domingo, 20 de dezembro de 2020

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Thais Carrança

  • Da BBC News Brasil em São Paulo
Homem buscando comida em meio à pandemia
Legenda da foto,

Homem buscando comida em meio à pandemia; delivery, comércio eletrônico e materiais hospitalares descartáveis fizeram uso de plástico explodir

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus.

O aumento do volume de lixo plástico é bastante problemático num país onde apenas 1,28% deste material é reciclado, segundo dados da WWF citados pelo Atlas do Plástico, estudo inédito realizado pela organização sem fins lucrativos alemã Fundação Heinrich Böll.

A título de comparação, o índice de reciclagem de latas de alumínio chegou a 97,6% em 2019, segundo dados da Abal (Associação Brasileira do Alumínio) e da Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas).

A fundação alemã chama atenção ainda para as 70 mil a 190 mil toneladas de lixo despejadas por ano no mar brasileiro pela população que vive na costa, um problema para a fauna e flora marinha, para a saúde das pessoas, comunidades tradicionais e o turismo, uma das atividades econômicas mais afetadas pela pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário