sábado, 16 de julho de 2011

Economia Criativa - Sonho transforma garrafas PET em pássaros

Agrônomo cria técnica e ensina jovens a trabalhar com material reciclável em hortas comunitárias e no artesanato

João José Anselmo dos Santos coordena o CVT de Icó 
O agrônomo João José Anselmo dos Santos recebeu em sonho a visão de experimentar garrafas PET para fazer canteiros de hortaliças, um dos cursos que ministrou no Centro Vocacional Tecnológico de Icó, o primeiro implantado no Ceará. O que era para virar lixo, se não fosse salvo por alguma empresa de reciclagem de garrafas PET, ganha asas e voa na imaginação do artista.


A ideia evoluiu e seis anos depois, em outro sonho, foi transformada em pássaros que são também vasos de plantas. Em Icó ainda são vistos papagaios, chamados de “loros”, um símbolo do município. Desafiado a fazer um louro de garrafa PET, Anselmo disse que não sabia. Mas no sonho o projeto com as parte a serem cortadas se apresentou. Tudo foi anotado de manhã no caderno que não sai de perto da cama do artista. Cedo do dia, ele cortou as garrafas e nasceu o papagaio.

A coruja veio no mesmo parto do sonho para a realidade. Mais de 80 araras, tucanos, patos, gansos, beija-flor, papagaios e corujas foram produzidos por 20 agentes jovens que aprenderam a técnica em um curso para a Secretaria de Ação Social dado por Anselmo que transformou nos pássaros mais de 1.200 garrafas PET. A oficina resultou na decoração do Forricó, a maior festa do município, em junho, com o apelo do charme ambiental.

Os pássaros já visitaram Fortaleza em 2009 no Encontro Intercontinental Sobre a Natureza (O2), no qual Anselmo fez uma apresentação do processo de criação e reutilização das garrafas PET. Com outros materiais de plástico ele confeciona brinquedos, helicóptero e caminhão. Do tubo de shampoo fez um carrinho.  O sonho atual do artista, que também é coordenador do CVT de Icó e professor do curso de Administração da Faculdade Vale do Salgado (FVS), é levar o projeto para escolas para estimular a consciência ambiental e a criatividade dos alunos com as hortas e pássaros de garrafas PET.

Fundador do grupo ecológico Amigos da Natureza de Icó, com mestrado em irrigação e drenagem, Anselmo dos Santos organiza trilhas nas serras do município. Os caminhantes visitam jazidas de pedras semi-preciosas, vegetação que acreditam ser resquício da Mata Atlântica, vestígios de pintura rupestre e de civilizações remotas.

Fundador da Associação dos Apicultores de Icó (AAPI) e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, o agrônomo comemora a produção de mel de 26 produtores do município de 404 quilos cada um. O CVT armazena quase 2 toneladas do produto que será vendido em sachê para agregar valor à produção. A máquina de fazer sachê já foi comprada.

Secretaria e Petrobras vão lançar edital de apoio a microempreendedores culturais

Os objetos de arte criados por Anselmo dos Santos são arte para mostrar no Brasil e no mundo, avalia Teresa Cristina Oliveira, chefe de Gabinete da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, após ser apresentada ao trabalho com garrafas PET. Criada na gestão da presidente Dilma Rousseff, segundo ela, a Secretaria vem com um olhar sobre viés da inclusão produtiva, sustentabilidade e diversidade cultural, três eixos estruturantes.

Em parceria com a Petrobras, o Ministério da Cultura vai lançar um edital para premiar microempreendedores na área da economia criativa. Com base nos projetos selecionados, será elaborado um mapeamento das diversas expressões culturais, informou Teresa Cristina Oliveira. Uma das duas linhas de atuação da Secretaria é a microeconomia, o apoio aos empreendedores para capacitá-los na competência criativa, alinhavar parcerias, criar incubadoras e birôs de serviços. “Este é um conhecimento novo, do qual poucas instituições se apropriaram”, comenta.

Outra vertente da política é a da macroeconomia, com a identificação de territórios criativos, pesquisa de Arranjos Produtivos Locais (APL), levantamento de dados sobre circulação de mercadorias e serviços. A Secretaria dará foco às ações de capacitação para a formação de profissionais que sejam sensíveis às suas identidades culturais e capazes de projetá-las, informa a gestora do Ministério da Cultura.

Segundo Teresa Cristina, os artistas podem sobreviver de sua arte. “Mas muitas vezes as pessoas se apropriam da produção que é resultado de um processo criativo e simplesmente anulam o valor agregado, inclusive o valor de produto agregado, que tem valor simbólico. Uma obra de arte é muito mais que o custo da tela e a tinta, mas é valorada pelo trabalho do artista”, argumenta.

Teresa Cristina defende a importância de capacitar profissionais para atuar no entorno das atividades culturais, que sejam capazes de gerenciar uma empresa, e como exemplo cita a formação de carpinteiro para cenários de teatro e a de iluminador de cena. A gestora cultural destaca os jovens produtores do ambiente digital que criam para um mundo cada vez mais multimídia e multi-linguagem que estão se profissionalizando.

No campo da economia criativa, a gestora observa que alguns setores estão mais estruturados como os segmentos da moda, arquitetura, design, jogos eletrônicos e toda criação que se faz em ambiente digital. Para ela, o Porto Digital de Recife é um exemplo na área ao criar jogos para celular e inovar na forma de divulgação da arte com novas interfaces. A Secretaria, segundo ela, tem uma perspectiva de trabalhar em parceria com universidades, Institutos Federais de Educação e, no Ceará, prospecta uma ação com o Instituto Centec.

Um comentário:

  1. Parabéns Prof. Anselmo.
    Estou divulgando em meu blog SOSRiosBr o seu apelo pelo RIO SALGADO, o trabalho trabalho que realizam de aproveitamento das garrafas PETs que se transformam em pássaros e o link do seu excelente Blog.
    Continue nessa luta por nossos cursos d' água e o SOSRiosBr fica ao inteiro dispor para suas divulgações sobre o Rio Salgado e outros, para o Brasil

    Prof. Jarmuth Andrade

    ResponderExcluir