A situação do planeta está chegando num ponto cada vez mais critico, fruto de uma postura errada frente a questão ambiental. A realidade é o aumento do consumo e exploração incontrolável de produtos e recursos naturais do planeta, deixam incerta a condição de sobrevivência da atual a longo prazo, com também das gerações futuras.
Para
reverter essas situações, precisamos pensar na educação ambiental, norteada
pela sustentabilidade ambiental, de modo que envolva todos os setores a
sociedade: econômica, política, saúde, educação,etc. Essa ação vai de encontro
a essa necessidade, pois visa viabilizar o desenvolvimento da consciência
ambiental na célula principal de formação do conhecimento, a escola.
Objetivos
Geral
Proporcionar a implantação de ações sustentáveis nas escolas
beneficiadas voltada para o desenvolvimento consciência ambiental.
Objetivos específicos
-Viabilizar o desenvolvimento da consciência ambiental no
ambiente externo e interno das escolas envolvidas.
- Contribuir para interação escola/comunidade de entorno.
- Contribuir para o desenvolvimento da cultura empreendedora.
- Trabalhar a economia criativa na escola e comunidade de
entorno.
- Desenvolvimento de ações de responsabilidade social.
Possibilidades paralelas de uso dessas ações
- Trabalhar a interdisciplinaridade na escola.
- Produção científica – formatar projetos e artigos
científicos com base nestas ações.
- Servi com ação de responsabilidade social da escola.
Público-alvo
- Para o processo de capacitação o público será constituído
por alunos escolhidos pela escola beneficiada que iram ser responsáveis pelo
repasse em sua escola.
- Para o processo de implantação das ações sustentável o
público atendido envolverá tanto a comunidade interna da escola atendida com
sua comunidade de entorno.
Proposta – um breve entendimento
- As ações necessárias para o desenvolvimento dessa proposta
aconteceram em dois momentos.
- O primeiro momento será marcado pela realização das
capacitações necessárias para viabilizar a implantações das ações sustentáveis
propostas.
- O segundo momento envolverá a implantação das ações
sustentáveis e para isso serão realizadas duas oficinas, uma para cada ação.
- As ações previstas para cada momento aconteceram aos
sábados, em dois turnos (manhã e tarde).
- Essa proposta poderá ser desenvolvida exclusivamente com uma
escola ou com varias. Para isso cada escola enviar alunos representantes e esse
ficaram responsável em desenvolver as ações nas suas escolas.
Caracterização das capacitações
- As capacitações terão uma carga horária de 24 hs, sendo
realizada em três sábados, em dois turnos (manhã e tarde)
- As capacitações serão as seguintes: Aproveitamento de
garrafa PET para confecção de canteiros verticais e horizontais para
hortaliças; Aproveitamento de garrafa PET para confeccão de material decorativo;
Empreendedorismo e Educação ambiental.
Caracterização das oficinas
- Cada oficina terá um carga horária de oito horas e envolvera
o repasse de como implantar as ações sustentáveis na escola.
- Serão uma oficina para cada ação.
- Cada escola participante irá elaborar uma proposta de
realização para implantação e condução das ações sustentáveis propostas.
- No caso da horta escolar serão repassadas uma metodologia de
como implantar e conduzir a mesma.
- Já para o NDCA serão repassado uma metodologia de condução
das ações do núcleo, bem como estratégias de mobilização e socialização do público
alvo.
Caracterização da ação – Horta escolar
- Essa ação envolverá a implantação de uma horta cujo os
canteiros será confeccionado com garrafa PET. Esses canteiros serão verticais e
horizontais, conforme a estrutura física existente na escola.
- Essa horta será implantada e conduzida por um grupo de
alunos.
- Essa horta será conduzida organicamente.
- Serão cultivados as principais hortaliça que terão dois
fins: a cozinha da escola para incrementar a merenda e o restante será
comercializado junto a comunidade de entorno. O grupo condutor irá tratar a
horta como uma empresa e assim será possível desenvolver a cultura empreendedora
junto aos alunos envolvidos.
Caracterização da ação - NDCA
- O NDCA será conduzido por um grupo de alunos que ficaram
responsáveis pelo desenvolvimento da consciência ambiental junto a comunidade
interna e externa da escola, através do aproveitamento da garrafa PET.
- Esse núcleo irá
realizar oficina onde será repassadas as técnica de aproveitamento de garrafa
PET para confecção de objetos decorativos e paralelamente irão socializar a
importância de adotar os 4Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reciclar, Reutilizar
e Racionalizar), como também, o conceito, fundamentos e implicações da economia
criativa.
- Essas oficinas serão realizadas com alunos da escolas e
com a comunidade de entorno da escola.
- Como exemplo de ação desse núcleo seria a decoração da
escola com garrafa PET.
Impacto das ações
Ambiental – irá contribuir para redução do impacto ambiental
da garrafa PET destina ao lixão, pois a comunidade interna e externa irá ter uma
serventia para esse material.
Econômico – irá contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo
e da economia criativa junto aos participantes das ações desenvolvidas, Com irá
abrir a possibilidade de surgimento de futuros empreendedores e assim
contribuir para o desenvolvimento local.
Social – irá contribuir para socialização de conhecimentos
socioambientais junto à comunidade interna e externa da escola envolvida.
Imagem: Acervo prof. J. J. Anselmo
Imagem: Acervo prof. J. J. Anselmo
Imagem: Acervo prof. J. J. Anselmo
Contato
e-mail: joaojoseanselmosantos@gmail.com
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