segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Aquecimento global e El Niño impulsionam onda de calor

 

Foto: Tânia Rêgo | Agência Brasil

Causas e impactos ambientais vêm sendo pautas evidentes na atualidade. Diversas são as mudanças que estão acontecendo com os desmatamentos, devastação de biomas, secas e inundações alternadas, poluição atmosférica, aquecimento global, mudanças climáticas e outros. E nessa onda de climas atípicos extremos, algumas preocupações já ficam evidentes.

De acordo com o coordenador da Faculdade Anhanguera, Marcelo Pedro da Cruz, estamos vivendo um ano com climas atípicos e eventos climáticos extremos por dois fatores: o aquecimento global e a chegada do El Niño. “Em razão das mudanças climáticas e uso não sustentável dos recursos naturais, ocorrerão eventos extremos com a incidência de fenômenos mais intensos como furacões, tufões, tempestades tropicais e secas extremas”.

Entre as regiões que poderão ser mais afetadas com eventos climáticos extremos estão o continente africano e países do oriente médio, assim como mudanças climáticas nos países como Estados Unidos e Austrália. Já no Brasil, o El Niño está provocando o aquecimento das temperaturas em até 2,5ºC em alguns locais, refletindo em um inverno fora da normalidade.

aquecimento global
Foto: Ant Rozetsky | Unsplash

Marcelo salienta que neste cenário há formas de prevenir que algumas regiões sejam menos impactadas em casos de eventos climáticos extremos. “Com os indícios de climas atípicos é possível realizar um planejamento prévio da infraestrutura urbana, implantando uma gestão de risco e sendo orientada por um zoneamento ambiental, assim como ampliar as discussões e políticas públicas, onde esteja considerada a possibilidade de catástrofes ambientais com restrição de uso de uma área sensível e a criação de um sistema de alerta precoce e monitoramento de áreas vulneráveis”.

1,5 °C

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a Terra está esquentando mais rápido do que era previsto e se prepara para atingir 1,5 °C acima do nível pré-industrial já na década de 2030, dez anos antes do que era esperado.

“Caso cheguemos a esse índice, haverá eventos climáticos extremos em maior frequência, como enchentes e ondas de calor. Com isso, é primordial a conscientização da população para a busca de um desenvolvimento sustentável e o papel de cada ser humano na preservação do meio ambiente, com utilização mais sustentável dos recursos naturais”, destaca Marcelo.

O professor ressalta ainda que as catástrofes climáticas que estão acontecendo são reflexo do aquecimento global. “A série de mudanças climáticas ocorridas nos últimos tempos é fruto das práticas não sustentáveis utilizadas, entre elas, o desmatamento, emissão dos chamados gases de efeito estufa, poluição das águas, entre outras. Essas ações contribuem diretamente para o desequilíbrio ambiental, o que reflete principalmente nas estações fora do comum que o planeta vem vivendo”.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/planeta/crise-climatica/aquecimento-global-e-el-nino-impulsionam-onda-de-calor/


Nenhum comentário:

Postar um comentário