terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Manual ensina a fazer hortas verticais com sistema próprio de irrigação

Manual ensina a fazer hortas verticais com sistema próprio de irrigação
Foto: iStock by Getty Images

As hortas verticais são ideais para serem instaladas em pequenos espaços. Elas podem ser facilmente acopladas em sacadas, corredores e qualquer área que receba luminosidade natural. No manual criado por um grupo de estudantes de design durante o Encontro Internacional de Design para o Desenvolvimento Social, é possível ter os detalhes para a construção de dois modelos de hortas verticais com sistema próprio de irrigação.

As duas ideias apresentadas na publicação foram planejadas para serem acessíveis a qualquer pessoa. Por isso, os materiais usados são, em sua maioria, reaproveitados ou de baixo custo. O sistema prova que o plantio de ervas, temperos, verduras e legumes não é caro e pode trazer benefícios à saúde e também ao bolso.
O primeiro modelo ensinado é a “Horta Serpente”. Nela, as garrafas estão na horizontal, mas dispostas em forma vertical na parede, ligadas por uma pequena mangueira. A primeira garrafa da sequência não abrigará o plantio, mas, sim, água. Este é o reservatório que abastecerá toda a horta.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Já a “Horta Cisne” tem as garrafas cortadas ao meio, em posição vertical. Elas devem ser fixadas em uma tábua de madeira, dando origem ao que os criadores chamam de: tábua de vasos. Neste caso, também será usada uma garrafa especial para o reservatório de água.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
A diferença é que no primeiro caso, a mangueira passa por dentro da garrafa, em contato direto com a terra. No segundo, é usado um sistema de gotejamento. Então, a mangueira com pequenos furos é fixada na tábua sobre os vasos, liberando pingos de água ao longo do dia.
O manual também dá dicas sobre compostagem e outros cuidados básicos para manter uma horta sempre saudável e bonita.
Clique aqui para acessar o material completo.
FONTE: http://ciclovivo.com.br/noticia/manual-ensina-a-fazer-hortas-verticais-com-sistema-automatico-de-irrigacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário