Maneiras mais sustentáveis de acabar com as formigas sem prejudicar a saúde e o meio ambiente
O uso de substâncias químicas, como pesticidas, embora eficientes no combate a pragas, via de regra se apresentam prejudiciais à saúde e contaminantes do meio ambiente. Além do mau cheiro e toxicidade ao serem inalados, ao atingirem o solo, essas substâncias são capazes de contaminá-lo, bem como os lençóis freáticos ou poços de água que abasteçam as residências.
Em seu uso na agricultura, no combate a pestes que se instalam nas plantações e acabam comprometendo a produção de legumes, verduras e frutas, acabam por levar riscos aos consumidores que não tomarem os cuidados necessários à descontaminação desses alimentos. Aproveite e confira aqui algumas dicas sobre como evitar esse risco de forma sustentável.
Outra forma usual na aplicação de pesticidas se dá no combate a alguns insetos domésticos, a exemplo de formigas - insetos que, ao trafegarem por locais contaminados, como lixo e esgoto, se transformam em vetores mecânicos de organismos patogênicos, podendo acarretar doenças diversas, principalmente as relacionadas a problemas gastrointestinais. A solução mais frequente é a aplicação de inseticidas, mas estes trazem riscos equivalentes aos que há pouco mencionamos. Como alternativa a essas substâncias, existem algumas maneiras mais sustentáveis e ecológicas, como o uso de materiais biodegradáveis. Acompanhe aqui algumas dicas que poderão ajudar na eliminação do problema.
Basicamente, os ingredientes que você vai precisar serão: sal, limão, vinagre e água em medidas iguais, cascas de laranja com água, vaselina, pimenta caiena, giz, fita adesiva, farinha de milho, canela (em pó ou spray), óleo essencial de hortelã-pimenta, açúcar refinado, borra de café, água fervente, bicarbonato de sódio e vinagre.
Você pode usar esses ingredientes em dois métodos distintos: o de aplicação direta e o de prevenção.
Aplicação direta
• Borrife as formigas com água e vinagre em medidas iguais. O baixo Ph da mistura deverá exterminá-las sem danificar os móveis, lembrando que vinagre e bicarbonato de sódio também são ótimos ingredientes para limpeza de superfícies. Veja mais aqui.
• Quando vir uma formiga, use uma fita adesiva sobre ela e pressione com os dedos, repetindo o processo até o término da cola da fita e capture o maior número possível de formigas.
• Alimente-as com farinha de milho. Este método consiste em dificultar a digestão das formigas e com isso provocar sua morte.
• No foco principal, despeje água quente com sabão para exterminar a maior parte das formigas.
Prevenção
Identifique o percurso que as formigas fazem e busque encontrar sua origem.
Procure por áreas em sua casa que podem servir como entradas para as formigas. Isso inclui buracos, janelas, portas de entrada de animais, rachaduras. Depois de encontradas essas áreas, use algumas dessas técnicas de prevenção:
• Espalhe sal nas superfícies planas, como, por exemplo, as janelas. Diferentemente do açúcar, as formigas não vão mais incomodar.
• Desenhe barreiras com o giz. Com o giz grudado nas paredes e frestas das portas, as formigas vão desistir de entrar porque não gostam do carbonato de cálciopresente no giz.
• Esprema limão nas bordas que ficam expostas ao ar livre. O forte cheiro cítrico do limão vai espantar as formigas.
• Cubra fendas e rachaduras ocupadas pelas formigas com pimenta caiena. Mas faça isso fora do alcance dos animais domésticos, para que eles não tentem cheirar ou lamber a pimenta.
• Nas superfícies maiores, borrife a mistura de água e vinagre.
• Espalhe cascas de laranja em torno do alicerce da sua casa ou nos formigueiros. Novamente, com o cheiro cítrico da fruta as formigas devem evadir.
• Passe vaselina ao longo das bordas dos seus recipientes. Use isso nas tigelas dos seus animais de estimação que, como ficam em contato com o chão, podem atrair muitas formigas. Com isso, elas não vão mais incomodar o seu bicho quando ele estiver comendo.
• O cravo também ajuda a espantar as formigas. Basta você adicionar um pouco dentro do açucareiro e nos pratos que ficam em volta dos bolos que elas somem rapidinho.
• A canela em pó pode ser colocada em torno do local onde elas surgem. É fácil de limpar após a aplicação e formigas detestam pequenos detritos em seu caminho. Já o óleo de canela em spray é ótimo para borrifar em torno de lugares que servem como acesso e caminho dos insetos.
• Borrife o óleo essencial de hortelã-pimenta em torno de janelas, portas, pias e outros acessos e caminhos. Além do beneficio de combate às formigas, o produto deixa um aroma agradável no local. O mesmo procedimento feito com água e sabonete líquido de hortelã também funciona.
• Por incrível que pareça as formigas além de carregarem alimentos, carregam substancias acidas para a sua proteção. Para combater isso, misture bicarbonato de sódio e açúcar refinado em uma tampa de plástico e deposite em locais estratégicos.
• Passe borras de cafés nas frestas e buracos que podem servir de abrigos para formigas.
• Espalhe creme de trigo em torno de formigueiros ou em caminhos que esses insetos fazem. As formigas se alimentarão do creme e, por conta da composição, sofrerão processo de expansão que irá ocasionar em morte.
Outro método eficaz no combate às formigas é você deixar sua casa limpa. Não deixe migalhas espalhadas pelo chão e limpe com frequência sua bancada, principalmente a da cozinha.
Lembre-se também que as formigas são parte da cadeia alimentar. Não elimine todas as que vivem no seu bairro, concentre-se em proteger apenas a sua casa.
Veja aqui um vídeo demonstrativo dessas técnicas (em inglês):
Fonte: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/1301-aprenda-como-se-livrar-das-formigas-em-sua-casa-sem-o-uso-de-pesticidas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário