sábado, 20 de junho de 2015

Melão de São Caetano para sua saúde.

melao sao caetano fruto1

Melão de São Caetano, conhecido cientificamente como Momordica charanthia, é uma planta da família Cucurbitaceae e é originária do leste da Índia e sul da China. Em todo o Brasil, também vem a ser reconhecido por nomes populares como erva de São Caetano, fruto de cobra, erva das lavadeiras, Erva de São Vicente, pepino amargo, Bitter melon (inglês), Ku Gua (Chinês) e melãozinho.

É uma trepadeira de cheiro desagradável que possui flores amareladas ou esbranquiçadas, folhas palmatífidas e fruto dourado que abre-se em válvulas espinhosas, possuindo carnosidade mole em seu interior, que torna-se amarelo avermelhada quando madura.
O melão de são caetano pode ser facilmente encontrado em locais como pomares, hortas, cafezais, cercas, alambrados e terrenos baldios. Foi largamente utilizado pela medicina popular e pelas tribos do Amazonas. Principalmente pelas lavadeiras para clarear roupas e tirar manchas.
Principais indicações terapêuticas: Adstringente, afrodisíaca, aperitiva, estomáquica, anti-hemorroidário, antidiabética, antimicótica, antifebrífuga, antileucorréico, anti-reumática, antiflatulenta, anticatarral, antipirética, cicatrizante, colerética, depurativa do sangue, emenagoga, febrífuga, hipotensora, hipoglicêmica, laxante, purgativa, antitumoral e antiviral.
Parte utilizada: Frutos, hastes, folhas e sementes.
melao sao caetano flor
Contra-indicações/cuidados: gestantes, nutrizes e crianças; as sementes contém compostos tóxicos e teratogênicos, não devendo ser ingeridas em grandes quantidades, pois também é abortivo e inibidor da síntese proteica. Também é contra indicada para pessoas que querem ter filhos. Não administrar em diabéticos, pois tem efeitos hipoglicêmicos e portadores de diarreia crônica, pois aumenta o número de evacuações e provoca a diarreia pastosa. As sementes têm compostos tóxicos e não devem ser ingeridas em grandes quantidades. Causa alterações nos testes laboratoriais do sangue - glicosúria falso-negativo em exames que usem fitas oxididantes-reagentes e reagentes de Benedict; embora não tenha efeitos sobre as leveduras e fungos; seu uso prolongado pode prejudicar a flora bacteriana fisiológica levando ao crescimento de certas leveduras oportunistas, como a cândida.
Efeitos colaterais: causa queda drástica da taxa de glicose sanguínea (hipoglicemia) em poucas horas; pode ter ação teratogênica; in vitro, é um inibidor da síntese proteica; pode causar aborto.
Por: Eliza Harada

Fonte: http://www.oficinadeervas.com.br/informativo.php?id=227&t=melao-de-sao-caetano-para-sua-saude.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário