quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Fundação BB credencia instituições para reaplicação de tecnologias sociais no Semiárido

Serão reaplicadas 12 mil cisternas calçadão e enxurrada Foto: Waleska Santiago / Agência Diário
Serão reaplicadas 12 mil cisternas calçadão e enxurrada Foto: Waleska Santiago / Agência Diário

Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) lançou, nesta segunda-feira (14), edital para credenciamento de entidades para a reaplicação da tecnologia social “Água de Produção para captação, armazenamento e manejo hídrico”, visando à ampliação do acesso à água e da atividade produtiva em propriedades rurais no Semiárido brasileiro.
As ações vão beneficiar municípios do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais, com a reaplicação de 6 mil cisternas calçadão e 6 milcisternas enxurrada.

Além disso, a ação será estendidas à estratégia de armazenamento de alimentos e sementes crioulas (variedades locais), de estoque de forragem para os animais, com aproveitamento de pastagens e plantas nativas em silos e fenos, e, ainda, de ampliação de infraestruturas produtivas e de melhoria nos processos de beneficiamento e comercialização.
As cisternas calçadão e enxurrada são destinadas à produção de alimentos, à criação de animais e à irrigação para o cultivo de frutas e hortaliças. Elas têm capacidade de armazenar até 52 mil litros de água.
A ideia é potencializar atividades produtivas já existentes em propriedades rurais, amenizando os efeitos da seca, fenômeno natural constante no Semiárido. E, ainda, garantir a segurança alimentar e a manutenção da saúde das famílias dessas regiões
A parceria da Fundação BB e do BNDES Fundo Social foi formalizada por meio de Contrato de Concessão de Colaboração Financeira Não-Reembolsável, para a reaplicação de 12 mil unidades da tecnologia social de Água de Produção e para captação, armazenamento e manejo hídrico.
O edital está disponível aqui e as propostas devem ser apresentadas em envelope lacrado, na sede da Fundação BB. Dúvidas podem ser sanadas por meio de envio de e-mail para a Comissão de Credenciamento, no endereço eletrônico credenciamento@fbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário