Vanessa Wagneur colaboradora NEC
Com o avanço da internet e em um mundo cada vez mais conectado, surgem agora, os "8Ps" do Marketing digital. Os atributos iniciais passam a fazer sentido, se colocamos no mercado produtos que atendam às necessidades reais de um público cada vez mais exigente e segmentado. Agora, com a valorização dos Processos, Posicionamento, Pessoas e Produtividade, o cliente, com seus desejos e necessidades, passa a ser o centro da estratégia.
Nos últimos 30 anos, os “3Rs” do mundo sustentável, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, dominaram o nosso vocabulário mas não foram suficientes para gerar a grande mudança necessária ao nosso mundo. Para ampliar o entendimento e expandir a consciência, outros “Rs” foram surgindo: Recusar, Reparar, Repassar e mais outros que eu, particularmente, considero fundamentais: Repensar, Refletir, Reaprender, Regenerar, Reintegrar, Responsabilizar-se e Reagir às dificuldades com boas práticas e atitudes.
Note-se que a abrangência foi aumentando, passando a incorporar não apenas o ato em si em relação a um objeto específico mas, principalmente, a ação realizada por um sujeito, no caso, todos nós, reais agentes da urgente transformação. Já nos primórdios do mundo do marketing, a famosa teoria dos "4Ps"- Produto, Preço, Praça e Promoção - criada por Jerome McCarthy, da Universidade de Michigan, em 1960 ("Basic Marketing: A Managerial Approach”) surge para responder perguntas como “Quem sou eu?”, “Qual é o meu produto?”, “Onde estou?” e “Aonde quero chegar?”, divulgando soluções de marcas ou empresas, atraindo clientes e conquistando vendas. Esta teoria foi popularizada por Philip Kotler, muitas vezes tido como o seu autor, pois sua obra "Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing”(1967) é leitura obrigatória para estudantes e profissionais de marketing. Outros "Ps" surgiram a seguir: Pessoas e Profit que, em português, significa lucro. O marketing começa a ser repensado em uma visão mais humanizada em função das novas necessidades do mercado, mas o lucro ainda prevalece acima dos interesses dos consumidores. Mas logo fica evidente que, nessa dança dos "Ps" ainda falta um "P" bem relevante. Neste contexto, surge um novo mindset em que, até então produtos vêm sendo criados e lançados no mercado, produzidos sem pudores e descartados. Enquanto isso, na bolha dos esclarecidos que idealizam um mundo sustentável possível, chega-se à conclusão sobre a ineficácia da linearidade do sistema, surgindo, então, o conceito da CIRCULARIDADE.
E quais seriam os novos e essenciais "Ps" na era do que agora podemos chamar de "MARKETING CIRCULAR"? Nesta nova era Circular, torna-se necessário mencionar os novos “Cs” que passam a ser destacados: Conexão, Colaboracão, Cooperacão. Para continuarmos a existir como humanidade, precisamos aprender a regenerar nossos processos. Nosso Planeta está sufocado e é preciso repensar o que e como estamos produzindo. A régua agora deve ser CIRCULAR e temos que fazer juntos, pensando em relações ganha-ganha, que não extraiam, produzam, usem e descartem apenas. Ao contrário, devemos construir ciclos evolutivos, que se expandam e se regenerem cada vez mais, em sinergia com todos os elos da cadeia. Após a entrada das Pessoas no foco do Marketing Mix, quem pede licença para entrar na dança dos “Ps” é o nosso Planeta. Todo mundo aprendendo junto a cuidar dele e a preservá-lo porque somos únicos dentro da nossa diversidade.
Desde 2016, identifiquei, que o que fazia era empreender com empatia e muito amor envolvido, gerando impactos positivos no mundo, o que passei a chamar de EMPACTAR. Este conceito se aplica a todas as pessoas que já estão despertas para a necessidade de regeneração do nosso planeta. Empreender sonhos e não apenas ideias de produtos aleatórios e desnecessários ao mundo. Produzir por produzir não deve fazer mais sentido. Devemos produzir com propósito, querendo transformar o mundo ao nosso redor. Pensando sempre dessa forma sistêmica, onde o pouco para alguns pode representar a realização do sonho de muitos. A meu ver, é esse retroalimentar da cadeia que trará abundância ao universo. Surgem, então, na minha visão, os novos "6Ps" do Marketing Circular: PROPÓSITO, PAIXÃO, PESSOAS, PROJETO, PROPULSÃO e PLANETA. O PROPÓSITO é o primeiro passo. Ele surge através do sonho e da PAIXÃO de uma pessoa que inspira outras PESSOAS para sonharem juntas. Através de equipes bem orquestradas, surgem conexões, criam-se PROJETOS que atraem dinheiro, o que promove uma PROPULSÃO, que gera energia para captar mais conexões e investimentos. Quando a escalabilidade acontece em prol de um objetivo comum, beneficiando muitos, o nosso PLANETA agradece. Este mindset Circular é tão simples e óbvio que quando bem feito, torna-se extraordinário. Que esta minha visão dos "6Ps" do novo Marketing Circular faça também sentido para muitos e que o futuro possa estar pautado no equilíbrio entre os setores do comércio, da indústria e das instituições sociais, um modelo 2.5 de negócios, que tanto admiro! Isso pode ser viabilizado, através de novos valores culturais, legislações e práticas de um Marketing Circular, fortalecendo as instituições e suas redes, entrelaçando cadeias evolutivas onde todos ganham e o mundo consegue ser transformado de verdade. A cada círculo fechado e fortalecido, um movimento ainda maior se expande, flui e se conecta na dança do universo.
Fonte: Revista AGNI.CE
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