Os clientes da redes de supermercado canadense Metro agora têm a opção de usar seus próprios recipientes reutilizáveis e sacos herméticos (conhecidos como Zip Lock) para comprar produtos frescos nas lojas do estado de Québec.
“Queremos reduzir o uso de embalagens plásticas descartáveis. É por isso que implementamos uma estrutura simples para os clientes trazerem seus próprios contêineres de casa sem, comprometer a qualidade ou a segurança dos produtos que compram em nossas lojas”, disse Marc Giroux, vice-presidente da rede Metro em anúncio feito à imprensa.
A partir de 22 de abril, todas as lojas do estado aceitarão embalagens e sacos de plástico reutilizáveis dos clientes para embalar produtos do setor de mercearia, comidas prontas para consumo, padaria, frios, carnes, peixes e frutos do mar.
A prática já está sendo testada em lojas em três cidades do Quebec: Drummondville, L’Ancienne-Lorette e Saint-Eustache.
A empresa estabeleceu objetivos e desenvolveu programas fortes para reduzir seus impactos ambientais através de medidas para gerenciar seus resíduos, reduzir o desperdício de alimentos, otimizar embalagens e aumentar a eficiência energética de seus edifícios.
Além disso, a rede está atualmente finalizando uma política de embalagens e materiais impressos que será lançada no primeiro semestre de 2019 para avançar ainda mais e reduzir o desperdício de embalagens.
Outros exemplos
O CicloVivo tem divulgado diversos exemplos de supermercados mundo a fora que estão tomando medidas para reduzir o uso desnecessário de embalagens. Nós já falamos do supermercado na Tailândia que trocou embalagens plásticas por folha de bananeira, da rede neozelandesa que retirou o plástico das gôndolas de hortifrúti e tem até mesmo a iniciativa no Reino Unido que criou zonas especiais livres de plástico em suas lojas.
Uma mercearia, também no Canadá, também criou um sistema onde é possível comprar tudo a granel, com seus próprios potes e sem embalagem, confira no vídeo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário