domingo, 18 de julho de 2010

REAPROVEITAMENTO DE GARRAFAS PET COM ARTE


Engenheiro agrônomo de formação, João José Anselmo dos Santos faz parte do CENTEC (Centro de Ensino Tecnológico), uma organização social sem fins lucrativos que atua com educação profissional em todo o Estado do Ceará. Anselmo ministra cursos de reaproveitamento de garrafas PET em uma arte bastante curiosa.
Foi em 2000 quando começou a utilizar as garrafas nas suas atividades profissionais e seria após sonhar durante uma viagem de ônibus que o professor criaria seus primeiros canteiros para hortaliças com garrafas PET e posteriormente incluiria essa técnica no curso de produtor de hortaliças que ministra.
Seis anos depois incluiu em seu portfólio a confecção de pássaros com garrafas PET que além de darem uma decoração vibrante ao ambiente servem de “vaso” para plantas de pequeno porte. Seu primeiro trabalho neste segmento foi a brasileiríssima arara, seguida então por tucanos, gansos, papagaios, patos, borboletas, joaninhas, enfim, criatividade não lhe falta.
O professor passou então a incluir em seu curso as técnicas que desenvolveu para confecção desses animais, desde o corte até a pintura, e mais recentemente criou o canteiro de garrafa PET para ambientes com piso e ainda alguns brinquedos.
Seu trabalho já foi apresentados em eventos como o Encontro Intercontinental Sobre a Natureza – O2 2009, realizado em novembro de 2009 na cidade de Fortaleza-CE, quando também ministrou uma plenária sobre a reutilização das garrafas PET. Atualmente o professor Anselmo coordena a unidade de Iço-CE do Instituto CENTEC.
Seu maior desejo hoje? Angariar recursos para dois novos projetos: a implantação de hortas com garrafas PET em escolas e a introdução de seus cursos aos alunos para que desenvolvam a criatividade e, por que não, criem suas próprias peças.
Para contatá-lo envie e-mail para jjadsan arroba yahoo ponto com ponto br
Matéria baseada em entrevista com o Prof. Anselmo
http://blog.eco4planet.com/2009/12/reaproveitando-garrafas-pet-com-simplicidade-e-arte-e-cores



Nenhum comentário:

Postar um comentário