quarta-feira, 17 de novembro de 2021

A corrida do NET ZERO e o desafio da descarbonização de nossa economia

 









Foto: GettyImages/Christopher Furlong

“Net Zero Carbon”, conhecido no Brasil como “Carbono Zero” ou “Carbono Neutro”, é certamente a palavra da moda em 2021. Mas o conceito não é novo e sua primeira citação data de 1988, aliás o mesmo ano da famosa audiência do renomado climatologista James Hansen ao Senado Americano sobre as mudanças climáticas e as consequências dos gases de efeito estufa.

O grande desafio é que, para ser “Net Zero”, o saldo entre as emissões e as remoções de carbono tem que somar zero, ou seja, deve ser neutro. Os planos devem apresentar metas intermediárias, políticas alinhadas, rastreabilidade, e um mecanismo de governança com total transparência.

Este esforço deve estar alinhado com as metas do Acordo de Paris de manter o aquecimento global abaixo dos 1,5 graus Celsius. No caso de uma empresa, a iniciativa Science Base Targets garante que as metas assumidas de curto e médio prazos são robustas e baseadas na melhor ciência climática.

Para chegar a este resultado, é esperado que seja feito um esforço de descarbonização (eliminação das suas emissões de gases de efeito estufa), seguido por uma neutralização do volume residual que, por motivos tecnológicos, ou de materialidade não possam ser eliminados. Esta compensação (também conhecida pelo termo técnico de offsettings) não deve ser usada para evitar, adiar ou substituir cortes em suas emissões.


Fonte: https://umsoplaneta.globo.com/opiniao/colunas-e-blogs/marcelo-furtado/post/2021/06/a-corrida-do-net-zero-e-o-desafio-da-descarbonizacao-de-nossa-economia.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário