quinta-feira, 30 de setembro de 2010


Cientistas inventam celular carregado por voz



celular-capa.jpg

Foto: Cesar Vargas

Você já parou para pensar em quanto tempo gasta conversando ao telefone? E se todas essas suas incontáveis conversas se transformassem em fontes de energia? Essa foi a ideia de alguns cientistas coreanos: eles descobriram uma maneira de transformar o principal ingrediente da loção de Calamina (creme feito de carbonato de Zinco, comum para aliviar coceiras) em um pequeno material que converte as ondas sonoras em eletricidade.
O estudo conseguiu criar um painel que carrega telefones móveis por meio das conversas. Este painel de carbonato de Zinco, que gera 50 milivolts de energia, pode prover energia através de ruídos gerados durante o horário de pico das ligações.
"Assim como alto-falantes transformam sinais elétricos em som, o processo inverso também é possível", dizem Young Jun Park e Sang-Woo Kim, autores de um artigo sobre o projeto, veiculado no jornal Advanced Materials.
Para se ter uma ideia, uma conversa no celular gera de 60 a 70 decibéis, o que resulta em 50 milivolts de correntes elétricas. Mas, para um celular funcionar seria necessária uma média bem maior, o que só instiga os coreanos a continuarem trabalhando para conseguirem uma potência maior de energia.
Segundo os cientistas, o que torna esta pesquisa importante é o fato de ela provar que esse conceito de fonte de energia é possível e pode dar resultados excelentes. Parece que chegou a hora dos tagarelas multiplicarem os minutos de conversa.


Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário