segunda-feira, 24 de janeiro de 2011


Cientistas confirmam o empate entre 2010 e 2005 como os anos mais quentes já registrados

Pesquisadores da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) em conjunto com o Instituto Goddard da NASA afirmaram nesta quarta-feira (12) que 2010 teve uma temperatura média 0,62°C acima da média do século XX, empatando com 2005 como o ano mais quente desde que começaram os registros em 1880.

É o 34º ano consecutivo que ultrapassa a temperatura média do século. “Apesar das variações de ano para ano, isto demonstra que estamos vivendo um período de aquecimento do planeta”, explicou Jim Hurrell, do NOAA.

Além de ser um dos anos mais quentes da história, 2010 foi também o mais úmido, com a maior média global de precipitação já observada, afirma a Global Historical Climatology Network, que coleta dados de organizações meteorológicas de todo o mundo.

Os cientistas lembram que esses dados se referem a médias globais e que em algumas regiões as temperaturas e as chuvas podem até ter reduzido com relação a anos passados. O que explica porque apesar do hemisfério norte ter passado por um inverno bastante rigoroso ainda assim 2010 entrou pra história como o ano mais quente.

A esperança é que com esses novos dados seja mais fácil a adoção de políticas para lidar com as mudanças climáticas. “Negar as últimas evidências de aquecimento é o mesmo que ignorar um Raio-X que mostre um câncer de pulmão e seguir fumando”, afirmou  Daniel J. Weiss, do Centro de Progresso Americano.

Fonte: http://www.institutocarbonobrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário