sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Iniciativas brasileiras utilizam tecnologia como ferramenta para conservar a natureza


Conexão Estação Natureza já conseguiu aproximar a natureza do dia a dia das pessoas de mais de 1,5 milhão de brasileiros. Ela conta com recursos tecnológicos de última geração como o cinema sensorial 4D, óculos de realidade virtual e jogos interativos
Foto: Acervo Fundação

Atualmente, tecnologia é sinônimo de comunicação, rapidez e inovação, permeando diversas áreas do conhecimento humano. Como não poderia ser diferente, instituições ligadas à conservação da natureza – do Google a ONGs – também têm  utilizado essa ferramenta, em benefício da biodiversidade brasileira.
 
Um desses exemplos é o Urubu Mobile, aplicativo de compartilhamento de informações que mapeia os atropelamentos de animais selvagens nas estradas e ferrovias brasileiras. O aplicativo está gerando um valioso banco de dados com as informações recebidas pelos usuários de todo o país para verificar quais são as regiões prioritárias para ações de conservação da fauna, bem como as espécies mais vitimadas. “Com essas informações disponibilizadas para o poder público, pretendemos gerar ações efetivas de proteção para os milhares de animais que morrem anualmente nos mais de dois milhões de quilômetros de estradas e ferrovias do país”, explica Alex Bager, responsável pelo projeto.
 
O aplicativo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (MG) e já possui mais de 15 mil usuários, com nove mil registros compartilhados. Ao visualizar um animal atropelado, basta tirar uma foto e mandar pelo próprio sistema do aplicativo. No momento do registro, já é gravada a data, hora e local (via GPS) da imagem. Uma vez enviada, a foto será analisada por um gestor que fará a identificação do animal.
 
Inovação e tecnologia para sensibilizar
Estimular as sensações das pessoas para a importância da conservação do meio ambiente. É assim que a exposição interativa Conexão Estação Natureza já conseguiu aproximar a natureza do dia a dia das pessoas de mais de 1,5 milhão de brasileiros. Ela conta com recursos tecnológicos de última geração que permitem viajar virtualmente sem sair do lugar (óculos de realidade virtual) e jogos interativos que utilizam diferentes tecnologias.
 
A atração que tem chamado mais a atenção do público é o cinema sensorial 4D, no qual  seis telas estão dispostas em 360 graus para propiciar uma completa imersão às pessoas. Enquanto elas assistem a um vídeo sobre a natureza - e aprenderem como estão conectadas a ela - também sentem frio, calor, vento, chuva e os diferentes aromas dos ambientes naturais brasileiros. “Acreditamos que as pessoas se conectam a causas que as sensibilizam. Por isso, unimos tecnologia e inovação com a conservação da natureza para que os visitantes possam sair da exposição como multiplicadores da importância da biodiversidade e seu equilíbrio”, explica Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição responsável pela exposição. Outro diferencial da exposição é o fato dela ser 100% adaptada para pessoas com deficiência.
 
A Conexão Estação Natureza está percorrendo o Brasil, já passou por seis capitais e deve seguir para mais quatro até fevereiro de 2016. Idealizada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a atração faz parte das comemorações de 25 anos da ONG.
 
Espelho on-line do mundo
Ao ficar em dúvida sobre um endereço, você provavelmente já foi buscar no Google Maps, não é? E para viajar sem sair do lugar, já tentou? Essa é a nova proposta do Google Street View para alguns parques nacionais brasileiros, como o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, oferecendo a oportunidade de se conhecer virtualmente as belezas desse destino turístico tão desejado pelos brasileiros.
 
É sobre essa experiência de sucesso que Tomás Nora, responsável pelas operações do Google na América Latina, falará durante a oitava edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (VIII CBUC). O evento, que acontece de 21 a 25 de setembro, em Curitiba (PR), é considerado um dos maiores sobre o tema na América Latina e deve atrair cerca de mil participantes.
 
A ideia da iniciativa é mostrar para as pessoas de todo o mundo a beleza dessas áreas protegidas que precisam ser preservadas. “A partir do momento que elas acessam as galerias e têm real noção de como a natureza se apresenta, são sensibilizadas. Especialmente utilizando a ferramenta do Street View existe uma sensação de realidade, de imersão, que impacta pela beleza”, conta Nora. Ele afirma ainda que a ambição da iniciativa é gerar um ”espelho on-line do mundo”.
 
A Wikipédia dos Parques Nacionais
A plataforma Wiki, sucesso em todo o mundo, foi criada para ser uma maneira rápida e fácil de produzir informações colaborativamente, como é feito no Wikipédia. A partir dessa mesma tecnologia, a Associação O Eco lançou o WikiParques, plataforma colaborativa que disponibiliza, informações gratuitas sobre os  parques nacionais do país: principais atrações, contatos, mapas de acesso, histórico, além de informações sobre a biodiversidade protegida no local.
 
“Todas essas informações podem ser editadas e complementadas por qualquer internauta, além de poderem ser compartilhadas nas principais redes sociais e discutidas nos fóruns do site”, comenta o editor de tecnologia do portal O Eco, Paulo André Vieira. Os usuários também podem debater nos fóruns da plataforma.

Fonte:http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/noticias/pages/iniciativas-brasileiras-utilizam-tecnologia-como-ferramenta-para-conservar-a-natureza.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário