A ferramenta se conecta diretamente ao Google Maps. | Foto: Zé Carlos Barretta/Flickr
A ferramenta foi desenvolvida pelo viveiro Viva Floresta e tem como intuito incentivar o plantio e monitoramento de espécies nativas dos biomas brasileiros. Através do aplicativo, que será lançado oficialmente em breve, qualquer pessoa pode registrar o local, a espécie e a situação da árvore.
O sistema foi baseado em um modelo já usado em cidades dos Estados Unidos, México e Inglaterra. Ele é extremamente útil para identificar áreas verdes nas cidades e proporcionar informações para o controle desses locais. Além disso, o mapa interativo ajuda a encontrar espécies nativas para a coleta de sementes e produção de novas mudas.
A primeira cidade brasileira a ser incluída na rede será São Paulo. De acordo com o Viva Floresta, a capital paulista possui mais de 600 mil árvores nativas, são dezenas de espécies espalhadas pelo perímetro urbano.
O aplicativo funciona a partir do coletivo. Assim como a Wikipédia, ele também mantém seu conteúdo através de publicações colaborativas. A ferramenta se conecta diretamente ao Google Maps. Após registrar a localização exata da árvore, o usuário acrescente as outras informações, como o nome da espécie, o tamanho e outras condições do exemplar.
Não é necessário preencher todas as informações. Caso o colaborador não saiba o nome da árvore, por exemplo, outro usuário pode completar o informativo.
A empresa ainda não tem data para a liberação do download do aplicativo, mas já adianta que ele estará disponível para Android e iOS.
Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/aplicativo-mapeia-arvores-nativas-brasileiras/
Nenhum comentário:
Postar um comentário