quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Larva que come plástico pode auxiliar cenário da reciclagem mundial



Uma equipe de cientistas da Universidade de Stanford, na Califórnia, descobriu uma habilidade em uma espécie de larva que pode auxiliar, em um futuro próximo, o cenário da reciclagem no mundo todo e ajudar a diminuir o risco que correm alguns ecossistemas com o descarte incorreto de plásticos.

A solução para este problema pode estar em um animal conhecido como bicho-da-farinha (Tenebrio molitor), capaz de se alimentar de isopor ou poliestireno expandido, um plástico não biodegradável. Um estudo sobre o caso foi publicado recentemente na revista Environmental Science and Technology.
De acordo com informações da BBC, os pesquisadores descobriram que estes insetos transformam metade do isopor que consomem em dióxido de carbono e a outra metade em excremento, como fragmentos decompostos. Para não por em risco a espécie, os cientistas fizeram testes para ter certeza que o consumo de plástico não afeta a saúde das larvas.
A habilidade das larvas, segundo os pesquisadores, está em seus sistemas digestivos, com capacidade de decompor o plástico. Esta é a primeira vez em que se obtém provas detalhadas da degradação bacteriana de plástico no intestino de um animal.
“É preciso pensar de forma inovadora sobre o que fazer com todo o plástico que acaba no meio ambiente. Esse estudo está mudando a percepção de como fazer a gestão de detritos plásticos”, disse Brandon à BBC Mundo.
Fonte: http://topbiologia.com/larva-come-plastico-auxiliar-cenario-reciclagem-mundial/

Um comentário:

  1. Muito legal esse informação , vivendo e aos poucos descobrindo soluções até então nem imaginadas para os impactos ambientais negativos. Ótima noticia professor!

    ResponderExcluir