O Inhame (Dioscorea spp.) pertence à família Dioscoreaceae, com nove gêneros e cerca de 850 espécies.
A espécie usada na fitoterapia é a que apresenta os tubérculos arredondados, marrons e a casca com fiapos, como mostra a foto.
Ele foi introduzido no Brasil, vindo da África, no século XVI.
O inhame (rizomas) é um alimento de fácil digestibilidade e bastante energético, pois é rico em carboidratos. Contém quantidade moderada de vitaminas do complexo B, sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio.
O inhame é um alimento que pode ser consumido por pacientes celíacos, pois sua composição é isenta de glúten. Ele limpa o sangue, fazendo sair todas as impurezas através da pele, dos rins, dos intestinos; fortifica os gânglios linfáticos; evita malária, dengue, febre-amarela. No caso da dengue é importante usar o inhame depois da ocorrência da doença também, para eliminar os resíduos no sangue que tornam mais dramática a recaída.
Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortalecer o sistema imunológico.
Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após. Também ajuda no controle da TPM.
O inhame pode ser consumido como fitoterápico na forma de tinturas, cápsulas ou elixir.
Como alimento, a ação é a mesma.
Segue sugestão de receita:
Purê de Inhame
1/2 kg de inhame
1 xícara (de chá) de leite (pode ser o desnatado)
1 colher (de sopa) de manteiga (ou margarina light)
1 colher (de sobremesa) de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
Modo de Preparo
Cozinhe o inhame descascado. Depois que ele estiver macio, retire do fogo e escorra. Coloque no liquidificador com o leite, a margarina e o queijo. Bata bem. Leve novamente ao fogo acerte o sal e mexa até desprender da panela. Sirva quente.
Por: Eliza Harada
Fonte: http://www.oficinadeervas.com.br/informativo.php?id=247&t=inhame,-um-alimento-que-e-um-bom-remedio
Nenhum comentário:
Postar um comentário