sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Masdar City: uma cidade sustentável no deserto


Que os árabes são ousados e gostam de impressionar o mundo com suas obras incríveis, ninguém duvida. Mas a novidade da vez não é mais um conjunto de ilhas artificiais no meio do oceano, e sim uma cidade sustentável em meio ao deserto.

É isso mesmo, Masdar City é uma cidade que está sendo construída do zero nas areias desérticas de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. O projeto custará algo em torno de 22 bilhões de dólares, usados para construir uma estrutura completamente sustentável, alimentada 100% por energia solar, com zero de desperdício e total neutralização do carbono emitido.

Construída a partir de 2007 e com conclusão prevista para 2018, Masdar City deverá ocupar uma área de 6 km2 onde viverão entre 45 mil e 50 mil habitantes.

A infraestrutura de Masdar City tem sido construída com investimentos do governo de Abu Dhabi em parceria com empresas privadas. A expectativa é que sejam abertas em torno de 1.500 empresas dedicadas a produtos e serviços ecologicamente sustentáveis. A ambição é que a cidade seja uma referência de cidade sustentável e consolide toda uma corrente de negócios sustentáveis, além de colocar Abu Dhabi na vanguarda deste novo mercado.

Confira os principais objetivos traçados por Masdar City:
•Matriz energética 100% renovável;
•Reduzir ao máximo a pegada de carbono;
•Transporte exclusivamente público;
•Documentação dos habitantes totalmente digital para evitar o uso de papel;
•Refrigeração dos edifícios e ruas da cidade baseada na tradicional arquitetura árabe.

Soluções para economizar energia
Para manter a mínima necessidade de energia e a cidade refrescada, os projetistas planejam estruturar a cidade de maneira a tirar total vantagem da brisa natural do mar. Um muro que cerca a cidade e torres eólicas nas construções contribuirão para proteger a população do clima árido do deserto. Sendo assim, as construções mais altas farão sombra às ruas estreitas da cidade. Espera-se uma economia de cerca de US$ 2 bilhões em petróleo em 25 anos.

Reciclagem da água
Os esforços sobre a conservação de água na cidade envolvem os planos de reciclagem de pelo menos 80% da água utilizada. A água reciclada, assim como a água das pias e dos chuveiros e a água residual tratada, irrigarão o terreno. Por meio desses processos, os projetistas da cidade esperam reduzir o consumo de água em 60%.

Resíduos
Mas o que fazer com os resíduos produzidos por uma comunidade de 50 mil pessoas? A resposta está na compostagem e na reciclagem de plástico, papel, alumínio e outros materiais. Para evitar que os resíduos acabem indo para um aterro sanitário, grande parte deles seguirá para uma pilha de compostagem, onde as bactérias irão decompor o material. Caso contrário, a reciclagem será uma prioridade alta para a cidade.

Solução para o transporte
Como não haverá carros em Masdar City, isso irá contribuir para que não haja emissão do dióxido de carbono no local. Supostamente, as pessoas que viverão e trabalharão em Masdar City não estarão a mais de 200 metros de um transporte. Um trem elétrico com trilhos elevados garantirá o transporte fácil entre Masdar City e Abu Dhabi. Para se movimentar pela cidade, as pessoas poderão utilizar os compartimentos de trânsito pessoal rápido. Esses veículos funcionarão sobre trilhos magnéticos que utilizarão energia elétrica.

Os árabes estão inovando na arquitetura e também investindo na mudança de hábitos de vida da população. Acredita-se que tais obras sejam para fazer do turismo a principal fonte de renda no futuro, quando o petróleo, maior tesouro da região, estiver com os dias contados.

Fonte: Pesquisa de informações no site Comunicação Sustentável e EcoD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário