terça-feira, 2 de agosto de 2016

Livro orienta profissionais sobre análise da biologia do solo

guia_pratico_biologia_solo

Está disponível para download gratuito o livro “Guia Prático de Biologia do Solo”, escrito por vários autores, entre eles os professores da Universidade Federal do Paraná Jair Alves Dionísio, do Departamento de Solos;  Ida Chapaval Pimentel, do Setor de Ciências Biológicas; e Ana Luiza Mattana, do Departamento de Genética.  A publicação é destinada a profissionais de Ciências Agrárias e Biológicas e estudantes de ensino superior dessas áreas.

Qualidade do solo é a capacidade que tem o solo de cumprir suas funções na natureza. Um bom indicador de qualidade do solo é aquele capaz de elucidar os processos biológicos, físicos e químicos do solo e integrar propriedades ecológicas do sistema solo-planta. Este guia prático oferece mais do que metodologia adequada, oferece o “passo a passo” necessário para que pesquisadores, estudantes e interessados possam ter sucesso nos seus estudos em qualidade do solo
Além disso, o livro leva em conta a saúde ocupacional dos profissionais e alunos, durante o desenvolvimento das pesquisas. O Guia apresenta uma proposta de trabalho para garantir um ambiente saudável, sem a utilização de reagentes químicos carcinogênicos, mutagênicos ou teratogênicos (CMT). Dessa forma, o Guia pretende contribuir para o desenvolvimento da ciência no país, tendo como base a saúde ocupacional do profissional ou estudante acima de tudo.
Além do professores da UFPR, assinam a obra: Diana Signor, da Embrapa Semiárido; Alessandra Monteiro de Paula, da Universidade de Brasília, e Arlei Maceda, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná.
A publicação é uma co-edição entre o Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e o Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR, e está disponível para download no link:
Fonte: http://www.ufpr.br/portalufpr/blog/noticias/livro-orienta-profissionais-sobre-analise-da-biologia-do-solo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário