quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O que vai sobrar de água no mundo em 2095?

3842161463_dee47fbdd0_z

Muito pouco, diz estudo
Como será um mapa da escassez global de água em 2095? Radicalmente diferente, segundo cientistas do Laboratório Nacional Pacific Northwest, dependendo das políticas de mitigação do clima escolhidas para reduzir a poluição de carbono.
Na primeira análise ampla de seu tipo, os pesquisadores, trabalhando com Instituto Conjunto de Pesquisa da Mudança Global, usaram um modelo único que liga economia, energia, uso da terra e sistemas do clima para mostrar os efeitos da mudança mundial sobre a escassez de água.

Quando incorporaram uso da água e sua disponibilidade neste modelo, e introduziram cenários de possíveis políticas de mitigação, descobriram que sem qualquer política para conter as emissões de gases de efeito estufa, metade do mundo estará no final do século vivendo uma situação de escassez extrema. Algumas políticas de mitigação podem exacerbar o quadro,  como a ocupação cada vez maior de solos por plantas destinadas a biocombustíveis, que usam quantidades enormes do recurso.
Segundo Mohamad Hejazi, chefe do estudo e cientista do clima, ‘todos os modelos integrados de avaliação do clima de alta resolução carecem de qualquer representação de sistemas de água.” Estes modelos, diz ele, “supõem que a mitigação de emissões não será afetada pela escassez de água. Mas descobrimos que ela é um componente significativo  do clima futuro, mesmo políticas sejam implantadas.”
Estudos anteriores haviam também alertado sobre os riscos da mudança do clima e os recursos hidricos. Um estudo previu que uma clima alterado poderia colocar mais 40% das pessoas no mundo em uma situação de falta severa do recurso, por causa de mudanças nos padrões de chuva e evaporação, informa o Blue and Green Tomorrow.
Foto: Andrea/Creative Commons/Flickr

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/o-que-vai-sobrar-de-agua-no-mundo-em-2095/

Nenhum comentário:

Postar um comentário