sábado, 6 de dezembro de 2014

Cientistas criam novo tipo de papel feito de plástico



Químicos da universidade da Califórnia desenvolveram um novo tipo de papel. Feito de plástico, o material pode ser reutilizado por até 20 vezes.

A novidade foi tema de um artigo publicado na última edição da Nature, importante revista de ciência. O novo papel conta com uma camada de corantes químicos que sofrem reações químicas ao entrarem em contato com luz ultravioleta



Quando isso acontece, as áreas do papel onde a luz bate com menos intensidade formam as imagens ou textos. Já as outras, mais impactadas pelos raios ultravioletas, ficam com a aparência esbranquiçada.

De acordo com os criadores, para apagar a folha, basta elevar a temperatura do papel para 115 graus Celsius por 10 minutos.. Eles acreditam que o novo material pode ter várias utilidades.

"As letras impressas permanecem legíveis com alta resolução por mais de 3 dias - tempo suficiente para aplicações práticas como ler jornais", afirmou o professor Yadong Yin em nota da universidade da Califórnia.


Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/cientistas-criam-novo-tipo-papel-feito-plastico-819400.shtml?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário