terça-feira, 10 de agosto de 2021

Aprenda a fazer esfoliante corporal de coco

 









Foto: Tijana Drndarski | Unsplash

A esfoliação é uma das etapas para manter a pele saudável e bonita. Além de remover células mortas, o esfoliante pode ajudar a nutrir e iluminar a pele. Melhor ainda quando podemos fazer isso sem gastar muito e usando ingredientes naturais, que normalmente temos em casa.

Esta receita de esfoliante de coco é um bom exemplo de cosmético natural. O coco ajuda a manter a umidade, fornece uma barreira protetora contra os radicais livres, acalma a irritação e vermelhidão e ainda nutre a pele com antioxidantes. Tudo isso sem gastar muito e sem usar produtos cheios de produtos químicos que podem agredir seu organismo e o meio ambiente.

Para esta receita você vai precisar de óleo de coco, sal ou açúcar. A escolha do sal, do açúcar refinado ou do açúcar mascavo para o seu esfoliante vai depender do grau de abrasividade que você deseja.

O sal é mais abrasivo e promove uma esfoliação mais intensa. Já o açúcar refinado tem os grânulos mais arredondados e garante uma esfoliação média. O açúcar mascavo é indicado para quem quer uma esfoliação mais suave.

O açúcar mascavo é melhor para áreas e peles mais sensíveis e o sal pode ser usado em áreas mais duras da pele, como a pele dos pés.  Este esfoliante é indicado para a pele do corpo.

Como fazer?

esfoliante natural de coco
Foto: Louis Hansel Restaurant Photographer | Unsplash

Você vai precisar de um recipiente higienizado para misturar o óleo de coco com os demais ingredientes. Para misturar, o ideal é usar uma batedeira ou mixer, mas também é possível fazer isso com um garfo.

A proporção entre os ingredientes deve ser de 1 medida de sal ou açúcar para 2 medidas de óleo de coco. Se for usar uma xícara de óleo de coco, use meia xícara de açúcar ou sal. O óleo de coco usado deve ser virgem, de preferência orgânico e a consistência deve estar macia, nem líquida e nem sólida.

Bata com o garfo ou com a batedeira por cerca de 10 minutos, até obter uma mistura homogênea.

Ao final, coloque a mistura em um pote higienizado, com uma tampa que permita o fechamento hermético.

Como o óleo de coco se torna líquido em temperaturas mais altas, o ideal é manter o esfoliante longe do calor, ou até mesmo na geladeira. Caso esquente e o óleo se separe do pó, misture novamente e coloque em geladeira.

O ideal é que a mistura seja usada em até um mês.

Como usar?

Aplique a mistura na pele molhada ou úmida. A água morna é indicada para abrir os poros e preparar a pele para receber a esfoliação. As áreas mais ásperas como cotovelos ou pés podem receber uma quantidade maior do creme e uma esfregação um pouco mais forte.

Faça movimentos circulares usando as mãos ou até mesmo uma bucha vegetal. Retire o esfoliante com água e enxague a pele. Aplique o seu hidratante para finalizar e manter a pele macia.

Importante lembrar que a esfoliação deve ser feita de preferência uma vez por semana, pois o excesso de abrasão pode prejudicar a pele.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/faca-voce-mesmo/aprenda-a-fazer-esfoliante-corporal-de-coco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário