sexta-feira, 10 de julho de 2015

Sustentabilidade é o tema mais importante do século 21, afirma presidente do Sebrae

luizbarretto-ecod.jpg
O gestor ressaltou ainda a importância de dialogar com esse novo mercado, ao considerar os aspectos social, ambiental e econômico
Foto: Agência Brasil

"A sustentabilidade é o tema mais importante do século 21 e as mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras não podem ficar de fora dessa agenda, sob pena de o Brasil não ser competitivo". A afirmação foi feita pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto Filho, nesta quinta-feira, 2 de julho, durante a abertura do Congresso Internacional de Sustentabilidade para os Pequenos Negócios (Ciclos), realizado em Cuiabá.

Senado aprova projeto que prorroga prazo para fechar lixões

lixao-ecod.jpg
Extinção dos lixões foi estabelecida há quase cinco anos pela Lei dos Resíduos Sólidos, mas maioria dos municípios deixou de cumprir a determinação


O plenário do Senado aprovou na quarta-feira, 1º de julho, a primeira proposta da comissão especial criada para discutir o pacto federativo. O projeto estabelece prazo de mais dois anos para que os municípios substituam todos os lixões por aterros sanitários.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Em cada dez brasileiros, apenas dois são consumidores conscientes

feira-organica-ecod.jpg
Feira orgânica
Foto: Bolivar Abascal Oberto
O que significa consumir de forma consciente? Quais aspectos devem ser considerados pelo consumidor na hora da compra para que sua ação não prejudique a si próprio e os outros ao seu redor? Um indicador inédito lançado na quarta-feira, 1º de julho, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira 'Meu Bolso Feliz' a partir de uma pesquisa realizada em todas as capitais revela que o brasileiro reconhece que as atitudes cotidianas ligadas ao consumo são importantes para a vida em sociedade, mas nem todos praticam, individualmente, ações neste sentido.

Fritjof Capra: "Sobrevivência da humanidade dependerá de nossa alfabetização ecológica"

capra2-ecod.jpg
Físico e escritor austríaco Fritjof Capra foi a grande atração do primeiro dia do Congresso Ciclos
Fotos: Rodrigo Lorenzon
O PHD em física e escritor austríaco Fritjof Capra, autor de best-sellers como O Tao da FísicaO Ponto de Mutação e As Conexões Ocultas, abriu nesta quinta-feira, 2 de julho, o Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios (Ciclos), realizado pelo Sebrae em Cuiabá, no Mato Grosso.

Saiba mais sobre espécies recém-descobertas ou ameaçadas de extinção



(i) A metade dos golfinhos capturados vivos no Japão mediante um método de pesca muito criticado foram exportados à China e a outras partes do mundo, segundo a imprensa japonesa. Os caçadores da baía de Taiji venderam entre setembro de 2009 e agosto de 2014 um total de 760 golfinhos vivos, segundo a agência Kyodo, que cita dados da Agência de Investigação Japonesa de Pesca. Deste total, 354 foram exportados a uma dezena de países, 216 deles à China, 36 à Ucrânia, 35 à Coreia do Sul, 15 à Rússia e alguns aos Estados Unidos, entre outros destinos, disse Kyodo. 

Terra passa por novo período de extinção em massa, diz pesquisa



Na história da Terra, consideramos cinco extinções em massa - episódios nos quais grandes números de espécies foram extintas em um curto período de tempo. Todas as extinções em massa foram causadas por catástrofes naturais, como o impacto de um meteorito ou intensas erupções vulcânicas.

Dados da Nasa revelam que o mundo está ficando sem suas principais fontes de água



Apesar de aproximadamente 70% da superfície da Terra estarem cobertos de água, só cerca de 2,5% deste precioso composto essencial para a vida existente no planeta consistem em água doce, ou seja, apropriada ao consumo humano e animal e para uso na agricultura e na indústria. Grande parte desta água doce, no entanto, está presa na forma de gelo nas calotas polares e em glaciares ou em enormes e profundos depósitos subterrâneos, conhecidos como aquíferos confinados.

Estados afetados pela crise hídrica deverão ampliar metas de restauração florestal



O Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu, em 11 de junho, decisão que reconhece a relação direta entre a escassez de recursos hídricos com o desmatamento e oficiou quatro Estados afetados pela crise de água para que estabeleçam metas de restauração florestal para as áreas de preservação permanente, acima das faixas definidas no novo Código Florestal.

IBGE faz raio X do desenvolvimento sustentável do país em 63 indicadores


A 6ª edição dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) Brasil 2015 mostra que o país está avançando em diversas áreas ambientais, sociais e econômicas, mas tem muito por avançar em outras.  A proporção do uso de energia não-renovável, por exemplo, aparece em queda no relatório do IBGE, enquanto o consumo de energia em geral cresce mais rapidamente que a população. O desmatamento da Amazônia tem diminuído, mas ainda consome milhares de quilômetros quadrados de floresta a cada ano. Os casos de doença por falta de saneamento têm diminuído, mas os que têm insetos como causa aumentaram.