segunda-feira, 27 de dezembro de 2021
Geleiras do Himalaia estão derretendo em ritmo acelerado
Cadeia de lagoas glaciares Khumbu. Crédito da imagem: Duncan Quincey, University of Leeds
O degelo acelerado das geleiras do Himalaia ameaça o abastecimento de água de milhões de pessoas na Ásia, alertam novas pesquisas.
Pela University of Leeds*
O estudo, liderado pela Universidade de Leeds, conclui que nas últimas décadas as geleiras do Himalaia perderam gelo dez vezes mais rapidamente nas últimas décadas do que a média desde a última grande expansão glaciar há 400-700 anos, um período conhecido como Pequena Idade do Gelo.
O peso ecológico do Antropoceno, artigo de José Eustáquio Diniz Alves
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/arranha-c%c3%a9us-cingapura-cidade-c%c3%a9u-3184798/
“Há 10.000 anos os seres humanos e seus animais representavam menos de um décimo de um por cento da biomassa dos vertebrados da terra. Agora, eles são 97 por cento”. Ron Patterson (2014)
segunda-feira, 20 de dezembro de 2021
Mudança climática está intensificando extremos também nos oceanos
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/peixe-embaixo-da-agua-corais-mar-378286/
Um estudo conduzido pela ETH Zurich usa modelos para mostrar pela primeira vez que ondas de calor marinhas e extremos com alta acidez ou baixo oxigênio também podem ocorrer conjuntamente – com consequências difíceis de prever para a vida marinha.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2021
Ondas de calor simultâneas já são sete vezes mais frequentes do que na década de 1980
Ondas de calor simultâneas, em junho de 2021. Imagem WMO
Os eventos de calor simultâneos também ficaram mais quentes e maiores: sua intensidade aumentou 17% e sua extensão geográfica aumentou 46%
Várias ondas de calor grandes do tamanho da Mongólia ocorreram ao mesmo tempo quase todos os dias durante as estações quentes da década de 2010 em todo o hemisfério norte, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Washington State University*.
terça-feira, 14 de dezembro de 2021
Emissões dos incêndios florestais em 2021 superam o total de combustíveis fósseis da UE
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/floresta-queimar-prescrito-chamas-386723/
Incêndios florestais globais em 2021 emitiram 6.450 megatons de CO2, ou 148% a mais do que o total de emissões de combustíveis fósseis da UE em 2020
Em 2021, várias regiões ao redor do mundo experimentaram temporadas de incêndios florestais devastadores. Todos nós lemos histórias angustiantes sobre a miséria humana e os danos à propriedade causados por incêndios florestais intensos e prolongados. Ao longo do ano, o Copernicus Atmosphere Monitoring Service * (CAMS) tem observado de perto os incêndios florestais globais e suas emissões.
Poluição microplástica colabora para a resistência a antibióticos
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/pl%c3%a1stico-pol%c3%admero-gr%c3%a2nulos-1061731/
O recipiente de isopor que contém seu cheeseburger para viagem pode contribuir para a resistência crescente da população aos antibióticos.
Reciclagem reduz demanda de energia e emissão de gases de efeito estufa
A reciclagem contribui diretamente para a solução da crise do clima, já que esse processo reduz a energia gasta de uma nova produção ao reutilizar um material já existente
O degelo da Antártida bate novo recorde em novembro de 2021, artigo de José Eustáquio Diniz Alves
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/iceberg-ant%c3%a1rtica-polar-gelo-mar-404966/
O aumento da temperatura da Terra deverá acelerar o processo de degelo do Ártico, da Antártida, da Groenlândia e dos glaciares, o que provocará o aumento do nível dos oceanos e colocará bilhões de pessoas sob risco
Os últimos 8 anos foram os mais quentes já registrados e a década 2011-20 é a mais quente da série histórica. O Planeta está virando uma estufa e não está apenas aquecendo, mas aquece a taxas cada vez mais elevadas. Por isso, o aquecimento global não é um problema como outro qualquer, mas sim o evento que engloba e potencializa todos os demais e obriga a humanidade a repensar suas prioridades diante da possibilidade de um armagedon ecológico.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
Árvores podem reduzir temperaturas de cidades em até 12 °C
Estudo analisou o impacto das árvores nas temperaturas da superfície terrestre de 293 cidades europeias.
Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciência Atmosférica e Climática, ETH Zurique, encontrou evidências de algo que parece bastante óbvio para todos: árvores são capazes de reduzir o calor nas cidades. Apesar dessa afirmação parecer ser um consenso geral, os cientistas quiseram verificar efetivamente qual seria a redução de temperatura em cidades e quais fatores podem influenciar nessa redução.
Como pesticidas neônicos prejudicam as abelhas?
Imagem de Arjun MJ no Unsplash
Os pesticidas neonicotinoides são substâncias desenvolvidas para prevenir, destruir, repelir ou mitigar qualquer “praga"
domingo, 5 de dezembro de 2021
Relatório liga grandes marcas de moda ao desmatamento da Amazônia
De Louis Vuitton a Vans, centenas de marcas podem estar financiando o desmatamento da floresta amazônica.
Pesquisa é da Stand Earth e dá apoio à mobilização internacional #SupplyChange contra o desmatamento do bioma. Modelo Amber Valletta e estilista Francisco Costa são nomes da moda que apoiam a mobilização. No Brasil, Modefica e Clima Info dão suporte à ação global.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
Decrescimento demoeconômico com prosperidade e regeneração ecológica
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-reserva-natural-326923/
Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
A humanidade já ultrapassou a capacidade de carga da Terra e tem uma pegada ecológica muito maior do que a biocapacidade do Planeta.
Desde a década de 1970 o mundo vive em déficit ambiental e utiliza mais recursos naturais do que a capacidade de regeneração do meio ambiente. O mundo também já ultrapassou 4 das 9 Fronteira Planetárias. Portanto, a degradação ecológica aumenta e o modelo atual de produção e consumo se torna a cada dia mais e mais insustentável.
A bomba-relógio do declínio dos polinizadores
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/abelha-inseto-polinizar-poliniza%c3%a7%c3%a3o-3360682/
A mudança no uso da terra está ligada ao declínio dos polinizadores, mas não sabemos se essas mudanças estão afetando o sucesso reprodutivo das plantas.
Para determinar se o uso da terra pelo homem está associado à limitação do pólen na reprodução das plantas, realizamos uma síntese de dados globais e uma meta-análise.