terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Empresa brasileira comercializa filtro para captação de água da chuva

A água da chuva pode ser reproveitada para diversos usos.

Em tempos de crise hídrica, as soluções que facilitam o reaproveitamento de água são sempre bem vindas, já que cada gota vale muito. O ChoveChuva é um equipamento capaz de filtrar a água da chuva para melhorar a captação e qualidade do recurso para reuso.

A tecnologia surgiu a partir da necessidade identificada em escolas públicas de Belo Horizonte, MG, como explicado pela engenheira sanitarista e ambiental, Isabella Cordeiro Cantarelli. Segundo ela, quando a legislação local passou a obrigar a coleta da água de chuva, a Hidrologia, empresa especializada em soluções para o tratamento de água, percebeu que a o sistema podia ser muito mais eficiente. Assim nascia o filtro pluvial, ChoveChuva.
Para garantir a limpeza da água, o coletor conta com quatro etapas de filtragem. Conectado à calha da residência, a água da chuva escoa direto para o captador. A primeira fase é a caixa separadora de folhas, que separa o material grosso. A água segue, então, para o segundo compartimento, onde estão dispostas pedras de calcário, responsáveis por regular os níveis de acidez. Na terceira etapa ocorre a adição do cloro à água para desinfetar e eliminar os micro-organismos, conforme norma do Ministério da Saúde. A fase final consiste na filtragem, onde são retirados os materiais em suspensão. 
Em entrevista ao CicloVivo, Isabella explicou que a água resultante deste processo de filtragem chega a ser potável, embora não possa ser oficialmente usada para o consumo humano devido às legislações brasileiras. “Existem países, como a Austrália, por exemplo, que já usam a água da chuva para fins potáveis. Em alguns casos, essa água chega a ser melhor do que a entregue pelas companhias de saneamento”, esclareceu a especialista.
Mesmo com estra restrição, as opções para o reuso ainda são muitas. Depois de filtrada, a água pode ser aproveitada em banheiros, para descarga, lavagem de mão e até chuveiro, limpeza de quintal, rega de jardins, lavagem de roupa, entre outras coisas.
O equipamento funciona de maneira muito simples. Não é necessário conectá-lo a nenhuma fonte de energia e ele precisa apenas ser ligado diretamente à calha das residências. Não existem restrições quanto aos tipos de telhados, no entanto, o sistema é ideal para tubulações de cem milímetros, normalmente usadas em telhados que tenham até 120 metros quadrados.

Foto: Divulgação
A eficiência do sistema é alta. Mesmo com todas as etapas de filtragem e limpeza da água, a perda é de 20 a 30%, levando em consideração que o reservatório final não terá mais nenhum tipo de resíduo.
Quanto à manutenção do sistema, a engenheira explica que os cuidados são mínimos, assim como os custos. Os usuários têm apenas três preocupações: elemento filtrante, retirada das folhas e a troca das pastilhas de cloro. Destes itens, o mais caro é o elemento filtrante, que custa, em média, R$ 20 e pode ser adquirido em qualquer loja especializada em filtros ou materiais de construção.
O ChoveChuva é comercializado online através do site da empersa. Ele é ideal para ser usados em residências, mas também existem projetos específicos para o reaproveitamento de água de chuva em prédios.
Veja abaixo o vídeo demonstrativo do filtro pluvial:
Por Thaís Teisen - Redação CicloVivo

Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/empresa-brasileira-comercializa-filtro-para-captacao-de-agua-da-chuva

Nenhum comentário:

Postar um comentário