segunda-feira, 31 de agosto de 2015

HP IMPULSIONA RECICLAGEM COM IDENTIFICAÇÃO ELETRÔNICA








A HP Brasil disponibiliza no país um portfólio de mais de 2.000 produtos, desenvolvidos a partir de tecnologias que reúnem inovação e sustentabilidade. Um bom exemplo nesse sentido é o programa Design for Environment (DfE — Design para o Meio Ambiente), criado em 1992, que busca o aperfeiçoamento das características dos produtos relacionadas ao meio ambiente.

Tag sendo aplicada no produto - Fotos: Divulgação
O programa DfE tem três prioridades: eficiência no consumo de energia (tanto na fabricação quanto no uso dos produtos), inovação de materiais (a fim de reduzir a quantidade de materiais utilizados e desenvolver opções com menor impacto ambiental e mais valor após sua vida útil) e reciclagem (com o intuito de projetar os equipamentos de modo a facilitar sua reciclagem). “A HP tem a sustentabilidade ambiental inserida em todos os seus produtos e suprimentos de impressão, garantindo o gerenciamento completo de seus ciclos de vida e fornecendo soluções de TI Verde para que seus clientes também se tornem ambientalmente sustentáveis”, destaca Kami Saidi, diretor de Operações e Sustentabilidade Ambiental HP Brasil.
A empresa investe, assim, em tecnologias que permitem a reinserção de matérias-primas recicladas de seus próprios produtos em novos produtos HP. Isso possibilita, entre outros aspectos ambientais, a redução do uso de recursos naturais, uma vez que a matéria-prima reciclada dos cartuchos HP misturados a outros plásticos oriundos do processo de reciclagem, como garrafas PET e cabides, constitui até 75% da composição de novos cartuchos de tinta HP e até 50% da composição do conteúdo plástico de alguns modelos de impressoras HP.









Plástico reciclado de impressoras

A HP Brasil desenvolveu e implantou, em 2011, oProjeto SmartWaste que utiliza tecnologia desenvolvida em seu Centro de Excelência em RFID (Radio Frequence Identification ou Identificação por Rádio Frequência) localizado no país. O FID consiste em uma identificação eletrônica inserida no momento da fabricação e que registra todos os dados, especificações técnicas e características de origem das impressoras HP manufaturadas,gerando uma espécie de DNA de cada produto.
Com o Projeto SmartWaste, a HP passou a utilizar a tecnologia RFID (identificação por radiofrequência) como ferramenta de sustentabilidade ambiental.
“Quando este produto retorna para a empresa pelo Programa de Reciclagem da HP Brasil, conseguimos capturar as informações detalhadas de sua composição através da tecnologia de RFID”, explica Kami Saidi. “A tecnologia permite a caracterização técnica e segregação do material para futuro reaproveitamento e reinserção como matéria-prima reciclada na fabricação de novos produtos HP, assegurando a originalidade do material ao detalhar os dados de fabricação, tais como data, localidade e fabricante, e vinculando as informações de devolução com as características do produto original.”

Com o SmartWaste, a HP consegue computar o potencial de material disponível que está sendo recolhido e, assim, garantir seu reaproveitamento total para que não seja descartado indevidamente ou passe por processos produtivos inadequados. Até janeiro de 2015, foram rastreadas 43.833 impressoras, o equivalente a 178,5 mil toneladas de matéria-prima que pode ser usada pela HP ou por outras indústrias.

Fonte:http://cempre.org.br/cempre-informa/id/44/hp-impulsiona-reciclagem-com-identificacao-eletronica

Nenhum comentário:

Postar um comentário