segunda-feira, 27 de dezembro de 2021
Geleiras do Himalaia estão derretendo em ritmo acelerado
Cadeia de lagoas glaciares Khumbu. Crédito da imagem: Duncan Quincey, University of Leeds
O degelo acelerado das geleiras do Himalaia ameaça o abastecimento de água de milhões de pessoas na Ásia, alertam novas pesquisas.
Pela University of Leeds*
O estudo, liderado pela Universidade de Leeds, conclui que nas últimas décadas as geleiras do Himalaia perderam gelo dez vezes mais rapidamente nas últimas décadas do que a média desde a última grande expansão glaciar há 400-700 anos, um período conhecido como Pequena Idade do Gelo.
O peso ecológico do Antropoceno, artigo de José Eustáquio Diniz Alves
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/arranha-c%c3%a9us-cingapura-cidade-c%c3%a9u-3184798/
“Há 10.000 anos os seres humanos e seus animais representavam menos de um décimo de um por cento da biomassa dos vertebrados da terra. Agora, eles são 97 por cento”. Ron Patterson (2014)
segunda-feira, 20 de dezembro de 2021
Mudança climática está intensificando extremos também nos oceanos
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/peixe-embaixo-da-agua-corais-mar-378286/
Um estudo conduzido pela ETH Zurich usa modelos para mostrar pela primeira vez que ondas de calor marinhas e extremos com alta acidez ou baixo oxigênio também podem ocorrer conjuntamente – com consequências difíceis de prever para a vida marinha.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2021
Ondas de calor simultâneas já são sete vezes mais frequentes do que na década de 1980
Ondas de calor simultâneas, em junho de 2021. Imagem WMO
Os eventos de calor simultâneos também ficaram mais quentes e maiores: sua intensidade aumentou 17% e sua extensão geográfica aumentou 46%
Várias ondas de calor grandes do tamanho da Mongólia ocorreram ao mesmo tempo quase todos os dias durante as estações quentes da década de 2010 em todo o hemisfério norte, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Washington State University*.
terça-feira, 14 de dezembro de 2021
Emissões dos incêndios florestais em 2021 superam o total de combustíveis fósseis da UE
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/floresta-queimar-prescrito-chamas-386723/
Incêndios florestais globais em 2021 emitiram 6.450 megatons de CO2, ou 148% a mais do que o total de emissões de combustíveis fósseis da UE em 2020
Em 2021, várias regiões ao redor do mundo experimentaram temporadas de incêndios florestais devastadores. Todos nós lemos histórias angustiantes sobre a miséria humana e os danos à propriedade causados por incêndios florestais intensos e prolongados. Ao longo do ano, o Copernicus Atmosphere Monitoring Service * (CAMS) tem observado de perto os incêndios florestais globais e suas emissões.
Poluição microplástica colabora para a resistência a antibióticos
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/pl%c3%a1stico-pol%c3%admero-gr%c3%a2nulos-1061731/
O recipiente de isopor que contém seu cheeseburger para viagem pode contribuir para a resistência crescente da população aos antibióticos.
Reciclagem reduz demanda de energia e emissão de gases de efeito estufa
A reciclagem contribui diretamente para a solução da crise do clima, já que esse processo reduz a energia gasta de uma nova produção ao reutilizar um material já existente
O degelo da Antártida bate novo recorde em novembro de 2021, artigo de José Eustáquio Diniz Alves
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/iceberg-ant%c3%a1rtica-polar-gelo-mar-404966/
O aumento da temperatura da Terra deverá acelerar o processo de degelo do Ártico, da Antártida, da Groenlândia e dos glaciares, o que provocará o aumento do nível dos oceanos e colocará bilhões de pessoas sob risco
Os últimos 8 anos foram os mais quentes já registrados e a década 2011-20 é a mais quente da série histórica. O Planeta está virando uma estufa e não está apenas aquecendo, mas aquece a taxas cada vez mais elevadas. Por isso, o aquecimento global não é um problema como outro qualquer, mas sim o evento que engloba e potencializa todos os demais e obriga a humanidade a repensar suas prioridades diante da possibilidade de um armagedon ecológico.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
Árvores podem reduzir temperaturas de cidades em até 12 °C
Estudo analisou o impacto das árvores nas temperaturas da superfície terrestre de 293 cidades europeias.
Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciência Atmosférica e Climática, ETH Zurique, encontrou evidências de algo que parece bastante óbvio para todos: árvores são capazes de reduzir o calor nas cidades. Apesar dessa afirmação parecer ser um consenso geral, os cientistas quiseram verificar efetivamente qual seria a redução de temperatura em cidades e quais fatores podem influenciar nessa redução.
Como pesticidas neônicos prejudicam as abelhas?
Imagem de Arjun MJ no Unsplash
Os pesticidas neonicotinoides são substâncias desenvolvidas para prevenir, destruir, repelir ou mitigar qualquer “praga"
domingo, 5 de dezembro de 2021
Relatório liga grandes marcas de moda ao desmatamento da Amazônia
De Louis Vuitton a Vans, centenas de marcas podem estar financiando o desmatamento da floresta amazônica.
Pesquisa é da Stand Earth e dá apoio à mobilização internacional #SupplyChange contra o desmatamento do bioma. Modelo Amber Valletta e estilista Francisco Costa são nomes da moda que apoiam a mobilização. No Brasil, Modefica e Clima Info dão suporte à ação global.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
Decrescimento demoeconômico com prosperidade e regeneração ecológica
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-reserva-natural-326923/
Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
A humanidade já ultrapassou a capacidade de carga da Terra e tem uma pegada ecológica muito maior do que a biocapacidade do Planeta.
Desde a década de 1970 o mundo vive em déficit ambiental e utiliza mais recursos naturais do que a capacidade de regeneração do meio ambiente. O mundo também já ultrapassou 4 das 9 Fronteira Planetárias. Portanto, a degradação ecológica aumenta e o modelo atual de produção e consumo se torna a cada dia mais e mais insustentável.
A bomba-relógio do declínio dos polinizadores
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/abelha-inseto-polinizar-poliniza%c3%a7%c3%a3o-3360682/
A mudança no uso da terra está ligada ao declínio dos polinizadores, mas não sabemos se essas mudanças estão afetando o sucesso reprodutivo das plantas.
Para determinar se o uso da terra pelo homem está associado à limitação do pólen na reprodução das plantas, realizamos uma síntese de dados globais e uma meta-análise.
sexta-feira, 26 de novembro de 2021
Três bilhões de pessoas não podem pagar por uma alimentação saudável
Aproximadamente três bilhões de pessoas, quase 40% da população mundial, não podem pagar uma dieta saudável e outro bilhão de pessoas se somariam a esse números se novos eventos imprevisíveis reduzirem sua renda em um terço, revelou um novo relatório da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), na terça-feira (23).
No Ceará, placa solar é fabricada com cascas de castanha
Foto 1: Michael_Luenen / Pixabay | Foto 2 e 3: Viktor Braga (UFC).
O sol abundante durante todo o ano é um aspecto que naturalmente favorece o desenvolvimento da energia solar em território cearense. Agora, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará avaliam a implementação de um outro elemento também farto no Estado para tornar esse tipo de energia mais acessível por meio da redução de seus custos de produção: o caju.
quarta-feira, 24 de novembro de 2021
Gaia, Antropoceno e natureza – três conceitos para compreender a transição em curso
O primeiro ponto que temos de imaginar é que Gaia não é natureza; Gaia é um sistema integrado de geosfera, biosfera, antroposfera e tecnosfera
Gaia, Antropoceno e natureza: três conceitos para compreender a transição em curso. Entrevista especial com Rodrigo Petronio
“A crítica que Latour faz à modernidade não diz respeito a uma tentativa de retomar uma “ciência integral”, mas simplesmente entender como o processo moderno leva a uma purificação dos saberes, que vão se separando”, afirma o pesquisador
segunda-feira, 22 de novembro de 2021
Poluição atmosférica reduz em dois anos expectativa de vida em todo o mundo
São Paulo supera em quase 3 vezes recomendação da OMS para material particulado no ar
ClimaInfo
Um relatório mostra que a poluição do ar por material particulado reduz em dois anos a expectativa média de vida das pessoas em todo o mundo.
O Air Quality Life Index (AQLI) destaca ainda que a poluição particulada era o maior risco para a saúde humana antes da COVID-19 — e deve voltar a ser se não houver políticas públicas voltadas a uma redução permanente após a pandemia.
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
Fazendeiros jogam agrotóxico sobre Amazônia para acelerar desmatamento
Foto: Jan Amiss | Pixabay
Por Hélen Freitas, Agência Pública/Repórter Brasil
Para acelerar o desmatamento de grandes áreas e abrir espaço para a soja e o gado, fazendeiros estão jogando grandes quantidades de agrotóxicos de avião sobre a floresta Amazônica e outros biomas. Levantamento inédito feito pela Agência Pública e Repórter Brasil revela que, nos últimos 10 anos, cerca de 30 mil hectares de vegetação nativa foram literalmente envenenados. A área corresponde a 30 mil campos de futebol.
quinta-feira, 18 de novembro de 2021
Hidrogênio azul é um combustível limpo? Entenda
Imagem de Marcin Jozwiak no Unsplash
As tecnologias de captura e armazenamento de carbono têm sido muito discutidas nos últimos tempos, sendo vistas como uma das possíveis soluções para reduzir os impactos das mudanças climáticas. No entanto, mesmo desenvolvidas com o intuito de preservar a vida humana no planeta, essas tecnologias nem sempre estão livres de problemas ambientais.
Saiba o que são as Soluções baseadas na Natureza – SbN
Ações se inspiram na natureza para amenizar problemas ambientais e são importantes para que o Brasil alcance metas do Acordo de Paris
Por Luiza Lafuente
Entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro, líderes mundiais, organizações e ativistas se reuniram em Glasgow, na Escócia, para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26. O Brasil, país com a segunda maior área de florestas do mundo, se comprometeu novamente a investir para reverter o desmatamento e a degradação ambiental até 2030.
quarta-feira, 17 de novembro de 2021
Vídeo da campanha “Não escolha a extinção” ganha versão em português com a voz de Milton Nascimento
Campanha do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento mostra dinossauro alertando a humanidade sobre a própria extinção
Índia, maior poluidor do mundo, festeja “vitória” na COP26
Em Glasgow, a Índia fez o papel do maior poluidor do mundo, anunciando que chegará a zero emissões somente em 2070, depois da Europa, Estados Unidos e China. Mas, enquanto isso, à espera da aprovação da Suprema Corte para um confinamento total, a capital, Delhi, está afundando em um semi-lockdown imposto por uma poluição que mata mais de um milhão de vítimas indianas todos os anos, com doenças respiratórias, complicações pulmonares, infartos, diabetes e doenças infantis desencadeadas por aquela grande nuvem de veneno asfixiante que paira no ar, bloqueada pela cordilheira do Himalaia. As partículas finas em Delhi, a capital mais envenenada da Terra, vão muito além dos limites da OMS.
Glasgow adia novamente a salvação do clima
COP26 termina com amplo acordo e conclui livro de regras de Paris, mas deixa aceleração da ambição para 2022 e não resolve financiamento para pobres.
A análise é publicada por Observatório do Clima, 13-11-2021.
“Compromisso”, “desconforto” e “imperfeito” foram algumas das palavras mais ouvidas na tarde deste sábado (13/11), quando mais de 190 nações aprovaram o pacote de decisões da COP26, a conferência do clima de Glasgow. O encontro de duas semanas teve sucesso em finalizar o chamado “livro de regras” do Acordo de Paris, mas não conseguiu entregar a ambição necessária para a redução de emissões de gases de efeito estufa em linha com o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global em 1,5oC neste século. A salvação do clima foi adiada mais uma vez, para 2022, quando o mundo volta a se reunir em Sharm el Sheikh, no Egito, para avaliar metas mais ambiciosas para 2030.
A corrida do NET ZERO e o desafio da descarbonização de nossa economia
Foto: GettyImages/Christopher Furlong
“Net Zero Carbon”, conhecido no Brasil como “Carbono Zero” ou “Carbono Neutro”, é certamente a palavra da moda em 2021. Mas o conceito não é novo e sua primeira citação data de 1988, aliás o mesmo ano da famosa audiência do renomado climatologista James Hansen ao Senado Americano sobre as mudanças climáticas e as consequências dos gases de efeito estufa.
segunda-feira, 15 de novembro de 2021
Confira 5 gases poluentes que respiramos todos os dias
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, publicou dados sobre cinco gases que poluem o ar e são nocivos à saúde e ao meio ambiente.
A poluição atmosférica é responsável por cerca de 7 milhões de mortes e 90% da população mundial respira ar com níveis de poluentes que excedem os limites indicados pela Organização Mundial de Saúde, OMS.
Cadeia de abastecimento alimentar no caminho de ser um dos maiores emissores de CO2
Um novo estudo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, mostra que a cadeia de abastecimento alimentar poderá se tornar um dos maiores emissores de gases de efeito estufa.
Emissões antropogênicas e urbanização aumentam os extremos de calor
Onda de calor na Europa. Imagem: Severe Weather Europe
A maioria das áreas do mundo está experimentando extremos de calor cada vez mais intensos. As consequências para a saúde relacionadas ao calor variam de acordo com as características da paisagem exposta e os tipos de calor extremo.
terça-feira, 9 de novembro de 2021
Fogo na Amazônia coloca 21% a mais de gases estufa do que fala a conta oficial
Experimento de fogo do IPAM na fazenda Tanguro, em MT. Foto: Paulo Brando/IPAM..
Somente os incêndios florestais aumentariam em 21% as emissões anuais de gases estufa relacionadas ao desmatamento na Amazônia nos últimos 15 anos – isso se fossem contabilizados, o que não acontece atualmente. O número faz parte de um novo estudo lançado hoje pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) durante a COP26, que acontece em Glasgow (Escócia).
sexta-feira, 5 de novembro de 2021
As 10 novas descobertas mais importantes sobre mudanças climáticas
Pela Arizona State University*
À medida que os impactos combinados de nossa crise climática cada vez pior se tornam mais visíveis em todo o mundo, os principais cientistas divulgaram os 10 novos insights mais importantes sobre o clima. A série “The 10 New Insights in Climate Science” é uma varredura do horizonte das descobertas de pesquisa mais urgentes e percepções científicas emergentes para ajudar a informar transformações imediatas e equitativas entre os setores para preservar um planeta seguro e habitável.
Agroecologia – alternativa agrícola sustentável e socialmente justa
Por Graça Portela e Raíza Tourinho (Icict/Fiocruz)
De um lado, um cenário de uso indiscriminado de agrotóxicos, intoxicações, do outro, cultivos mais sustentáveis, relações de trabalho e comercialização mais justas. É essa a solução que a Agroecologia promete oferecer ao Planeta. Mas dá mesmo para sonhar com um futuro sem agrotóxicos?
quarta-feira, 3 de novembro de 2021
Eventos climáticos extremos e seus principais impactos

Os últimos sete anos estão a caminho de ser os mais quentes já registrados e o aumento do nível do mar atinge um novo máximo
Pela WMO
Estado do clima em 2021: eventos extremos e seus principais impactos
Diferença de temperatura média anual global em relação às condições pré-industriais (1850-1900) em seis conjuntos de dados de temperatura global (consulte as notas aos editores). |
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), concentrações sem precedentes de gases de efeito estufa na atmosfera e o calor acumulado associado empurraram o planeta para um território desconhecido, com repercussões de longo alcance para as gerações atuais e futuras.
Líderes mundiais devem priorizar ações integradas de água e clima
As mudanças climáticas estão afetando drasticamente o ciclo da água, tornando as secas e inundações mais extremas e frequentes, e diminuindo o armazenamento natural de água no gelo e na neve. O aumento da temperatura e a variabilidade nos padrões de fluxo dos corpos d'água também afetam a qualidade da água.
terça-feira, 2 de novembro de 2021
Menos 30 anos em 3: linha do tempo mostra retrocessos na área ambiental
Queimada e vista em meio a área de floresta próxima a capital Porto Velho. Foto: Bruno Kelly | Amzonia Real | Flickr (cc-by-2.0)
Com a eleição de Jair Bolsonaro para presidente, a atuação do governo brasileiro na área socioambiental teve diversos destaques, infelizmente nada positivos. A fala do ex-ministro Ricardo Salles sobre aproveitar a pandemia para “passar a boiada” talvez seja um indicativo de como têm sido os últimos três anos.
Últimos sete anos devem ser considerados os mais quentes da história
Um novo relatório divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) apontou que os últimos sete anos devem ser considerados os mais quentes da história.
Dentre os registros feitos pela organização, 2021 ocupa a quinta posição entre os sete anos mais quentes. A situação só não foi pior por conta de um evento atípico de resfriamento registrado nos primeiros meses do ano, o “La Niña”.
sexta-feira, 29 de outubro de 2021
OS 6PS DO NOVO MARKETING CIRCULAR
Vanessa Wagneur colaboradora NEC
Com o avanço da internet e em um mundo cada vez mais conectado, surgem agora, os "8Ps" do Marketing digital. Os atributos iniciais passam a fazer sentido, se colocamos no mercado produtos que atendam às necessidades reais de um público cada vez mais exigente e segmentado. Agora, com a valorização dos Processos, Posicionamento, Pessoas e Produtividade, o cliente, com seus desejos e necessidades, passa a ser o centro da estratégia.
Brasil aumentou emissões em plena pandemia
Desmatamento na Amazônia foi principal responsável pela elevação de 9,5% nos gases de efeito estufa verificada em 2020, indicam dados do Observatório do Clima.
As emissões brasileiras de gases de efeito estufa em 2020 cresceram 9,5%, enquanto no mundo inteiro elas despencaram em quase 7% devido à pandemia de Covid-19.
COP26: apenas mais uma Conferência do Clima? artigo de Juacy da Silva
O que é a COP-26 e qual a sua importância para conter, enquanto é tempo, as mudanças climáticas, o aquecimento global e a emergência climática de que milhares de cientistas tem alertado
quinta-feira, 28 de outubro de 2021
Pastagem ocupa 75% da área desmatada ilegalmente em terras públicas na Amazônia

Às vésperas da COP 26, novo estudo do IPAM mostra grilagem como vetor de emissão de gases estufa e contaminação do setor pecuário com irregularidades na cadeia de produção de gado.
População e consumo na COP26: como reduzir as emissões de CO2? artigo de José Eustáquio Diniz Alves
“O impacto ambiental é o produto do número de pessoas vezes o uso de recursos per capita. Em outras palavras, você tem dois números multiplicados um pelo outro – qual é o mais importante? Se você mantiver uma constante e deixar a outra variar, você ainda está multiplicando. Não faz sentido para mim dizer que apenas um número é importante” Herman Daly (2018)
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
Na contramão do Acordo de Paris, países planejam mais que dobrar produção de combustíveis fósseis
Um levantamento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, mostra que a produção global de combustíveis fósseis está, de forma muito perigosa, fora de sincronia com as metas estipuladas no Acordo de Paris.
Apesar das ambições demonstradas pelos governos, e por compromissos com emissões zero de carbono, os países preveem produzir, até 2030, petróleo, gás natural e carvão em um volume que é mais do que o dobro do ideal para limitar o aumento da temperatura global a 1,5° Celsius.