca de 150 índios mundurukus, vindos do Pará, se reuniram na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto

Brasília, 06/06/2013 – Cerca de 150 índios mundurukus, vindos do Pará, se reuniram na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto, em protesto contra projeto do governo de construir uma usina hidrelétrica no Rio Tapajós. Foto de Antônio Cruz/ABr

A dificuldade de uma parcela das elites, da população e do governo de reconhecer os indígenas como parte do Brasil criou uma espécie de xenofobia invertida, invocada nos momentos de acirramento dos conflitos

Número de projetos inscritos em leilão de energia eólica é recorde, diz EPE

Atlas do Potencial Eólico Brasileiro

O leilão para contratação de energia eólica, marcado para 23 de agosto, tem 655 projetos de geração de novas unidades inscritos. O número é recorde no país e no mundo em concorrências envolvendo essa fonte, conforme informou ontem (11) a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
O processo de cadastramento para o Leilão de Reserva 2013 foi encerrado também nesta terça-feira. Segundo a EPE, os projetos inscritos abrangem nove estados (Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), além de todos os das regiões Nordeste e do Sul do país. O total da capacidade instalada chega a 16.040 megawatts (mw).

Para entender porque matam os índios, artigo de Elaine Tavares

Para entender porque matam os índios
por Latuff para o Dìncao cedido ao Humor Político

O caso da demarcação das terras indígenas no Mato Grosso do Sul ou em qualquer outro estado do país não está fora do contexto desse avanço e fortalecimento do agronegócio

[Brasil de Fato]  No início do século XX, o Brasil decidiu expandir suas fronteiras agrícolas, fortalecendo a sua posição de país dependente, exportador de matérias primas. Era necessário então avançar pelo interior, abrir caminhos para a pecuária e a agricultura. Aí entrou em cena o Marechal Rondon, que sonhava com uma convivência pacífica entre índios e brancos: “morrer sim, matar, jamais”. Mas, esse legado de humanidade se perdeu no tempo.

Cientistas brasileiros descobrem fungo que acelera decomposição do plástico PET

Orelhas de pau. Foto: ColégioWEB
Além da decomposição do pet, o grupo já tem indícios de que os orelhas de pau podem ajudar na recuperação do lençol freático contaminado com chorume
Apresentação de Danyele Soares, da Radioagência Nacional / EBC

fonte; ecodebate

Boto-vermelho corre risco de ser extinto em até 20 anos no Amazonas

boto-vermelho (Inia geoffrensis)

boto-vermelho (Inia geoffrensis). Foto: FAPEAM

Mais de 26 espécies estão ameaçadas de extinção no Amazonas (AM). Entre os casos mais grave está o do boto-vermelho. As principais causas desse cenário são o desmatamento, a caça ilegal e o tráfico de animais, segundo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas.
Apresentação de Elis Tanajura, da Radioagência Nacional / EBC.

fonte: EcoDebate