terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Estudo aponta que crescimento da demanda de energia pode gerar um caos no mundo 



Estamos chegando em um problema que merece muito nossa atenção, segundo a Agência Internacional de Energia,o consumo global de energia deve aumentar em, pelo menos, um terço nos próximos 25 anos.

De forma direta isso significa a possibilidade de insuficiência energética levando a população mundial à insegurança e à instabilidade, é isso que conclui o  relatório “O Mundo da Energia”, divulgado nesta quarta-feira (9) em Londres.
O relatório recomenda o uso de energias renováveis e a implementação de políticas públicas que estimulem o consumo desse tipo de energia.
No entanto o perigo é o aumento do uso das energias que causam impacto negativo como a oriunda do petróleo e carvão e as energias renováveis que mudam o direcionamento de um produto, como é o caso do milho e da soja, que deixam de ser plantados para a alimentação e passam a ser uteis apenas para a produção de combustíveis energéticos.  Esta ação ainda pode refletir na perda de espaço agrário para a produção de alimentos.
O estudo faz referência a queda na produção de energia por conta do processo de extinção da energia nuclear.
De acordo com o relatório, a produção de eletricidade por meio de usinas térmicas nucleares no mundo pode cair 15% até 2035 em decorrência dos acidentes radioativos na região de Fukushima, em março deste ano, decorrentes de um violento terremoto seguido por tsunami.
Definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano internacional da Energia Sustentável para todos o ano de 2012 terá grande responsabilidade na busca de soluções energéticas sustentaveis. Também no próximo ano ocorrerá a Cúpula Rio+20, no Rio de Janeiro. Será a maior conferência mundial sobre preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e economia verde. Mais de 100 chefes de Estado e de Governo são esperados e a pauta energia sustentável estará entre as prioritárias do encontro.

Veja como você pode diminuir seu consumo de energia em casa:

Lâmpadas e Iluminação
Procure usar lâmpadas fluorescentes, que são mais econômicas. Uma lâmpada de 20 Watts desse tipo ilumina tanto quanto uma convencional de 100 Watts.

É conveniente mantê-las sempre limpas, pois quando estão sujas de pó sua luminosidade diminui. 

Pinte as paredes com cores claras, pois elas refletem melhor a luz.


Ao sair de casa, verifique se todas as luzes estão apagadas e os aparelhos estão desligados.


Se os fusíveis se fundirem com freqüência, os disjuntores desarmarem ou se as luzes da casa diminuem de intensidade ao ligar o ferro elétrico ou outro aparelho de grande consumo, chame um eletricista para verificar a instalação.

Geladeira e Freezer

O excesso de gelo no congelador faz com que o motor da geladeira trabalhe 30% a mais que o normal, por isso é importante descongelá-la periodicamente caso seu aparelho não seja automático.


Não introduza alimentos quentes na geladeira e não abra a porta com tanta freqüência.


Instale a geladeira ou freezer em local bem ventilado.


Verifique se a borracha de vedação da geladeira ou freezer está em bom estado.

Lavadoras, secadoras e ferros de passar roupas

Evite usar a lavadora de roupas ou louças sem ocupar toda a capacidade.


Habitue-se a acumular o maior possível de roupa para lavar, secar e passar de uma única vez.


Nem sempre o modelo de lavadora que consome menos água é o que gasta menos energia. Portanto, observe os dois itens antes da compra. Um cuidado extra também deve ser tomado com equipamentos com aquecimento de água, pois o consumo de energia tende a subir, chegando a 2 kWh por ciclo de lavagem.

Secadoras de roupa consomem muita energia, variando entre 1,80 kWh e 5,5 kWh por ciclo de secagem. Só use em máxima necessidade e procure usá-la com a capacidade máxima.


A potência dos ferros de passar varia pouco, entre 1.000 e 1.200 watts. Os ferros a vapor consomem mais energia. Para economizar, acumule a maior quantidade de roupa e passe tudo de uma vez. No caso de ferro elétrico automático, use a graduação correta de aquecimento, de acordo com cada tipo de tecido. Comece a passar pelas roupas mais pesadas.

Fornos de microondas
O consumo de energia gira em torno de 1,4 e 1,7 kWh. É importante lembrar que, além do gasto de energia do microondas, o equipamento geralmente conta com um relógio que consome cerca de 4 watts.

Televisores
Em geral, consomem pouca energia: a potência dos televisores pesquisados não ultrapassa 100 watts. Lembre-se de que a TV em modo stand by consome aproximadamente 10 watts, o equivalente a 6 kWh se o aparelho ficar ligado durante quatro horas e permanecer em stand by as outras 20 horas do dia.

Cafeteiras elétricas
A potência das cafeteiras independe da capacidade do produto e varia entre 500 e 1.200 watts. Não deixe a cafeteira ligada por muito tempo. Se você se servir aos poucos, prefira guardar café quente em uma garrafa térmica. 
Fonte IDEC


FONTE: http://www.triangulo.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário