domingo, 15 de janeiro de 2017

Cientista norte-americano cria tecido que gera e armazena energia solar

Cientista norte-americano cria tecido que gera e armazena energia solar
O material desenvolvido pelos cientistas é um filamento de cobre extremamente fino, leve e flexível. | Foto: Divulgação

Você já imaginou como seria prático ter uma roupa que gera energia e permite que você recarregue seu celular onde quer que esteja, apenas mantendo-o no bolso? Se depender do professor Jayan Thomas, da Universidade do Centro da Flórida (UCF), isso está perto de acontecer.

Thomas e sua equipe no Centro Tecnológico de Nanociência da UCF desenvolveram uma fibra têxtil que transforma a energia do sol em eletricidade. Mais do que isso, o sistema criado por eles, usa os próprios fios para armazenar a eletricidade, descartando a necessidade de baterias.
O material desenvolvido pelos cientistas é um filamento de cobre extremamente fino, leve e flexível. De um lado, as fitas possuem uma célula solar e do outro elas são equipadas com camadas de armazenamento de energia.
Os testes realizados pela equipe, que utilizou um tear tradicional nas experiências, mostram que os filamentos poderiam ser atados da mesma forma que outros tecidos. Isso permitiria a fabricação direta de roupas que geram e armazenam a energia para o abastecimento individual.
Divulgação
Foto: Divulgação
Em declaração oficial, Thomas explicou que esta seria uma solução interessante para a fabricação de uniformes militares. “Alguns soldados carregam mais de 13 quilos de baterias em seus corpos. Uma roupa como esta pode colher e armazenar a energia ao mesmo tempo, desde que exista luz solar disponível.”
O cientista ainda comenta que a novidade pode ser útil para os mais diversos fins e para qualquer tipo de atividade.
Clique aqui para mais informações.
Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/cientista-norte-americano-cria-tecido-que-gera-e-armazena-energia-solar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário