Trilhas ecológicas em Icó - anotações

Trilha ecológica da Pedra do Periquito da Dona Maria

A trilha foi realizada no dia 21/06/08 com objetivo de conhecer essa famosa formação rochosa.
Participantes da trilha

A saída dos participantes ocorreu as 05h00min, do escritório local da Ematece-Icó. As instituições participantes foram: Centro Vocacional de Icó- CVT, Ematece-Icó, Associação dos Apicultores de Icó – AAPI e  MPA. A realização do evento foi do grupo Amigos da Natureza de Icó e contou com participação de dez amantes da natureza. As anotações ficaram a cargo ecologista Francisco Diógenes Saldanha, onde o mesmo fez o registro da flora observada ao longo da trilha. O registro fotográfico fico a cargo do Professor e Técnico do CVT de Icó ( João José Anselmo dos Santos).

Pedra P. do Dona Maria



Na oportunidade foi possui visitar os seguintes locais: Pedra do Periquito da Dona Maria, olha d’água do riacho Pilar e a pedra do Oratório, ambos localizados na localidade da Serrinha.
Nascente do Riacho Pilar

O ponto de referência para inicio da trilha foi à comunidade da Cachoeira. A mesma teve inicio as 07h00min e final às 15h30min.

Pedra do Oratório

A oportunidade foram observadas algumas formações rochosas, que segundo os guias não tinha nomes, então efetuamos a identificação.

Pedra do Rinoceronte
Pedra do Dragão

 Pedra do Sapo
Foram registradas as seguintes espécies de vegetais: Marmeleiro, Mofumbo, Velame, Cumaru, Pereiro Preto, Pau- Mocó, Pinhão, Oiticica, Mandacaru, Catingueira, Jaramataia, Angico Preto, Angico Branco, Jurema Branca, Imbiratanha, Xiquexique, Imburana, Jucá, Palmatória Braba da Mata, Pacotê, Camará, Xiquexique rabo de raposa, Batata de purga, Aroeira, Galo branco, Juazeiro, Pereiro Branco, Pau Darco, Ameixa, Maniçoba, Jenipapo, Mutamba, Feijão Brabo, Sabiá, Mororó, São João, Anil Brabo, Feija de rolinha, Canafistula da Serra, Jurubeba, Frei  Jorge, Cajazeira, Maria preta e  Alicrim cheiroso da serra.
As informações relatadas foi retiradas das anotações do grande ecologista da região Francisco Diógenes Saldanha e os nomes dados as formações rochosas batizadas durante a trilha é de autoria do Prof. João Anselmo.