domingo, 20 de dezembro de 2020

Aplicativo oferece renda para quem cuidar da limpeza do bairro


A cidade de Maringá começou a experimentar um novo modelo de limpeza pública baseado na participação dos próprios moradores dos bairros. Desde o começo de outubro, a plataforma AMA – Agentes do Meio Ambiente está recebendo o cadastro de pessoas interessadas em serem zeladores ambientais. Cumprindo todas as atividades indicadas pelo aplicativo e uma dedicação de 6 a 8 horas semanais, o zelador ambiental pode ganhar ao menos R$ 700 mensais. 

Entre as atividades do zelador ambiental estão a varrição de calçadas, meio fio e vias públicas, educação ambiental dos vizinhos, monitoramento de descarte irregular de lixo, verificação e limpeza de bueiros entupidos, aplicação de pesquisas sobre sustentabilidade ambiental na vizinhança, recebimento de reclamações dos moradores, entre outras ações de fiscalização e compartilhamento de conhecimento. 

Aplicativo AMA capacita e monitora zeladores ambientais que passam a trabalhar para manter as ruas do bairro limpas. Foto: Divulgação

Como participar?

O aplicativo AMA está disponível para iOS e Android e precisa ser baixado no smartphone de quem deseja participar. Além disso é necessário que a pessoa seja um MEI habilitado a prestar serviços e atividades relacionadas à limpeza pública urbana e tenha série de equipamentos para a prestação de serviços.

Mais informações sobre o APP e sobre as regras de participação podem ser obtidas no site cidadeama.com.br e pelo WhatsApp 44 98813.1060

Com o cadastro finalizado e aprovado, a ferramenta organiza, monitora e orienta todas as ações ambientais executadas por cada zelador na sua área de atuação. Por meio de GPS, o percurso realizado é registrado junto com fotos e tags coletadas a cada tarefa.

As informações são gerenciadas e compartilhadas com os conveniados, que têm acesso aos dados gerados no portal de gestão. Além da fiscalização via GPS e fotos, o serviço prestado é constantemente avaliado pelos próprios moradores da área.

Consciência e participação de todos

Além da zeladoria urbana, o app AMA também está disponível na modalidade AMA – Morador. Nesta opção, os usuários cadastrados são convidados a cumprirem ações que ajudam a preservar o meio ambiente na cidade como a separação correta do lixo, o combate aos focos de dengue e o uso racional da água.

Moradores também podem baixar uma versão do aplicativo AMA e contribuir com a limpeza urbana. Foto: Divulgação

Disponível também nas cidades de Cianorte e Paranaguá, o aplicativo  estimula diariamente seus usuários a realizar tarefas, denunciar irregularidades e avaliar os serviços de limpeza urbana para acumular pontos e receber prêmios oferecidos por empresas parceiras.

Desenvolvimento

Segundo Marcelo Crivano, diretor da empresa Smart Citizen e idealizador da plataforma, o app está em constante aprimoramento para motivar o cidadão a adotar práticas sustentáveis e ter um engajamento efetivo quando os temas forem reciclagem, limpeza urbana e sustentabilidade.

“HÁ MAIS DE DOIS ANOS, TRABALHAMOS PARA CRIAR UMA PLATAFORMA QUE INTEGRE OS MORADORES DAS CIDADES ÀS ATIVIDADES DE LIMPEZA PÚBLICA QUE SÃO DE RESPONSABILIDADE DO PODER PÚBLICO E A LOGÍSTICA REVERSA QUE SÃO DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS PRIVADAS.”

Marcelo Crivano, idealizador do aplicativo AMA


Fonte:  https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/oportunidades/aplicativo-oferece-renda-para-quem-cuidar-da-limpeza-do-bairro/

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário