quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Desafio urgente: a responsabilidade socioambiental das empresas

socioambiental 300x145 Desafio urgente: a responsabilidade socioambiental das empresas

á se deixou para trás o economicismo do Nobel, Milton Fridman, que, no Time de setembro de 1970, dizia: “a responsabilidade social da empresa consiste em maximizar os ganhos dos acionistas”. Mais realista é Noam Chomsky: “As empresas é o que há de mais próximo das instituições totalitárias. Elas não têm que prestar esclarecimento ao público ou à sociedade. Agem como predadoras, tendo como presas as outras empresas.

Catadores pedem implantação de coleta seletiva em municípios brasileiros

catadores1 300x183 Catadores pedem implantação de coleta seletiva em municípios brasileiros
O objetivo é fortalecer a organização social e econômica dos catadores. Foto: Elza Fiúza/ABr

Rio de Janeiro – A implantação de coleta de lixo seletiva nos municípios e a negociação das prefeituras diretamente com as cooperativas de catadores fazem parte das prioridades que estão sendo debatidas, na 1ª Conferência Livre de Meio Ambiente de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Estado do Rio de Janeiro, que encerra-se hoje (27). Com a vigência da Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a partir do próximo ano ficam proibidos os lixões no país e todas as prefeituras terão de dar um fim adequado aos resíduos, por meio de centros de tratamento e da coleta seletiva.

Classe social influi no acesso a alimentos saudáveis

Na cidade de São Paulo, existem diferenças no acesso a alimentos saudáveis. Pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP mostra que estabelecimentos de comercialização de alimentos localizados em bairros de maior nível socioeconômico apresentaram um maior número de opções saudáveis, quando comparados a estabelecimentos similares, mas localizados em áreas de menor nível socioeconômico.
Quanto maios o nível socioeconômico, maiores as opções de alimentos saudáveis







Economia expansiva, planeta doente

Amazonia2 300x201 Economia expansiva, planeta doente
Desmatamento na Amazônia. Foto: Divulgação/ Internet

Pelo menos desde o Neolítico (12.000 anos a. C.) as sociedades têm consumido num ritmo voraz tudo aquilo que conhecemos por recursos da natureza. Especialmente nos últimos 60 anos, quando a economia mundial aumentou dez vezes de tamanho, em nome da busca do crescimento econômico – espécie de dogma central da economia tradicional – o expansionismo da economia que se apresenta sem limites, desrespeitando as fronteiras ecossistêmicas, fez adoecer gravemente nosso planeta Terra.

Leilão de energia eólica tem 377 projetos e potência equivalente a duas Belo Monte

Parque Eólico de Cerro Chato, RS

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou 377 empreendimentos de parques eólicos para o próximo leilão de energia de reserva, marcado para 23 de agosto. O total ofertado é 8.999 megawatts (MW), o equivalente a duas vezes a média de produção da futura Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no Rio Xingu, no estado do Pará, e que deverá produzir 4.500 MW médios ao longo do ano.

Poluição, consumo e o fundo do poço, artigo de Efraim Rodrigues

Poluição em Beijing
Poluição em Beijing. Foto: AFP
Tenho dependido cada vez mais da mídia internacional por causa do número crescente de matérias enviesadas por aqui. Da mídia esperava somente equilíbrio, mas desculpem a digressão.
A capa da “The Economist” desta semana é sobre a limpeza da China. Uma interessante analogia é construída por esta revista conservadora (sem viés mesmo não existe, esta ao menos é bem fundamentada).

O Desenvolvimento Sustentável das terras secas

Juazeiro fotografado no segundo semestre de 2008, em Parambu, no Sertão de Crateús Foto: Cid Barbosa
Juazeiro (Ziziphus joazeiro), em Parambu, no Sertão de Crateús Foto: Cid Barbosa

A primeira edição da Conferência Científica da Iniciativa Latinoamericana de Ciência e Tecnologia para Implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (ILACCT) começa nesta quarta-feira ( 28) e segue até sexta-feira ( 30), no Centro de Convenções de Sobral, no Ceará.
O evento é uma iniciativa do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com instituições como a Comisión Económica para América Latina y el Caribe (Cepal),Instituto Argentino de Investigaciones de las Zonas Áridas (Iadiza) e a Fundação de Meteorologia do Estado do Ceará (Funceme). A organização conta com o apoio da Prefeitura de Sobral, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará e da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), entre outras instituições.

Governo ainda não tem definição sobre taxa ou imposto sobre as emissões de carbono no Brasil

Audiência pública sobre os mecanismos financeiros e tributários para uma economia de baixo carbono

Comissão sobre Mudanças Climáticas discutiu ações para incentivar economia de baixo carbono.
O Ministério da Fazenda informou nesta terça-feira (13) que ainda são necessários mais estudos para a eventual adoção de taxa ou imposto sobre as emissões de carbono no Brasil. O assunto foi discutido em audiência pública na Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas.

Planeta sobrecarregado

earth-overshoot-day
Na terça-feira passada (20), a humanidade esgotou o orçamento da natureza para o ano e começou a operar no vermelho. Os dados são da Global Footprint Network (GFN), traduzindo Rede Global da Pegada Ecológica, instituição internacional parceira da rede World Wide Fund for Nature (WWF), ou Fundo Mundial para a Natureza, que gera conhecimento sobre sustentabilidade e tem escritórios na Califórnia (EUA), Europa e Japão.
Overshoot Day (Dia da Sobrecarga da Terra) é a data aproximada em que a demanda anual da humanidade sobre a natureza ultrapassa a capacidade de renovação possível. Para chegar a essa data, a GFN faz o rastreamento do que a humanidade demanda em termos de recursos naturais, como alimentos, matérias-primas e absorção de gás carbônico – ou seja, aPegada Ecológica – e compara com a capacidade de reposição desses recursos pela natureza e de absorção de resíduos.

Porto do Açu: empresa de Eike pode ter causado grande desastre ambiental

Porto do Açu
Foto: www.mulheresnopoder.com.br

Denúncias de ambientalistas revelam que obras para construção do porto contaminaram a região.
A reportagem é de Cláudia Freitas e publicada pelo Jornal do Brasil, 13-08-2013.
As obras realizadas pela empresa OSX, do grupo de Eike Batista, na região do Açu, em São João da Barra, Norte Fluminense, podem ter causado uma das maiores tragédias ambientais do estado. Durante as perfurações e extração do sal para a construção do Complexo Portuário do Açu uma falha técnica em um dos tanques de transferência provocou o derrame de água salgada para os córregos, rios e propriedades de pequenos agricultores, contaminando toda a região.

Municípios reivindicam recursos federais para pôr fim aos lixões



Representantes de municípios brasileiros reivindicam recursos ao governo federal para colocar fim aos lixões até agosto de 2014, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). A implementação da lei foi discutida nesta terça-feira pelas frentes parlamentares de Infraestrutura e Ambientalista, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Terra precisaria ter 50% mais recursos para sustentar padrão de consumo atual

terra Terra precisaria ter 50% mais recursos para sustentar padrão de consumo atual


O planeta Terra teria que “fechar as portas” na terça-feira, 20 de agosto, caso a humanidade se comprometesse a consumir a cada ano só os recursos naturais que pudessem ser repostos no mesmo período. A estimativa é da Global Footprint Network, organização não governamental que calcula o “Dia da Sobrecarga”.
Em 2013, o esgotamento foi registrado mais cedo do que em 2012 (22 de agosto), e a piora tem sido uma constante. “A cada ano, temos o Dia da Sobrecarga antecipado em dois ou três dias”, destacou à Folha Juan Carlos Morales, diretor regional da entidade na América Latina.

Abramovay aponta economia regenerativa como novo movimento empresarial



Para ele, o desafio é fazer a empresa nortear cada decisão pela preocupação de regenerar os tecidos sociais e ambientais junto aos quais ela atua.
Apresentando mais um dos palestrantes da Conferência Ethos 2013, entrevistamos o economista Ricardo Abramovay, professor do Departamento de Economia e do Instituto de Relações Internacionais da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Pesquisador premiado na área de sustentabilidade, Abramovay também é um consagrado autor de análises sobre o tema.

Agricultura orgânica de pequena escala ou agricultura industrial? artigo de Raimundo Nonato Brabo Alves

organicos

Li alguns artigos ou entrevistas com posicionamentos de atores influentes na discussão sobre sustentabilidade. Um deles sobre a inviabilidade da agricultura orgânica frente a agricultura industrial. O argumento é de que é necessário mais área com agricultura orgânica que com agricultura industrial, para produzir a mesma quantidade de alimentos e isso é incompatível com a sustentabilidade ambiental. Citando que estudos em fazendas na Inglaterra revelaram essa diferença de produtividade entre os dois processos de produção.

Saiba Mais: Princípios da Política Nacional do Meio Ambiente, por Antonio Silvio Hendges

A Lei 6.938/1981 com alterações em sua redação pela Lei 7.804/1989 e Lei 8.028/1990 institucionalizou no Brasil a Política Nacional de Meio Ambiente, os fins e mecanismos para a sua formulação e aplicação, constituiu o Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA e os Cadastros de Defesa Ambiental.

Aterrando mangues e destruindo o futuro

artigos e estudos

Por Maria Tereza Pádua (*) 

Com o novo Código Florestal brasileiro, Lei 12.651 de 5 de maio de 2012, vitória de ruralistas e derrota dos ambientalistas, tudo fica mais fácil para se usar as áreas de preservação permanente definidas pela Lei, que abre muitas brechas, inclusive para os mangues e áreas de restingas. Antes do advento da lei, ora em vigor, duvido que as autoridades constituídas do Rio de Janeiro teriam permitido aterrar o Campo da Fé em área reconhecida como de “preservação permanente em toda sua extensão”. Porém com tantas excepcionalidades para o “interesse social” e para a “utilidade pública” parece que tudo se consegue.

'Chuva Sólida' pode ser a solução para a seca



Um pó denominado "Chuva Sólida" que é capaz de absorver enormes quantidades de água e liberar o líquido aos poucos, para que as plantas possam sobreviver em meio a uma seca, pode ser a solução para o problema da seca, que assola principalmente o sertão nordestino.
O sertão nordestino é uma das regiões que sofrem com a estiagem. FOTO: DIVULGAÇÃO

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Relatório indica que todo o Brasil deverá ficar ao menos 3ºC mais quente até o fim do século


Os cientistas familiarizados com a obra do historiador inglês marxista Eric Hobsbawm, falecido no ano passado, bem que poderiam tomar emprestado o título de seu livro dedicado às transformações político-econômicas do século XX e empregá-lo para descrever o cenário climático previsto para o Brasil das próximas décadas. Se o assunto são as mudanças climáticas, a era dos extremos (nome do livro de Hobsbawm) apenas se iniciou e, segundo os pesquisadores, veio para ficar por um bom tempo.

Brasil ocupa posição 45 em ranking de sustentabilidade com 59 nações


Quando se fala em classificar um país de acordo com a “sustentabilidade”, sempre é difícil imaginar que tipo de critérios serão avaliados, já que o termo muitas vezes é interpretado de forma diferente por cada instituição que se dispõe a fazer esse tipo de medição.
Porém, o mais recenteranking de sustentabilidade, publicado neste mês pelo grupo suíço de investimentos RobecoSAM, chama a atenção pela abrangência de seus critérios e por ter como objetivo ajudar os investidores a decidirem onde aportar seus recursos.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Árvores grandes têm papel elementar no estoque de carbono das florestas tropicais



Um novo estudo publicado no periódico Global Ecology and Biogeography, conduzido por dezenas de pesquisadores em florestas tropicais, indica que as árvores mais antigas e maiores estocam quase a metade da biomassa acima do solo, e, portanto, enormes quantidades de carbono. 

Gás de xisto é ponto de discussão entre especialistas



Apesar de todas as principais agências internacionais apontarem o crescimento dos investimentos em fontes renováveis de energia, elas também reconhecem que a injeção de recursos em combustíveis fósseis não convencionais, como o gás de xisto, também está aumentando.
Entre 2007 e 2012, a extração do gás de xisto cresceu, em média, 50% ao ano, estima o McKinsey Global Institute. Este combustível é considerado como o grande responsável pela recuperação da economia norte-americana - revolucionando o setor de geração de energia - e até mesmo pela queda nas emissões de gases do efeito estufa do país.

Science traz coletânea sobre impactos das mudanças climáticas


“Mudanças climáticas antropogênicas são parte da nossa realidade. Mesmo as mais otimistas estimativas sobre os efeitos do uso contemporâneo dos combustíveis fósseis sugerem que a temperatura global subirá pelo menos 2ºC antes do fim do século e que as emissões de CO2afetarão o clima pelas próximas dezenas de milhares de anos.”

O déficit ambiental dos Estados Unidos e o superávit ambiental do Canadá, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O déficit ambiental dos Estados Unidos e o superávit ambiental do Canadá

Os Estados Unidos da América (EUA) e o Canadá são dois países da América do Norte com aproximadamente a mesma dimensão territorial. Mas enquanto o Canadá enfrenta temperaturas muito baixas e grande volume de gelo durante o ano, os EUA possuem um clima mais diversificado e maiores oportunidades de recursos naturais.

Conheça os remédios naturais que estão presentes em sua cozinha

untitled-2-2.jpg
Fotos: Flirck e Wikimedia Commons

Quando estamos gripados, alho e mel costumam ser usados para reduzir os efeitos do vírus que nos adoece.  Esses são apenas alguns dos remédios naturais que estão presentes em sua cozinha. Canela, vinagre de maçã e orégano também podem ser úteis e em alguns casos pode até ajudar a controlar a glicose em diabéticos, segundo o Earth911
Além disso, os alimentos curativos podem permitir a não utilização de remédios convencionais, em algumas situações. Conheça a lista de produtos que não podem faltar em seu armário:

Cinco razões para não beber água engarrafada

water-dois-ecod.jpg
O produto é visto por muito cientistas como ícone do desperdício
Foto: quinn.anya


Apesar de ser responsável por grandes debates sobre a quantidade ideal para sua ingestão, os benefícios da água para a saúde são inegáveis. Segundo a nutricionista Amélia Duarte, o líquido está presente em 50% a 75% do peso corporal de um adulto e é um dos principais transportadores de nutrientes do nosso corpo e age também como suporte para o bom funcionamento intestinal.
Mas é preciso ficar atento quando os assuntos são as fontes e o armazenamento deste recurso.

CTNBio pode liberar plantas transgênicas resistentes a componente do agente laranja

transgênicos

Os herbicidas à base de glifosato, anunciados em anos anteriores como solução definitiva contra pragas na agricultura, já não exercem a mesma eficácia sobre plantas daninhas. Como resultado, as espécies invasoras ocupam lavouras e resistem à pulverização, prejudicando ou até inviabilizando safras inteiras. Uma solução apresentada propõe o plantio de variedades transgênicas de soja e milho resistentes a um defensivo mais agressivo, o 2,4-D (ácido diclorofenoxiacético).

Relatório registra recordes de emissões e perda de gelo em 2012



A Terra perdeu uma quantidade recorde de gelo marinho no Ártico em 2012 e emitiu níveis elevados constantes de gases de efeito estufa resultantes da queima de combustíveis fósseis, alertaram climatologistas em um relatório [State of the Climate in 2012] divulgado nesta terça-feira (6). Matéria da AFP, no UOL Notícias, com informações adicionais da redação do EcoDebate.

Pesquisa avaliará se a emissão de CO2 em maior quantidade afetará a floresta amazônica

floresta

Inpa participará de projeto que avaliará o resultado de fertilização por CO2 em floresta tropical
O projeto Amazon FACE (Free Air CO2 Enrichiment), a ser implantado na Reserva Biológica do Cuieiras (ZF2), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), avaliará o potencial de fertilização de gás carbônico (CO2) no possível aumento na produção de fotossíntese, eficiência do uso da água, o destino do carbono adicional nas folhas, troncos e raízes, mudanças na composição da comunidade biológica e impactos nos estoques de carbono e outros nutrientes do solo.

MPF ajuíza ação contra empresa responsável por vazamento de 300 toneladas de óleo em Fortaleza

Recente episódio de derramamento de óleo de castanha de caju provocou graves danos ao meio ambiente e à população
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) ajuizou, nesta segunda-feira, 5 de agosto, ação civil pública com pedido de liminar contra a empresa Cascaju Agroindustrial S/A. A ação, proposta pela procuradora da República Nilce Cunha, pede a condenação da empresa, responsável por recente episódio de derramamento de 300 toneladas de óleo de castanha de caju na avenida Dioguinho, em Fortaleza.

Pegada Ecológica e declínio da biocapacidade, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

pegada ecológica x biocapacidade
A Footprint Network apresenta duas medidas úteis para se avaliar o impacto humano sobre o meio ambiente e a disponibilidade de “capital natural” do mundo. A Pegada Ecológica serve para avaliar o impacto que o ser humano exerce sobre a biosfera. ABiocapacidade avalia o montante de terra e água, biologicamente produtivo, para prover bens e serviços do ecossistema à demanda humana por consumo, sendo equivalente àcapacidade regenerativa da natureza.

sábado, 17 de agosto de 2013

Meias produzidas com restos de café eliminam mau cheiro dos pés

Meias são fabricadas com poliéster reciclado e restos de café, recolhidos em bares e padarias.

Batizadas de Atlas, as meias criadas pela marca norte-americana Ministry of Supply utilizam café usado para manter os pés frescos e livres de mau cheiro. Depois de serem recolhidos em padarias, bares e outros estabelecimentos, os restos de grãos torrados são limpos e misturados ao tecido, tornando as meias três vezes mais eficazes na absorção de suor e odores do que as versões convencionais.

Reino Unido doa 80 milhões para Brasil investir em agricultura sustentável

O evento contou com a presença de mais de 140 autoridades brasileiras e britânicas.

Foi lançado oficialmente o projeto inglês “Agricultura Sustentável para Desenvolvimento Rural” na última quarta-feira (14) no auditório da Embrapa em Brasília. O evento contou com a presença de mais de 140 autoridades brasileiras e britânicas.
Através do projeto, o Brasil vai receber como doação do governo do Reino Unido R$ 80 milhões para investimento em agricultura sustentável. Ao todo, serão 3.700 produtores rurais de sete estados brasileiros beneficiados e incentivados a gerirem suas propriedades de forma mais sustentável.

Vem aí o Oscar da Ecologia 2013

oscar Vem aí o Oscar da Ecologia 2013

“Somente o nosso contato com a natureza, com algo maior, é capaz de nos reensinar o amor ao planeta e a nós mesmos” (Hugo Werneck).
Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza. A data marcada para a entrega do “Oscar da Ecologia”, como já se tornou conhecido, será no dia 09 de dezembro e contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Sistema aumenta produção agrícola sem usar água ou fertilizantes

Composto garante o desenvolvimento de culturas com apenas 35 irrigações por ano.

Agricultores mexicanos desenvolveram um novo produto capaz de economizar a água utilizada para irrigar as plantações e ainda diminuir o uso de fertilizantes no solo. Chamado de Solid Rain(livremente traduzido para “chuva sólida”), o produto deve ser colocado na terra em que estão plantadas as culturas, a fim de garantir que elas se desenvolvam mesmo em localidades secas.

Portugal supre 40% do consumo com energia eólica

Já são quase três mil torres espalhadas para garantir a geração.

Quase metade da eletricidade do país europeu provém de uma alternativa renovável. Um novo modelo, que pode ser exportado para outras regiões, aproveita-se da força dos ventos em alto mar.
O vento em Portugal é constante, por isso, o país aposta nesse tipo de geração de energia. A escolha também parte da dificuldade no acesso a outras fontes, uma vez que o país não possui reservas de petróleo, nem grandes rios.
Atualmente, já são quase três mil torres espalhadas para garantir a geração. Entretanto, técnicos já analisam que, em sete anos, faltará espaço viável para instalar novos equipamentos.

Agronegócio, um modelo esgotado

Vandana Shiva, cientista indiana mundialmente conhecida, falou sobre as consequências da chamada Revolução Verde e denunciou o controle das transnacionais na abertura do III Encontro Internacional de Agroecologia, em Botucatu, interior de São Paulo


Perante uma atenta plateia composta por mais de 3 mil pessoas, a renomada cientista indiana Vandana Shiva fez uma palestra de uma hora, respondeu a perguntas e encantou a todos com suas ideias, experiências e convicções, durante a abertura do III Encontro Internacional de Agroecologia, no dia 31 de julho, na cidade de Botucatu, interior de São Paulo.

FNMA prorroga prazo de editais para educação ambiental e São Francisco

O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) prorrogou o prazo para envio de projetos de dois editais do Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançados em junho. O primeiro edital 01/2013, Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar e Implementação de Projetos Comunitários de Educação Ambiental, recebeu o novo prazo de 24. O segundo edital 02/2013, Apoio ao Cumprimento da Nova Lei Florestal nº 12.651, foi prorrogado para 31 deste mês.

FAO pede que nações em desenvolvimento parem de usar pesticidas perigosos

Países em desenvolvimento deveriam acelerar a retirada de pesticidas altamente perigosos de seus mercados depois que 23 crianças foram contaminadas na Índia, afirmou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) nesta terça-feira.
As crianças do estado indiano de Bihar morreram no começo deste mês depois de comerem na escola arroz e curry de batata contaminados por monocrotofos, um pesticida considerado altamente perigoso pela FAO e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Tetos de ônibus são transformados em áreas verdes na Espanha

Criado pelo paisagista espanhol Marc Grañen, o premiado projeto Phyto Kinetic tem por objetivo cobrir com plantações a parte superior dos ônibus. Utilizando materiais leves de jardinagem, o paisagista constrói áreas verdes itinerantes que ajudam a purificar o ar das metrópoles e ainda aproveitam o espaço livre, que geralmente é desperdiçado. A iniciativa já é praticada em Girona, cidade que faz parte da Catalunha.

China entra em estado de emergência devido a onda de calor



Aqui no Brasil nos lembraremos de julho como o mês no qual nevou em mais de uma centena de cidades. Porém, em todo hemisfério norte ondas de calor estão causando prejuízos e até mortes. 

O caso mais grave é o da China, onde pela primeira vez na história foi decretado estado de emergência por causa das altas temperaturas. 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Capacidade fotovoltaica global aumentou 900% em cinco anos


Uma nova coletânea de dados sobre as fontes alternativas de energia demonstra que apesar dos investimentos terem caído no ano passado, a tendência é de um crescimento acelerado da instalação e do uso das renováveis.
Produzida pelo Worldwatch Institute, a publicação afirma que o investimento global em energia solar foi de US$ 140,4 bilhões em 2012, uma queda de 11% com relação ao ano anterior. Já em eólica foram US$ 80,3 bilhões, uma redução de 10%. No entanto, como o preço dessas tecnologias está cada vez mais barato, mesmo com menos injeção de recursos a capacidade instalada segue aumentando rapidamente.

O posicionamento ecológico deve estar acima do econômico, artigo de Marcus Eduardo de Oliveira

O posicionamento ecológico deve estar acima do econômico
Sem retórica ou exagero desmesurado, uma das mais urgentes necessidades em termos de organização da sociedade é a de conciliar desenvolvimento econômico com a promoção do desenvolvimento social, respeitando e resguardando o meio ambiente. A ideia central é procurar compatibilizar as dimensões econômica, social e ambiental; ponto de partida para tentar superar o dilema dicotômico entre “crescer” e “preservar o equilíbrio ecológico”; dito de outra forma, entre “prosperar” (econômica e socialmente) “sem destruir” (ambientalmente).

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Agrotóxico No Brasil – Uso e Impactos ao Meio Ambiente e a Saúde Pública, por João Siqueira da Mata e Rafael Lopes Ferreira

AGROTÓXICO NO BRASIL – USO E IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE PÚBLICA
João Siqueira da Mata1
Rafael Lopes Ferreira 2
RESUMO
Com a chamada revolução verde houve a massificação do uso dos agrotóxicos no Brasil e a produção agrícola passou por grandes transformações. A política de créditos agrícolas deu ênfase aos produtos de exportações. Pacotes tecnológicos ligados aos financiamentos agrícolas obrigavam os agricultores a usar determinadas tecnologias e entre elas estavam os agrotóxicos que tinha como objetivo proteger as culturas contra pragas e doenças. O uso de agrotóxicos foi estimulada sem a preocupação prévia de orientar os agricultores sobre o risco para a sua saúde, meio ambiente e para o consumidor de forma a criar entre os agricultores um falso conceito que os produtos aplicados são praticamente inofensivos para o meio ambiente e a saúde do ser humano.

O desmatamento da Amazônia e o possível fim da floresta até o ano de 2270, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

desmatamento e degradação florestal no bioma amazônia

Desde 1988, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) monitora, via satélite, o desmatamento na Amazônia. Um dos sistemas utilizados é o Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), utilizado para identificar visualmente os polígonos de desflorestamento por meio de imagens.

O IDHM e a água, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)

Foto de João Zinclar

O olhar sudestino sobre o semiárido costuma dizer que aqui nada muda e que hoje a nossa realidade ainda é a mesma denunciada por Graciliano Ramos em sua obra prima “Vidas Secas”.
Agora, com a publicação dos índices de desenvolvimento humano, recentemente lançados, temos estatísticas para confirmar o que vemos a olho nu aqui nos últimos trinta anos. A vida do povo melhorou, se não é o paraíso, ao menos já não temos a intensa mortalidade humana, sobretudo infantil, das décadas de 70 e 80, quando ainda morreram milhões de pessoas de fome e de sede naquela longa estiagem.

Nos arredores do Castanhão, o maior açude cearense, tem água pra ver, mas não pra beber

Por Coletivo Nigéria, em A Pública.
Nos arredores do maior açude do Ceará, moradores de assentamentos, cidadezinhas e vilas sofrem com a seca enquanto a água passa diante dos seus olhos para abastecer o agronegócio, a indústria, e a capital, Fortaleza

Nos arredores do Castanhão, o maior açude cearense, tem água pra ver, mas não pra beber

ALEMANHA INVESTE 14,3 MILHÕES DE EUROS NA MATA ATLÂNTICA



Crédito:  Glauco Umbelino/Creative Commons
A Mata Atlântica receberá 14,3 milhões de euros, o equivalente a R$ 40,2 milhões, em investimentos vindos da Alemanha, que serão destinados a recuperar a floresta, proteger a biodiversidade e o clima da área. A ação é resultado de uma iniciativa de cooperação bilateral entre os países.

SÃO PAULO RECEBE INVESTIMENTOS DE R$ 60 MILHÕES PARA PRESERVAR MEIO AMBIENTE

O Estado de São Paulo receberá investimentos de R$ 60,4 milhões para aplicar em ações e iniciativas de conservação e preservação do meio ambiente, além de promover desenvolvimento sustentável, por meio do programa Crédito Ambiental Paulista.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Finep lança edital na área de recursos hídricos

A FINEP - Agência Brasileira da Inovação acaba de lançar Chamada Pública de R$ 19 milhões em recursos não reembolsáveis provenientes do Fundo Setorial CT-Hidro/FNDCT. O objetivo é apoiar projetos estruturados em rede de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de produtos e processos inovadores no setor de Recursos Hídricos.

Caixa financia projeto de energia renovável em imóveis do minha casa minha vida

Com investimento de R$ 6,2 milhões do fundo socioambiental do banco, iniciativa prevê treinamento de mão-de-obra e geração de renda


A Caixa Econômica Federal deu início ao projeto Geração de Renda e Energia Renovável nos empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) Morada do Salitre e Praia do Rodeadouro, em Juazeiro (BA). Com recursos do Fundo Socioambiental CAIXA (FSA), os empreendimentos já começaram a receber sistemas de microgeração eólica e solar. Até novembro, o projeto piloto vai receber um investimento de R$ 6,2 milhões. 

O desenvolvimento sustentável sob a ótica da oportunidade de negócios

Tradicionalmente, o Instituto Ethos organiza uma Conferência anual, reunindo especialistas, empresas e tomadores de decisão para discutir as questões mais importantes em suas áreas de especialidade. Os primeiros dez anos da instituição foram marcados pela compreensão do tema da responsabilidade social e da sustentabilidade, o que foi paralelo ao engajamento das empresas em um movimento que promoveu profundas mudanças na forma como as empresas fazem negócios no Brasil hoje.

Capitalismo e destrutividade do meio ambiente

A poluição do ar está tirando, no norte da China, quase seis anos de vida das pessoas! Estudo feito por especialistas chineses, americanos e israelenses mostra o criminoso legado de uma política econômica desastrada que distribuiu carvão de graça para o aquecimento residencial. Isso provocou doenças cardíacas e respiratórias em 500 milhões de pessoas do norte do país, cujas vidas estão sendo encurtadas, em comparação com as pessoas do sul (Valor Econômico de 09.07.13, p. A9). Claro que também muitas vidas foram salvas ao evitar o frio do inverno. Mas o progresso e o crescimento econômico devem ser pensados para o bem da humanidade, não para a sua destruição. 

Site reúne indicadores dos municípios brasileiros participantes do Programa Cidades Sustentáveis

Uma plataforma criada pelo Programa Cidades Sustentáveis vai reunir dados sobre a situação dos municípios brasileiros. Começaram a ser disponibilizados, na semana passada, 100 indicadores ligados a diversas áreas, como saúde, educação, cultura, meio ambiente e mobilidade. São ao todo 242 prefeituras participantes, sendo que 92 já iniciaram o preenchimento das categorias no site.

Quatro razões para escolher roupas orgânicas



As roupas orgânicas nada mais são do que vestimentas produzidas a partir de uma preocupação ambiental. Normalmente, elas são confeccionadas com tecidos orgânicos como o algodão orgânico, seda, lã, cânhamo, entre outros. No mercado, elas costumam ser mais caras do que as convencionais, mas as razões apresentadas abaixo, divulgadas no site Ecofriend, podem mostrar que vale apena pagar um pouquinho a mais. Conheça!

Degelo do Ártico prejudicaria a economia mundial em US$ 60 trilhões



Utilizando uma versão atualizada dos modelos aplicados no famosorelatório Stern, do governo britânico, pesquisadores calcularam que o custo econômico de ver todo o metano armazenado no permafrost (solo congelado) do Ártico liberado para a atmosfera seria de US$ 60 trilhões, o equivalente quase ao PIB global de um ano.  

Renováveis crescem mais rápido, mas fósseis dominarão matriz até 2040



A Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos (EIA, na sigla em inglês) divulgou nesta quinta-feira (25) o International Energy Outlook 2013 (Panorama da Energia Mundial 2013), descrevendo como o desenvolvimento dos países emergentes justificará a maior parte do aumento no consumo de energia do planeta no futuro.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Política Nacional de Resíduos Sólidos: obrigações para governo, empresários e cidadãos

Cidades - Favelas e Pobreza - Lixo e reciclagem - Lixão - Catadora de lixo

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada após duas décadas de discussão, enfrenta um desafio: sair do papel. Isso significa o fim dos lixões a céu aberto até agosto do ano que vem. As mudanças envolvem governos, empresas e consumidores e passam pela coleta seletiva e pela chamada logística reversa. 

Aprovada em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) foi discutida por quase 20 anos no Congresso Nacional. Embora seja considerada por especialistas como uma boa lei, existe uma preocupação se a lei vai pegar, já que envolve uma participação ampla da sociedade. A lei traz obrigações para ministros, governadores, prefeitos e também para empresários e consumidores.

ONU mostra como tornar cidades mais resilientes



Um novo relatório apresentado nesta semana pelo Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres (UNISDR) aponta como diversas cidades em todo o mundo, auxiliadas pela iniciativa privada, estão trabalhando para se tornarem mais resilientes a incidentes, inclusive os desencadeados pelas mudanças climáticas.
O documento, intitulado Como Construir Cidades Mais Resilientes – Um Guia para Gestores Públicos Locais, faz parte de uma campanha lançada pelo UNISDR em 2010 com o objetivo de aumentar a conscientização a respeito da redução de riscos urbanos e encorajar governos a investir em atividades de redução de desastres e criar uma infraestrutura mais resiliente nas cidades.

Cientistas preveem oceano Ártico sem gelo em 40 anos



Estudiosos vêm alertando sobre um oceano ártico sem gelo há anos. Mas Jiping Liu, cientista atmosférico da Universidade Estadual de Nova York em Albany, nos EUA, e seus colegas foram mais longe.
Eles previram que o Oceano Ártico ficará efetivamente livre de gelo pela primeira vez no mês de setembro entre 2054 e 2058.

Maitê Proença e Conservação Internacional juntas na campanha #EuMeComprometo

A atriz Maitê Proença e a organização não-governamental (ONG) Conservação Internacional (CI-Brasil) lançaram hoje (29 de julho) a campanha #EuMeComprometo, que vai mobilizar as pessoas por meio de vídeos nas redes sociais para a importância de se comprometer com a conservação da natureza e dos recursos naturais.

Cientistas britânicos alertam que desaceleração do aquecimento global é ilusória



Entre 1998 e 2012 a taxa de aquecimento global foi de 0,04°C por década, abaixo dos 0,17°C registrados entre 1970 e 1998. Essa informação vem sendo usada por grupos variados que defendem não ser necessário realizar nenhum tipo de ação para lidar com as mudanças climáticas, já que elas na realidade jamais irão acontecer.

Fundo para Ações Nacionais de Mitigação lança primeira chamada para projetos

Um fundo apoiado pelo governo alemão e britânico para financiar Ações Nacionais Apropriadas de Mitigação (NAMAs) abriu a primeira chamada para propostas de projetos em países em desenvolvimento voltados às mudanças climáticas.

Prejuízos ambientais custam à Índia 6% de seu PIB, afirma Banco Mundial


Em uma análise que com certeza deve encontrar paralelo em outras nações emergentes, como o Brasil, o Banco Mundial afirma que a poluição e outros problemas ambientais trazem à Índia custos de US$ 80 bilhões por ano, o que equivale a quase 6% de seu produto interno bruto (PIB). 

Série Meio Ambiente lança seis novos títulos

Evolução Humana, Escola, Economia, Teologia, Botânica e Química são os temas abordados nos novos títulos da série Meio Ambiente. Lançada pela Editora Senac São Paulo, a coleção é organizada por José de Ávila Aguiar Coimbra e conta com 20 livros, que têm por objetivo ampliar o conhecimento em torno das questões ambientais e promover a transversalidade com outras áreas do conhecimento, todos com o preço popular de R$ 29,90.

Aproveitamento dos resíduos do coco será discutido em Fortaleza

A casca do coco verde contribui para o esgotamento precoce dos aterros sanitários, mas pode ser aproveitada de diversas maneiras
A casca do coco verde contribui para o esgotamento precoce dos aterros sanitários, mas pode ser aproveitada de diversas maneiras
As cascas do coco verde correspondem a 80% do peso bruto do fruto. No entanto, ao contrário das cascas de coco seco, que são utilizadas tradicionalmente para a produção de pó e fibra, o resíduo do coco verde é descartado. Disposto em aterros e lixões, contribui para a aceleração do esgotamento da capacidade de acumulação por causa do grande volume.

Carta da 17ª Romaria da terra e das águas de Minas Gerais

17ª Romaria da terra e das águas de Minas Gerais

Carta da 17ª Romaria da terra e das águas de Minas Gerais e 9ª Romaria do/a Trabalhador/a Rural da Diocese de Leopoldina, MG.
Nós, romeiros e romeiras, do campo e da cidade, do Estado de Minas Gerais, reunimo-nos na cidade de Miradouro, Diocese de Leopoldina, Zona da Mata Mineira, para celebrar a 17ª Romaria da terra e das águas do estado de Minas Gerais e a 9ª Romaria do/a Trabalhador/a Rural da Diocese de Leopoldina. Anunciamos os projetos de vida, em sintonia com o Evangelho de Jesus Cristo, e denunciamos os projetos de morte que afligem o povo e o meio ambiente.