terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Modelos de comportamento humano alteram as mudanças climáticas projetadas

painel solar

As mudanças no comportamento humano em resposta às mudanças climáticas, como a instalação de painéis solares ou isolantes, alteram as emissões de gases de efeito estufa. Um novo estudo, pela primeira vez, mede os efeitos dessas “emissões ajustadas ao comportamento” no clima.

Os seres humanos podem ser a causa dominante do aumento da temperatura global, mas também podem ser um fator crucial para ajudar a reduzi-lo, de acordo com um novo estudo que, pela primeira vez, constrói um modelo inovador para medir os efeitos do comportamento sobre o clima .
Com base na psicologia social e na ciência climática, o novo modelo investiga como as mudanças comportamentais humanas evoluem em resposta a eventos climáticos extremos e afetam a mudança de temperatura global.
O modelo explica os feedbacks dinâmicos que ocorrem naturalmente no sistema climático da Terra – as projeções de temperatura determinam a probabilidade de eventos climáticos extremos, que por sua vez influenciam o comportamento humano. As mudanças comportamentais humanas, como a instalação de painéis solares ou o investimento em transportes públicos, alteram as emissões de gases de efeito estufa, que alteram a temperatura global e, portanto, a frequência de eventos extremos, levando a novos comportamentos e o ciclo continua.
Combinando projeções climáticas e processos sociais, o modelo prevê uma mudança de temperatura global variando de 3,4 a 6,2 ° C até 2100, em comparação com 4,9 ° C do modelo climático sozinho.
Devido à complexidade dos processos físicos, os modelos climáticos têm incertezas na previsão da temperatura global. O novo modelo encontrou que a incerteza de temperatura associada ao componente social era de uma magnitude semelhante à dos processos físicos, o que implica que uma melhor compreensão do componente social humano é importante, mas muitas vezes é negligenciada.
O modelo descobriu que as mudanças comportamentais de longo prazo, menos facilmente revertidas, como a isolação de casas ou a compra de carros híbridos, tiveram, de longe, o maior impacto na mitigação das emissões de gases de efeito estufa e, portanto, reduzem as mudanças climáticas, em comparação com ajustes a curto prazo, como o ajuste termostatos ou dirigindo menos milhas.
Os resultados, publicados na revista Nature Climate Change, demonstram a importância de fazer face ao comportamento humano em modelos de mudanças climáticas.
“Uma melhor compreensão da percepção humana do risco decorrente das mudanças climáticas e as respostas comportamentais são fundamentais para reduzir a mudança climática futura”, disse o autor principal Brian Beckage, professor de biologia vegetal e ciência da computação na Universidade de Vermont.
O documento foi resultado dos esforços combinados do Grupo de Trabalho Conjunto sobre Percepção de Riscos Humanos e Mudanças Climáticas no Instituto Nacional de Síntese Matemática e Biológica (NIMBioS) da Universidade do Tennessee, Knoxville e do Centro Nacional de Síntese Socioambiental (SESYNC ) na Universidade de Maryland. Ambos os institutos são apoiados pela National Science Foundation. O Grupo de Trabalho de cerca de uma dúzia de cientistas de várias disciplinas, incluindo biologia, psicologia, geografia e matemática, vem pesquisando questões relacionadas à percepção de risco humano e mudanças climáticas desde 2013. Mais informações sobre o Grupo de Trabalho podem ser encontradas em http://www.nimbios.org/workinggroups/WG_risk.
“É fácil perder a confiança na capacidade de as sociedades fazerem mudanças suficientes para reduzir as temperaturas futuras. Quando iniciamos este projeto, simplesmente queríamos abordar a questão de saber se havia alguma base racional para” esperança “- isso é uma base racional para esperar que as mudanças comportamentais humanas possam afetar suficientemente o clima para reduzir significativamente as futuras temperaturas globais “, disse o diretor da NIMBioS, Louis J. Gross, co-autor do trabalho e coorganizado o Grupo de Trabalho.
“Os modelos climáticos podem facilmente fazer suposições sobre reduções nas futuras emissões de gases de efeito estufa e projetar as implicações, mas fazem isso sem base racional para respostas humanas”, disse Gross. “O resultado chave deste artigo é que, de fato, há alguma base racional para a esperança”.
Essa base para a esperança pode ser o fundamento sobre o qual as comunidades podem se basear na adoção de políticas para reduzir as emissões, disse a co-autora Katherine Lacasse, professora assistente de psicologia no Rhode Island College.
“Podemos notar mais furacões e ondas de calor do que o habitual e ficar preocupados com as mudanças climáticas, mas nem sempre conhecemos as melhores maneiras de reduzir nossas emissões”, disse Lacasse. “Programas ou políticas que ajudam a reduzir o custo e a dificuldade de fazer mudanças de longo prazo ou que trazem comunidades inteiras para fazer mudanças em longo prazo podem ajudar as pessoas a tomar grandes medidas que tenham um impacto significativo sobre o clima”.
Referência:
Beckage B. et al. 2017. Linking models of human behavior and climate alters projected climate change. Nature Climate Change. https://doi.org/10.1038/s41558-017-0031-7
Fonte:  https://www.ecodebate.com.br/2018/01/05/modelos-de-comportamento-humano-alteram-as-mudancas-climaticas-projetadas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário