quinta-feira, 23 de outubro de 2014

ALHO E SUAS PROPRIEDADES MEDICINAIS



O alho é uma planta de cultivo milenar oriunda do Oriente e da Europa Meridional pertence à família das "Liláceas” seu nome científico é “allium sativum”, segundo historiadores os egípcios consumiam alho em abundância. 
Seu uso é empregado largamente como tempero em todas as cozinhas, seus “dentes” tem gosto característico e ativo, se comporta como um excitante do apetite. 
Existem três tipos básicos de alho que se distinguem pela cor da película que envolve os balbilhos: alho branco ou alho comum, alho rosa ou alho temporão, alho “rocambole” vermelhonão confundir com “allium sativum” trata-se de uma espécie diferente chamada allium scorrodoprasum.



PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS 
Possui propriedades bactericidas, preventivo de doenças cardiovasculares, ótimo contra a hipertensão, seus efeitos são potencializados quando triturado ou cortado. 
Pelo seu efeito bactericida extermina bactérias malignas do intestino, combate o câncer grastrointestinal por impedir o crescimento das células cancerígenas.


Fortalece o sistema imunológico como um todo, aumentando a resistência orgânica a infecções, fluidifica e desodoriza as secreções no caso de bronquite, tuberculose, diminui a tosse, provoca a expectoração. 
Pode ser utilizado também em ferimentos e cortes de prego enferrujado, espinhos, espetos de madeira e cacos de vidro, mordedura de bichos venenosos, promove a desintoxicação do sangue. 
O uso regular do alho aumenta a longevidade, reduz os riscos de infarto, reduz o colesterol LDL (ruim), aumenta o colesterol HDL (bom) combate bactérias e vírus, previne a aterosclerose, o câncer. Ativa o funcionamento do fígado, cura hemorróidas e varizes, elimina prisão de ventre, combate o ácido úrico, aliviando dores musculares e articulares como reumatismo, gota e ciática. 
Elimina o cansaço, melhora visão, é indicado contra dores de cabeça, insônias e nevralgias, elimina vermes como: lombrigas e tênia, auxilia no emagrecimento, bom para os rins e bexiga eczemas e herpes, alivia o diabete l e proporciona uma qualidade de vida mais saudável como um todo. 
COMPOSIÇÃO EM CADA 100 GRAMAS
Energia
140,00 kcal
Carboidratos
29,30 g
Proteínas
5,30 g
Lipídios
0,20 g
Fibras
1,66 g
Potássio
4 00,00 mg
Vitamina B1 (Tiamina)
02,00 mcg
Vitamina C (Ácido ascórbico)
31,10mg
Ácido Fólico
3,10 mg
Fósforo
150,00 mg
Cobre
0,26 mg
Cálcio
181,00 mg
Selênio
24,90 mg
Ferro
1,70 mg
Zinco
8,83 mg
Podemos observar a presença de altos teores dos elementos zinco e selênio, minerais esses que combatem os radicais livres por serem minerais antioxidantes.

Fonte: http://www.vigorevida.com.br/materias/alho.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário