terça-feira, 24 de maio de 2011

CVT de Icó participa de Evento sobre Metodologia para Análise do Clima, Hidrologia e demanda de Água nas Bacias do Jaguaribe e Piranhas – Açu



O CVT de Icó como membro do Comitê da Bacia do Alto Jaguaribe, cujo o representante é o Técnico João José Anselmo dos Santos, participou nos dias 05 e 06 de maio de 2011, em Fortaleza – Ce, do primeiro Workshop on Climate, Hydrology and Water Demand cujo foco foi a bacia do Jaguaribe e Piranhas -  Açu. O evento foi promovido pelo Banco Mundial e aconteceu nas Instalações da Funceme. O mesmo contou com a presença de pesquisadores dos Estados Unidos, Espanhas, Brasil, Suíça e Chile. No tocante as entidade que fizeram presente as seguintes entidades: ANA, COGERH, SEMARH, APAC, AESA, FUNCEME, UECE, DNOCS, CBJ, UFC, UFCG, UFPE, INPE, UnB, UFRGS, EESC, USP e Banco Mundial. Completando a lista dos participantes destaca os representantes do Comitê da Bacia do Jaguraribe – Ce (Alto, Médio e Baixo) e o Comitê da Bacia Piranhas – Açu. O objetivo do evento foi selecionar, de forma participativa, as metodologias e ferramentas mais apropriadas para analisar o clima, a hidrologia e a demanda de água nas Bacias do Jaguaribe e Piranhas – Açu. O assuntos abordados ao longo do evento foram:
- Clima e Hidrologia no Nordeste: Estado do Conhecimento cujos moderadores foram Carlos Galvão (UFCG) e Eduardo Martins (FUNCEME)
- Estado da arte da modelagem climática no mundo, até Maio do 2011, modelos, cenários, escalas e níveis de incerteza existentes – Alexandre Costa (INPE)
- Modelagem climática para a gestão dos recursos hídricos: Aspectos chave para consideração e melhores exemplos.  – Francisco de Assis de Souza Filho (UFC)
- Metodologia para a criação de cenários climáticos – Alexandre Costa (UECE), Dirceu Reis (UnB) e Eduardo Martins (FUNCEME)
- Metodologia para a simulação hidrológica e criação de cenários futuros de oferta hídrica  - Allan Jones (Texas AM), Walter Collischonn (UFRGS) e Venícius Barros (COGERH).
- A importância da representação adequada da demanda para a gestão dos recursos hídricos - Joaquim Gondim (ANA)
- Demanda de água no Nordeste - Estado do Conhecimento, Vantagens e Limitações – Mario Mendiondo (EESC/USP)
- Metodologia de modelagem da demanda – Carlos Galvão (UFCG) e Mario Mendiondo (EESC/USP)
- Manejo e interpretação das incertezas na representação da demanda em cenários futuros e no desenho de medidas de adaptação para a gestão da demanda sob cenários de mudança - Mario Mendiondo, Irene Pimentel e Danielle Bressiani (EESC/USP)
- Transposição do São Francisco- ANA, COGERH, APAC, SEMARH E AESA.
Fonte: www.centec.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário