quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Na euforia do Plano Nacional de Agroecologia, produtores realizam a Caravana Agroecológica e Cultural da Chapada do Apodi

O agricultor Zito dos Milagres receberá uma das visitas Foto: Divulgação / Jackson Angell
O agricultor Zito dos Milagres receberá uma das visitas Foto: Divulgação / Jackson Angell

O governo federal lançou, no último dia 17, o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Brasil Agroecológico, com a meta de atender a 75 mil famílias, por meio de assistência técnica voltada à produção orgânica, e apoiar 50 mil agricultores para que consigam a certificação de produtores orgânicos.
Ele envolve dez ministérios e tem como objetivo articular as políticas e ações de incentivo ao cultivo de alimentos orgânicos com base agroecológica. Segundo o governo, inicialmente, serão investidos R$ 8,8 bilhões em três anos. A maior parte dos recursos, R$ 7 bilhões, será doPrograma Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Plano Agrícola e Pecuário.

Ainda em meio à euforia de ver esse plano sair do papel, após mais de um ano de discussões, estão acontecendo, em todo o País, uma série de visitas a territórios ricos em experiências de agroecologia. Aqui, a Caravana Agroecológica e Cultural da Chapada do Apodi começa hoje e vai até o sábado, reunindo aproximadamente 200 pessoas, entre representantes de comunidades tradicionais, agricultores, pesquisadores e lideranças dos movimentos sociais do campo, organizações e redes da sociedade civil do Nordeste e de outras regiões do Brasil.
Intercambio de experiências
O objetivo é promover o intercâmbio de experiências da agricultura familiar de base agroecológica , fortalecer as redes locais de agroecologia e a resistência da Chapada do Apodi, que abrange os Estados do Rio Grande do Norte e Ceará, uma preparação para o III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), previsto para o primeiro semestre de 2014, em Juazeiro (BA).
Após a abertura, em Mossoró, os participantes da Caravana seguirão em rotas percorrendo diversos municípios do Estado do Rio Grande do Norte e do Ceará, dentre os quais estão: Açu (RN); Olho d’Água do Borges e Campo Grande (RN); Tibau , Grossos, Mossoró (RN), com a experiência da Rede Xique-Xique, e Limoeiro do Norte (CE); para conhecer experiências de agricultura irrigada, bioágua, economia solidária e o perímetro irrigado Jaguaribe-Apodi, passando também pelos assentamentos rurais para conhecer o desenvolvimento agroecológico da região de Apodi (RN).
No último dia de encontro, será realizado um ato público para denunciar o modelo do projeto de Perímetro Irrigado de Santa Cruz do Apodi, proposto pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). Segundo os trabalhadores rurais, a obra pretende desapropriar mais de 13 mil hectares de terras da Chapada do Apodi em benefício do agronegócio, afetando mais de 800 famílias que vivem e produzem de forma agroecológica, ameaçando a autonomia da agricultura camponesa no território.
“Para nós, essa caravana vem contribuir muito para troca de conhecimentos sobre a agricultura familiar e também dar força para nossas lutas, pelas nossas terras e pelo direito de viver e plantar nelas”, diz Francisca Antônia de Lima, agricultora do P.A Laje do Meio, um dos locais que será visitado.
Sobre os preparatórios para a Caravana, Agnaldo Fernandes, secretário do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi, diz: “estamos construindo de forma coletiva e com muito cuidado para que a gente possa ter um encontro de trocas de conhecimento que venha a favorecer a agroecologia em nossa região”.
A Caravana é uma realização da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)Articulação Semiárido Brasileiro (ASA)Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de ApodiComissão Pastoral da Terra (CPT)Marcha Mundial das Mulheres (MMM),Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre outras redes e organizações do Ceará e Rio Grande do Norte.
Programação
23/10
Abertura em Mossoró
19h – “Terra” – Cia Escarcéu de Teatro
19h30 – Mesa de Abertura no Centro de Treinamento Seminário Santa Teresinha
Noite Cultural
24/10 – Rotas 1
7h
Rota Padre Pedro Neefs: Mossoró – Ipanguaçu
Rota Ronaldo Valença: Mossoró – Olho d’água dos Borges – Campo Grande
Rota Romana Barros Mossoró – Tibau – Grossos – Mossoró (Rede Xique-Xique)
Rota Zé Maria do Tomé: Mossoró – Limoeiro do Norte – Baixo Jaguaribe
19h – Noite Cultural
25/10 – Rotas 2
7h
Rota Padre Pedro Neefs: Apodi – Carpina – Baixa Fechada – Barragem de Santa Cruz
Rota Ronaldo Valença: Apodi – PA Milagres – PA Lage do Meio
Rota Romana Barros: Apodi – PA Moacir Lucena – Agrovila Palmares – Lajedo de Soledade.
Rota Zé Maria do Tomé: Limoeiro do Norte – Caatingueirinha – Oziel Alves
Rota Margarida Alves: Apodi – P.A Sítio do Góis – PA Tabuleiro Grande
16h – Encontro das Rotas no Acampamento Edivan Pinto (Apodi)
19h – Feira Agroecológica e Cultural
26/10
8h – Ato de solidariedade à Chapada do Apodi
Avaliação da Caravana e Mística de encerramento– Auditório do STTR
Outras Informações:
Blog da caravana: www.caravanaagroecologicaapodi.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário