quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Um mundo 100% reciclável

hands-952510_960_720
Imagine um mundo em que não exista lixo, onde tudo é reaproveitado para fazer novos bens de consumo, criando um sistema produtivo circular. Esse é o conceito “Cradle to Cradle, em português “Do berço ao Berço”. Um dos responsáveis por essa ideia revolucionária abriu ontem o Green Nation Fest, no Museu do Amanhã do Rio de Janeiro. O professor alemão Michael Braungart apresentou o painel “Cradle to Cradle, desenhando para 10 bilhões de pessoas”, para explicar esse novo paradgima para a indústria mundial.

Segundo Braungart, o modelo de produção que impera no nosso planeta, desde a revolução industrial, está baseado em EXTRAIR – FABRICAR – DESCARTAR. Nosso conceito atual de sustentabilidade é sinônimo de minimizar o impacto negativo, sem que isso seja suficiente. Ressaltou Braungart: “ser menos ruim, não é ser bom”. Ele defende que é necessário pensar todo o modo como os produtos são desenhados e mudar o conceito “Cradle to Grave” (“Do berço à cova”) para o conceito “Cradle to Cradle”, onde tudo é reaproveitável. Segundo o professor, reduzir os danos ao meio ambiente não resolve. Isso significa cometer o erro de uma maneira controlada.

O professor mostrou que o “Cradle to Cradle” é a saída, pois se trata de um modelo de produção que funciona exatamente como o ciclo da natureza, no qual o lixo significa nutriente, onde o fim de um ciclo significa o início de outro.

Michael chamou atenção para a quantidade de químicos existentes nos produtos que consumimos, para a péssima qualidade do ar que respiramos, para a quantidade de plástico existente nos oceanos, e ressaltou a importancia de se mudar tudo. Ele defende, por exemplo,  a construção de prédios que atuem como árvores (com grandes paredes e telhados verdes), limpando o ar …


Braungart é co-autor do livro Cradle to Cradle, criar e reciclar ilimitadamente“, assinado também pelo arquiteto William McDonough. Braungart é o fundador da Agência de Encorajemento à Proteção Ambiental, em Hamburgo, e está à frente do Cradle to Cradle Products Innovation Institute, uma organização não governamental que assessora empresas a realizarem uma nova revolução industrial – e que já conferiu seu selo a mais de 3.000 produtos.
Para saber mais:
www.braugart.com
www.c2ccertified.org
www.c2c-centre.com
www.mcdonough.com
fonte: http://mudatudo.com.br/vida-sustentavel/jovens-descobrem-bacteria-que-destroi-plastico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário