sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Países que mais emitem carbono presentam metas de redução até 2030

co2-ecod.jpg
Objetivo é não deixar que a temperatura média do planeta aumente mais do que 2 graus Celsius até 2100
Foto: Nathan Rupert/Flickr/CC

A seis semanas da 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP21), marcada para dezembro em Paris, 149 países já anunciaram suas metas para a redução de gases de efeito estufa entre 2025 e 2030, mas várias organizações dizem que são insuficientes, informou nesta sexta-feira, 16 de outubro, a Agência Lusa. O objetivo é não deixar que a temperatura média do planeta aumente mais do que 2 graus Celsius até 2100.

A padaria artesanal cujo modelo de negócio é transformar vidas

sustentacapao-ecod.jpg
Com a venda na comunidade, eles transformaram 70 reais em 200 e compraram os ingredientes para os primeiros cafés
Fotos: Ateliê Sustenta CaPÃO

Lixo e comida, dois conceitos à primeira vista opostos, são os pilares de uma padaria artesanal comunitária que é uma referência de empreendedorismo social em São Paulo. Há um ano, os irmãos José Carlos de Anunciação, 34, e Bruno Horácio Pereira dos Santos, o Bruno CaPão, 25, abriram o Ateliê Sustenta CaPão com um olho na gastronomia e outro na reciclagem.

Designer mescla alumínio derretido e madeira para criar móveis únicos

Hilla-Shamia-2

Criar combinações surpreendentes de design de móveis parece ser um desafio nos dias de hoje. Para Hilla Shamia, o estímulo para inovar fez com que ela mesclasse dois materiais em dois estados físicos. O resultado são estas peças fantásticas que combinam madeira e alumínio com um processo que vai além de unir as matérias primas com porcas e parafusos.

Arnica também ameniza as dores da alma.

arnica
Arnica montana é uma erva originária das regiões montanhosas da Europa, muito famosa por seu uso externo em lesões musculares.
Muito usadas na fitoterapia e na medicina homeopática, as flores amarelo vivas da arnica são um excelente remédio para todo o tipo de dores.
O que muitos não sabem é que ela é também usada como floral. Dessa forma ela atua no campo sutil, no campo vital do indivíduo, e é muito usada para choques, traumas, rompimentos, rupturas, cicatrizes, que são marcas de traumas antigos ou recentes.

Inhame, um alimento que é um santo remédio.

inhame - raiz 2

Inhame (Dioscorea spp.) pertence à família Dioscoreaceae, com nove gêneros e cerca de 850 espécies.
A espécie usada na fitoterapia é a que apresenta os tubérculos arredondados, marrons e a casca com fiapos, como mostra a foto.

A verdade sobre o desmatamento


MapBiomas mostrará situação real da Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, analisando dados e imagens de satélite com resolução de até 30 m x 30 m
Foto: Parque Nacional de Anavilhanas por João Guimarães

​Depois de aproximar as pessoas dos locais em que vivem ou de lugares em que nunca estiveram por meio do Google Street View, uma nova ferramenta tecnológica promete mostrar a situação real dos seis ambientes naturais brasileiros. Trata-se do MapBiomas, plataforma desenvolvida pelo Observatório do Clima, rede de ONGs que atuam na agenda climática do Brasil, em parceria com o Google.

Iniciativas brasileiras utilizam tecnologia como ferramenta para conservar a natureza


Conexão Estação Natureza já conseguiu aproximar a natureza do dia a dia das pessoas de mais de 1,5 milhão de brasileiros. Ela conta com recursos tecnológicos de última geração como o cinema sensorial 4D, óculos de realidade virtual e jogos interativos
Foto: Acervo Fundação

Atualmente, tecnologia é sinônimo de comunicação, rapidez e inovação, permeando diversas áreas do conhecimento humano. Como não poderia ser diferente, instituições ligadas à conservação da natureza – do Google a ONGs – também têm  utilizado essa ferramenta, em benefício da biodiversidade brasileira.

Setor energético quadruplica emissões de carbono


Análise divuldaga permite traçar uma curva de emissões em toda a economia e projetá-las para os próximos anos. Caso o desmatamento na Amazônia saia do controle, a meta de 2009 não será cumprida
Foto: Haroldo Palo Jr.

O Observatório do Clima (OC) ‒ rede que reúne 37 entidades da sociedade civil com o objetivo de discutir as mudanças climáticas no contexto brasileiro ‒ divulgou neste mês uma análise ampliada sobre as emissões brasileiras de gases do efeito estufa (GEE), entre 1970 e 2013. Nesse período, o setor de energia — que inclui produção e consumo de combustíveis e energia elétrica — quadruplicou seus níveis de GEE, chegando a 2013 com 29% das emissões brasileiras. Nenhum outro setor teve crescimento tão acelerado e em níveis tão altos de emissão.