domingo, 13 de setembro de 2015

Pratos de folhas secas, tijolos de plástico e aplicativos de celular que salvam a visão: Inovações Verdes que se destacam no Prêmio SEED 2015



Nairóbi, 9 de setembro de 2015 – Ao passo em que o mundo caminha para a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) ao final deste mês, 27 iniciativas ecologicamente inovadoras serão reconhecidas Simpósio SEED em Nairóbi, na África por empreenderem modelos de negócios que trazem benefícios sociais e ambientais a comunidades locais, anuncia o PNUMA.

O Prêmio SEED reconhece iniciativas de empreenderismo social e ambiental inovadoras que ajudam os negócios a atingirem os desafios de desenvolvimento sustentável. Ao auxiliá-los a potencializarem suas atividades, o SEED foca em alavancar as economias locais e combater a pobreza, enquanto promove o uso sustentável de recursos e ecossistemas.
O SEED 2015 possui um foco especial na África, com 25 prêmios dados a iniciativas na Etiópia, Quênia, Malaui, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Tanzânia e Uganda. Um segunda edição do prêmio irá para iniciativas lideradas por mulheres que promovem a igualdade de gênero e o empoderamento feminino como objetivos principais.
Além da contribuição financeira, todos os vencedores do SEED receberão assistência técnica, acesso livre a diferentes instituições de apoio e suporte personalizado para seus negócios e habilidades. Eles também se juntarão a uma rede de mais de 200 iniciativas que já receberam o prêmio até agora.
De soluções de distribuição de energia solar a redes lideradas por mulheres na Namíbia ao uso de telefones celulares para o diagnóstico remoto de olhos no sul da África, à construção de casas de tijolos feitos de plástico – os nomeados deste ano têm demonstrado o quanto as energias renováveis e as novas tecnologias podem nos levar a um desenvolvimento sustentável comunitário.
O chamado de 2015 para candidaturas viu contribuições de 55 países, representando esforços colaborativos de parceiros entre empreendedores, organizações não-governamentas, grupos de mulheres e jovens, organizações de trabalho, autoridades públicas, agências internacionais e acadêmicos. A maior parte das inscrições foram nas áreas de desenvolvimento agrícola e rural, energia, mudanças climáticas e manejo de ecossistemas. Muitas das aplicações também envolveram Tecnologia da Informação, Educação e Treinamento.
Para celebrar o décimo aniversário do prêmio e de 202 iniciativas inspiradoras que o têm recebido ao longo da última década, um reconhecimento especial foi apresentado a um dos vencedores anteriores. Escolhido em uma votação online por mais de 5,500 pessoas, a Tambul Leaf Plates da Índia foi honrada por produzir e comercializar jogo de talheres descatável e biodegradável feito de folhas caídas de uma planta local, reduzindo a poluição de lixo plástico e criando uma cadeia de valores baseada em recursos naturais abundantes.
Honrando uma década de parcerias, aprendizado e crescimento do empreendedorismo social e ambiental, o SEED publicou o seu relatório de 10 anos intitulado “Transformando Ideias em Impacto: Preparando o Palco para os próximos 10 anos de Inclusão e Crescimento Verde através do Empreendedorismo” no Simpósio SEED da África. Ele conta a história do SEED, explica as suas diversas áreas de intervenções e destaca a lições principais que o SEED pretende compartilhar sobre suas experiências.
A Cerimônia Internacional de Prêmios é um destaque do Simpósio, que está juntando 500 empreendedores e pessoas de negócio, políticos e representantes da sociedade civil e de instituições de apoio de toda a África ao redor do tema: “Construindo Pontes para o Impacto: Inclusão e Crescimento Verde através do Empreendedorismo”.

Representantes do SEED falam sobre os vencedores do Prêmio:

Achim Steiner, Sub-Secretário-Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA: “Os vencedores da edição deste ano estão mapeando o caminho para um futuro sustentável e para uma Economia Verde completa. Iniciativas inovadoras como essas demonstram os benefícios tangíveis de um crescimento econômico calcado em baixo carbono e eficiência de recursos para comunidades, investidores e parceiros. O trabalho deles exemplifica a transição para a Economia Verde que ajudará a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a agenda do clima que será acordada neste ano.”
Helen Clark, Administradora do PNUD: “Ao longo do continente africano, empreendedores locais estão combatendo a extrema pobreza, a degradação ambiental e a exclusão social. Os vencedores do SEED 2015 são exemplos do que pode acontecer quando a ingenuidade local encontra parceiros inovadores. Eles oferecem um novo e poderoso paradigma para o Desenvolvimento Sustentável e o Crescimento Verde baseado no empoderamento da comunidade e da coletividade para a mudança social.
Inger Andersen, Diretor Geral do UICN: “Nos últimos 10 anos, o Prêmio SEED tem demonstrado o melhor do espírito de empreendedorismo social e ambiental que é encontrado nas raízes dos países em desenvolvimento e nas economias emergentes. Os vencedores de 2015 mostram o espírito cheio de recursos que abunda nessas pequenas iniciativas e que nós queremos, através do SEED e seus parceiros, encorajar e ajudar a crescer.”
Phumzile Mlambo-Ngcuka, Diretor Executivo da ONU Mulheres: “O número significativo de iniciativas lideradas por mulheres representadas no prêmio deste ano sublinha o rico potencial delas em mitigar alterações climáticas e melhorar os padrões sociais e econômicos. Eu estou especialmente orgulhoso de ver a solução positiva de Kidogo para aliviar a frágil situação de jovens mulheres que cuidam de crianças, dessa forma crianças e mães podem aprender e triunfar. Redes práticas e imaginativas como essa apoiam tanto a comunidade quanto a economia.”
NOTA AO EDITOR:

Veja o anexo para o perfil dos vencedores
Baixe o Relatório de 10 anos do SEED: http://www.seed.uno/publications/10y-flagship-report.html

Sobre o SEED:
O SEED foi fundado em 2002 pelo PNUMA, PUD e UICN para contribuir par os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio e os comprometimentos feitos no Fórum Mundial de Joanesburgo. O SEED identifica, perfila e apoia iniciativas locais inovadoras que integram benefícios sociais, ambientais e econômicos em seus modelos de negócio. Baseados em países em desenvolvimento, essas iniciativas trabalham em parceria para melhorar ecossistemas, combater a pobreza e fazer o manejo de recursos naturais sustentáveis.
O SEED ainda desenvolve recursos de aprendizado para a grande comunidade de empreendedores sociais e ambientais, informa políticos e tomadores de decisão e almeja inspirar ações inovadoras e empreendedoras para o desenvolvimento sustentável.
Parceiros do SEED, em adição parceiros fundadores, são os governos de Flandres, Alemanha, Índia, Holanda, África do Sul e Estados Unidos da América; a União Europeia; a Conservação Internacional; Hogan Lovells;  ONUDI e ONU Mulheres; e o parceiro corporativo do SEED, Hisense.
O SEED é apresentado pela Adelphi Research, baseada na Alemanha. 

Para mais informações, visite www.seed.uno ou entre em contato com: 
Jona Liebl, Especialista em Comunicação do SEED: jona.liebl@seed.uno, +49 89 273 730 41 
Equipe de Mídia do SEED: media@seed.uno 
Assessoria de Imprensa do PNUMA: unepnewsdesk@unep.org, +254 715876185

fonte: http://web.unep.org/pratos-de-folhas-secas-tijolos-de-pl%C3%A1stico-e-aplicativos-de-celular-que-salvam-vis%C3%A3o-inova%C3%A7%C3%B5es

Nenhum comentário:

Postar um comentário