quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Formigas podem reduzir o aquecimento global

formigas-podem-reduzir-aquecimento-global-blog-clima

Formigas? Isso mesmo! Pelo visto, esses pequenos insetos estão fazendo um trabalho incrível no planeta sem nos darmos conta. Estudo divulgado pela publicação americana Geology revela que a interação de diversas espécies de formigas com rochas aumenta em mais de 300% a absorção natural de dióxido de carbono pelos minerais. A constatação foi feita por Ronald Dorn, professor de geografia da Arizona State University, em Tempe, nos Estados Unidos.

Rochas que contêm cálcio e magnésio capturam CO2 naturalmente. Após este processo, elas se transformam em calcário rico em carbono ou dolomita. Segundo Dorn, isto já vem acontecendo na Terra há bilhões de anos. Provavelmente, tem sido um dos muitos mecanismos naturais do planeta para equilibrar a absorção e liberação do dióxido de carbono na atmosfera.
O que a pesquisa do professor americano constatou agora é que a presença de formigas próximo a rochas pode ter acelerado este processo. A descoberta de Dorn aconteceu por acaso. Em trabalho sobre envelhecimento de minerais, ele foi obrigado a enterrá-los nos mais diferentes tipos de solo.
Após anos de estudo, ficou evidente a conexão entre a alta concentração de formigas e o aumento do sequestro de carbono pelas rochas. “Quando comecei a tratar as amostrar de minerais, a importância do papel das formigas ficou muito clara”, disse o professor à revista Scientific American.
O cientista não sabe ainda qual a relação exata entre os insetos e a maior absorção de dióxido de carbono pelas rochas. Entre outras hipóteses, poderiam ser as substâncias ou micróbios deixados pela saliva das formigas nos minerais, suas secreções glandulares ou algo mais.
A pesquisa irá continuar e do resultado dela pode surgir um novo mecanismo para a captura de carbono na atmosfera. Atualmente, o CO2 é o gás mais emitido pelas atividades humanas e tem sido apontado como uma das principais causas do aquecimento global.
É o trabalho de formiguinha fazendo a diferença. Literalmente.

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-do-clima/2014/08/20/formigas-podem-reduzir-o-aquecimento-global/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel_blogdoclima

Nenhum comentário:

Postar um comentário