terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Proposta - Desenvolvimento de ações sustentáveis no ambiente escolar através do aproveitamento da garrafa PET

 

A proposta foi elaborada pelo professor João José Anselmo dos Santos e envolve a realização dessas duas ações.

Justificativa 

A situação do planeta está chegando num ponto cada vez mais critico, fruto de uma postura errada frente a questão ambiental. A realidade é o aumento do consumo e exploração incontrolável de produtos e recursos naturais do planeta, deixam incerta a condição de sobrevivência da atual a longo prazo, com também das gerações futuras.           

Para reverter essas situações, precisamos pensar na educação ambiental, norteada pela sustentabilidade ambiental, de modo que envolva todos os setores a sociedade: econômica, política, saúde, educação,etc. Essa ação vai de encontro a essa necessidade, pois visa viabilizar o desenvolvimento da consciência ambiental na célula principal de formação do conhecimento, a escola. 

Objetivos

Geral

Proporcionar a implantação de ações sustentáveis nas escolas beneficiadas voltada para o desenvolvimento consciência ambiental.

Objetivos específicos

 -Viabilizar o desenvolvimento da consciência ambiental no ambiente externo e interno das escolas envolvidas.

- Contribuir para interação escola/comunidade de entorno.

- Contribuir para o desenvolvimento da cultura empreendedora.

- Trabalhar a economia criativa na escola e comunidade de entorno.

- Desenvolvimento de ações de responsabilidade social.


Possibilidades paralelas de uso dessas ações

- Trabalhar a interdisciplinaridade na escola.

- Produção científica – formatar projetos e artigos científicos com base nestas ações.

- Servi com ação de responsabilidade social da escola.


Público-alvo

- Para o processo de capacitação o público será constituído por alunos escolhidos pela escola beneficiada que iram ser responsáveis pelo repasse em sua escola.

- Para o processo de implantação das ações sustentável o público atendido envolverá tanto a comunidade interna da escola atendida com sua comunidade de entorno.

Proposta – um breve entendimento

- As ações necessárias para o desenvolvimento dessa proposta aconteceram em dois momentos.

- O primeiro momento será marcado pela realização das capacitações necessárias para viabilizar a implantações das ações sustentáveis propostas.

- O segundo momento envolverá a implantação das ações sustentáveis e para isso serão realizadas duas oficinas, uma para cada ação.

- As ações previstas para cada momento aconteceram aos sábados, em dois turnos (manhã e tarde).

- Essa proposta poderá ser desenvolvida exclusivamente com uma escola ou com varias. Para isso cada escola enviar alunos representantes e esse ficaram responsável em desenvolver as ações nas suas escolas.


Caracterização das capacitações

- As capacitações terão uma carga horária de 24 hs, sendo realizada em três sábados, em dois turnos (manhã e tarde)

- As capacitações serão as seguintes: Aproveitamento de garrafa PET para confecção de canteiros verticais e horizontais para hortaliças; Aproveitamento de garrafa PET para confeccão de material decorativo; Empreendedorismo e Educação ambiental.

Caracterização das oficinas

- Cada oficina terá um carga horária de oito horas e envolvera o repasse de como implantar as ações sustentáveis na escola.

- Serão uma oficina para cada ação.

- Cada escola participante irá elaborar uma proposta de realização para implantação e condução das ações sustentáveis propostas.

- No caso da horta escolar serão repassadas uma metodologia de como implantar e conduzir a mesma.

- Já para o NDCA serão repassado uma metodologia de condução das ações do núcleo, bem como estratégias de mobilização e socialização do público alvo.

Caracterização da ação – Horta escolar

- Essa ação envolverá a implantação de uma horta cujo os canteiros será confeccionado com garrafa PET. Esses canteiros serão verticais e horizontais, conforme a estrutura física existente na escola.

- Essa horta será implantada e conduzida por um grupo de alunos.

- Essa horta será conduzida organicamente.

- Serão cultivados as principais hortaliça que terão dois fins: a cozinha da escola para incrementar a merenda e o restante será comercializado junto a comunidade de entorno. O grupo condutor irá tratar a horta como uma empresa e assim será possível desenvolver a cultura empreendedora junto aos alunos envolvidos.

Caracterização da ação - NDCA

- O NDCA será conduzido por um grupo de alunos que ficaram responsáveis pelo desenvolvimento da consciência ambiental junto a comunidade interna e externa da escola, através do aproveitamento da garrafa PET.

 - Esse núcleo irá realizar oficina onde será repassadas as técnica de aproveitamento de garrafa PET para confecção de objetos decorativos e paralelamente irão socializar a importância de adotar os 4Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reciclar, Reutilizar e Racionalizar), como também, o conceito, fundamentos e implicações da economia criativa.

- Essas oficinas serão realizadas com alunos da escolas e com a comunidade de entorno da escola.

- Como exemplo de ação desse núcleo seria a decoração da escola com garrafa PET.

Impacto das ações

Ambiental – irá contribuir para redução do impacto ambiental da garrafa PET destina ao lixão, pois a comunidade interna e externa irá ter uma serventia para esse material.

Econômico – irá contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo e da economia criativa junto aos participantes das ações desenvolvidas, Com irá abrir a possibilidade de surgimento de futuros empreendedores e assim contribuir para o desenvolvimento local.

Social – irá contribuir para socialização de conhecimentos socioambientais junto à comunidade interna e externa da escola envolvida.











Imagem: Acervo prof. J. J. Anselmo











Imagem: Acervo prof. J. J. Anselmo












Imagem: Acervo prof. J. J. Anselmo



Contato

e-mail: joaojoseanselmosantos@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário