domingo, 19 de dezembro de 2010

Minhocas são alternativa barata e eficaz na descontamionação do solo


Depois de insetos polinizadores, as minhocas são as melhores amigas do jardineiro pois processam resíduos de jardim e de solo. (Imagem:Kingston Worm Farm)


Pesquisadores da América do Sul têm estudado a viabilidade da utilização de minhocas para a descontaminação de antigas instalações industriais, aterros sanitários e outras áreas potencialmente perigosas.
De acordo com a publicação acadêmica norte-americana, Inderscience Publishers, depois de insetos polinizadores, as minhocas são, provavelmente, as melhores amigas do jardineiro pois processam resíduos de jardim e de solo.
A minhoca comum, Eisenia fetida, também poderia se tornar uma ferramenta útil na gestão do processamento seguro de resíduos sólidos e líquidos perigosos, com alto teor de metais, como explicado pelo químico Lué Meru Marcó Parra, da Universidad Centro Occidental Lisandro Alvarado, em Cabudare, Venezuela.
Os pesquisadores realizaram dois estudos de viabilidade sobre a utilização das minhocas no tratamento de resíduos. A primeira equipe usou o composto produzido pelas minhocas, chamado vermicomposto, como substrato absorvente de sucesso para o tratamento de efluentes contaminados com os metais: níquel, cromo, vanádio e chumbo.
No segundo estudo as minhocas foram utilizadas diretamente para a remediação do arsênio e mercúrio presentes em aterros sanitários. Os testes mostraram uma eficiência de 42 a 72% em cerca de duas semanas para a remoção de arsênio e de 7,5 a 30,2% para a remoção de mercúrio no mesmo período.
As minhocas podem oferecer uma alternativa barata e eficaz de tratamento para métodos complexos e caros de limpeza industrial. Essa foi uma das conclusões as quais a equipe chegou.
O acúmulo de resíduos sólidos em aterros causa altos riscos de contaminação para os solos, águas subterrâneas e de superfície. Portanto, um método de remediação eficaz é cada vez mais importante já que os metais tóxicos estão presentes em uma ampla gama de resíduos de produtos a partir de computadores velhos e dispositivos eletrônicos portáteis que são descartados em aterros.
Fonte: http://ciclovivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário