quarta-feira, 7 de setembro de 2011

11% das empresas que tomam créditos bancários são inadimplentes ambientais
polui��o

O financiamento deveria ser recusado pelas instituições/Foto: Stock.xchng

O levantamento da Serasa Experian afirmou que, 11% das empresas que tomam crédito são “inadimplentes ambientais”, conforme resoluções do CONAMA e da lei 10.167 de 27/12/2000.

Uma em cada dez empresas brasileiras que tomam crédito junto ao sistema bancário apresenta algum tipo de irregularidade socioambiental. O financiamento deveria ser recusado pelas instituições, como previsto por lei.
De acordo com o estudo, das 15 mil pessoas jurídicas, ativas em crédito junto a quatro instituições bancárias do país, 53% são classificadas como causadoras de impactos ambientais.
Segundo Ricardo Loureiro, da Serasa Experian e Experian América Latina, a conformidade dos clientes com a legislação é premissa básica para a concessão de crédito. “Ao incorporar à área de análise de crédito exigências da legislação ambiental, está se condicionando que o dinheiro que financia a produção e o consumo fique atrelado à moralidade e à legalidade”, frisou.
Tipos de irregularidade
A maior parte das irregularidades, com 95%, diz respeito ao licenciamento ambiental (licença inexistente, expirada, negada) ou ao não cumprimento de ajustes de conduta determinados pelos órgãos competentes para a regularidade. Operação da atividade produtiva em áreas embargadas apresentou 4,9% e ocorrências com a utilização de trabalho escravo (0,1%).
Com informações do Exame.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário