terça-feira, 25 de janeiro de 2011


Europa eleva produção de energia limpa em 51%

A Europa fechou o ano de 2010 com o saldo positivo no quesito: energia eólica. Somente com a produção chamada offshore, em que as usinas são colocadas em alto mar, o potencial europeu aumentou e, 883 megawatts.

Ao analisar a evolução ocorrida no velho mundo, no ano passado o aumento chegou a 51% em relação a 2009. O motivo da evolução, segundo a Associação Europeia de Energia Eólica (EWEA, na sigla em inglês), foi a instalação de 308 novas turbinas, em nove parques eólicos em alto mar. Somente com essa produção o continente está lucrando 2,6 bilhões de euros com a eletricidade.
As plantas offshore europeias já contam com 1.136 turbinas e produzem eletricidade suficiente para satisfazer a demanda energética de 2,9 milhões de famílias, ou às cidades de Berlim e Bruxelas juntas.
O plano de crescimento não deve parar por aí, a Europa terá que investir 52 bilhões de euros até 2020 para que consiga cumprir as metas pré-estabelecidas para o desenvolvimento de energia limpa. As energias eólica e solar foram as escolhidas com as principais fontes limpas.
O compromisso europeu é de reduzir 80% de suas emissões de gases de efeito estufa até 2050, em relação ao que era emitido em 1990. Já neste ano deverão entrar em operação de mil a 1500 megawatts de energia renovável. Com informações da Folha e Globo Natureza.
fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário