quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Lance sua ideia sustentável



Tempos atrás divulgamos aqui uma iniciativa muito bacana de consumo colaborativo. Trata-se do site Descolaaí, que incentiva a troca e compartilhamento de bens e serviços, uma espécie de escambo moderno que promove a redução do consumo alucinado. Um de seus criadores é o jovem empresário paulistano Guilherme Brammer. Agora ele acaba de lançar mais uma grande sacada: a plataforma ASAP.me, feita paraviabilizar projetos simples de sustentabilidade coletivamente.

O ASAP.me – da sigla em inglês As Sustainable As Possible, ou “o mais sustentável possível” – vem na esteira da chamada economia criativa. Funciona assim: o sitelança desafios sobre problemas cotidianos para que os participantes apresentem suassoluções com produtos inovadores, simples, de design inteligente e sempre com matérias-primas sustentáveis e recicláveis.
Cada um dos desafios fica no ar por 30 dias recebendo ideias e soluções. “As ideias mais votadas, comentadas e que sejam viáveis serão as vencedoras. O ASAP.me desenvolverá o produto e o colocará no mercado em escala comercial. O autor terá participação nas vendas de cada produto”, explica Brammer. “Vamos lançar também desafios patrocinados onde empresas poderão utilizar a plataforma para co-criar novos produtos com seus consumidores, como novos sabores, novas embalagens etc”.
Na estreia do site quatro desafios foram lançados: 1- como organizar os fios de seus aparelhos eletrônicos; 2- como organizar compras de supermercado de forma mais inteligente e sustentável; 3 – que produto fazer com uma resina plástica desenvolvida a partir de fibras naturais e plástico reciclado; 4 – como aumentar a vida útil dos seus fones de ouvido.
O site é totalmente gratuito e democrático. Para participar basta apenas cadastrar-se. “Assim, um produto pode ser desenvolvido e aperfeiçoado por milhares de pessoas ao mesmo tempo. Ele terá matéria-prima reciclada da nossa empresa de reciclagem WiseWaste”, conta o empresário Guilherme Brammer. “Queremos tornar o design mais acessível no Brasil para melhorar a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, provar que é possível fazer isto com criação coletiva e matéria-prima sustentável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário