sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Por que utilizar produtos biodegradáveis?

Com a Revolução Industrial a sociedade sofreu muitas mudanças nos meios de compra e produção. Até então os produtos eram feitos em manufaturas, o trabalho era feito a mão, um produto de cada vez.
Assim levava-se uma certa quantia de tempo para que pudesse ser produzido e depois vendido. Entretanto, com a produção em massa tornou-se possível produzir uma quantidade muito maior em muito menos tempo. O resultado foi um barateamento dos produtos devido a esses dois fatos, mudando assim o panorama de consumo e da economia da época.
Mas o que é a produção em massa? Ela consiste na aplicação dos princípios da divisão do trabalho, na especialização e na padronização das partes produzidas do produto. A partir da invenção de James Watt da máquina a vapor em 1785 começou-se a ver tais princípios em ação, primeiro na indústria têxtil, e depois se estendendo a outros setores econômicos.
Linha de produção
Linha de produção
Atualmente, um conceito de produção é utilizado por diversas empresas bem sucedidas, com Cola-Cola e Toyota. Trata-se do Lean Manufacturing (Manufatura enxuta). Clique aqui para saber mais.

Poluição

A poluição pode ser definida como a adição de qualquer substância ou de qualquer forma de energia ao meio ambiente a uma taxa maior do que ela pode ser dispersada, diluída, decomposta, reciclada ou armazenada de forma segura pelo mesmo. Essas substâncias podem estar no estado líquido, gasoso ou sólido, e as formas de energia mais comuns são o calor, som e radioatividade.
Os tipos de poluição mais conhecidos e que preocupam a sociedade moderna são a poluição do ar, da água e dos solos. Dentro de tais existem poluentes mais preocupantes como a poluição causada pelo descarte inadequado de produtos como aqueles que são compostos por elementos radioativos. A poluição de todos os tipos pode ter efeitos negativos sobre o meio ambiente e a fauna, impactando o bem-estar e a saúde humana.
Lixão à céu aberto
Lixão à céu aberto, Tailândia
A poluição pode também ser causada por eventos naturais, como incêndios florestais e vulcões ativos. Entretanto, geralmente utiliza-se o termo para implicar que os contaminantes têm origem humana.
A poluição tem acompanhado a humanidade desde que os primeiros grupos de pessoas surgiram e ficaram um longo período de tempo em apenas um lugar. Pode-se confirmar isso através dos sítios arqueológicos que são frequentemente reconhecidos pelos resíduos deixados pelos seres antigos que ali habitavam. Naquela época não chegava a ser um problema, no entanto com o estabelecimento de lugares mais permanentes de estadia, a poluição se tornou um problema, e continua sendo desde então.
A partir do século XVIII com a Revolução Industrial em seu cerne, a poluição do ar e da água e o acúmulo de dejetos em áreas urbanas tornaram-se ainda maiores. Tudo isso foi potencializado pelo aumento da população humana, que chegou a níveis até então nunca vistos antes. Isso fez com que a poluição se tornasse um problema universal.
Com a advinda do século XX, em sua segunda metade, uma consciência da necessidade de proteger a mãe Terra começou a surgir nas pessoas pois seus efeitos estavam já sendo sentidos ao redor do globo.
Manifestação meio ambiente
Manifestação a favor do meio ambiente
Nos anos 60 o movimento ambiental começou a emergir, procurando diminuir a onda de poluentes que estavam sendo dispersas no ecossistema de nosso planeta. Desse movimento originou-se por exemplo o Dia da Terra (22 de Abril), com o intuito de conscientizar mais as pessoas sobre a importância da preservação do planeta.

 

Efeitos da Poluição

Os efeitos da poluição estão presentes no nosso dia-a-dia. A poluição está afetando ecossistemas e a nossas fontes de água potável, assim como afetando a saúde das pessoas.
Poluição do ar:
- Aumenta o risco de ataques cardíacos, problemas respiratórios, tosses, e irritações nas vias respiratórias e olhos;
- Animais podem sofrer também com problemas de saúde devido a poluição do ar, incluindo defeitos de nascimento, falha na reprodução e doenças;
- Chuva ácida também decorre dela, devido aos altos níveis de ácido nítrico e sulfúrico que são criados a partir dos óxidos que são expelidos ao ar através da queima de combustíveis fósseis. Podendo danificar árvores, acidificar solos e corpos d’água, potencialmente prejudicando a vida aquática ali presente devido a mudança na acidez;
- Também devido a emissão humana, existe uma redução da camada de ozônio que nos protege de raios ultravioleta, que são prejudiciais à toda a vida na Terra.
Poluição oceano
Poluição dos oceanos
Poluição da água:
- Corpos d’água que existem próximos a áreas urbanizadas tendem a ser altamente poluídos devido aos dejetos e produtos químicos que são despejados em suas águas. Esses dejetos podem ser tanto legalmente quanto ilegalmente, por plantas industriais, hospitais e indivíduos;
- O maior efeito da poluição da água é a morte da vida aquática ali presente ou sua contaminação, podendo afetar toda a cadeia alimentar;
- Poluentes como o Cádmio, Mercúrio e Chumbo que são consumidos por pequenos seres aquáticos são então acumulados através da alimentação dos peixes, sendo transmitidos ao longo da cadeia alimentar. Por serem elementos tóxicos e se acumularem no organismo, pode prejudicar a saúde de todos os envolvidos.
Poluição dos solos:
- Locais contaminados podem causar diversos problemas de saúde, como problemas respiratórios, na pele e até diferentes tipos de câncer;
- As substâncias tóxicas presentes nos solos podem vir a entrar em contato com os seres humanos através do consumo de alimentos que cresceram em locais contaminados. E também pela ingestão de água poluída, ou um contato direto com a pele;
Qual seria a solução para evitar o acúmulo desses dejetos? Como diminuir a os lixões que poluem nossos solos, os plásticos em nossos rios e mares e os detergentes em nossas águas? Uma das possibilidades, além da reciclagemda logística verde e da logística reversa, é o uso de produtos biodegradáveis.

Produtos Biodegradáveis

Produtos biodegradáveis são aqueles que podem ser decompostos por micróbios e outros processos biológicos naturais. Exposição à umidade, ao ar e outros elementos da natureza podem ajudar nessa degradação. Pode-se citar como exemplo aqueles que são naturalmente biodegradáveis como restos de comida, papel, madeira e tecidos no geral. A grande vantagem dos produtos biodegradáveis está no fato de que podem ser degradados facilmente. Por não se acumularem, os produtos biodegradáveis contribuem para  reduzir a poluição.
Ecologia
Ecologia

Vantagens dos Produtos Biodegradáveis

Redução do Lixo: como dito anteriormente, a principal vantagem dos produtos biodegradáveis é que podem ser decompostos naturalmente por microoganismos. Dessa forma não se acumulam no ambiente e completam um ciclo natural.
Economia de recursos naturais: para a produção de 1 kg de água são consumidos cerca de 180 litros de água
Marketing verde: nos dias atuais os consumidores estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente. Dessa forma, as pessoas estão optando cada vez mais por consumir ecologicamente amigáveis. Empresas que demonstram preocupação ambiental verdadeira ganham mais credibilidade no mercado, atraem mais clientes e parcerias. Quer saber como o marketing verde pode aumentar suas vendas? Clique aqui para descobrir.
Qualidade: muitos produtos biodegradáveis apresentam qualidades até mesmo superior aos produtos não biodegradáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário